Entre muitas curiosidades, Ikumi Nakamura fala da possibilidade de trabalhar com o presidente da FromSoftware
Ainda em sua palestra durante a Brasil Game Show 2024, Ikumi Nakamura, CEO do estúdio independente Unseen, compartilhou diversas informações pessoais e falou de experiências passadas com Hideki Kamiya e Shinji Mikami, por exemplo.
Para começar, Nakamura-san se assumiu como uma grande fã de Kamiya e Mikami, mas disse que trabalhar para eles é uma experiência completamente diferente — sem entrar em detalhes sobre isso.
Entretanto, a CEO do Unseen compartilhou que ao trabalhar como criadora, é muito comum que o trabalho saia apenas 50% como o diretor idealizou, explicando que ocorrem muitas mudanças no processo criativo e de desenvolvimento ao longo do projeto — e como diretora, hoje em dia ela tem uma noção melhor disso.
Quando perguntada sobre o que esteve jogando ou assistindo recentemente, Nakamura-san citou Black Myth: Wukong e disse que ficou impressionada com a arte e a história do jogo. Em relação a outras mídias, ela afirmou que gosta muito de Neon Genesis Evangelion e que assistiu Dungeon Meshi no avião, enquanto vinha para o Brasil.
Em outra pergunta feita pelo público, a CEO do Unseen exaltou que seu melhor e mais divertido trabalho foi em Ōkami, e o mais estressante foi The Evil Within. De acordo com ela, até mesmo seu cotidiano começou a ser afetado pelos aspectos grotescos do game.
Além disso, Nakamura-san não quer ser rotulada como uma “mulher dona de um estúdio”, ela quer ser vista como um ser humano que tem um estúdio. Ainda que seja uma das poucas lideranças femininas de estúdios de jogos ao redor do mundo, a CEO do Unseen afirma que não gosta dos holofotes que recebe por conta de seu gênero.
Por último, mas não menos importante, Nakamura-san nos deixa com uma esperança no peito ao revelar que teve uma conversa com o aclamado diretor Hidetaka Miyazaki em um almoço, e eles chegaram a discutir a possibilidade de fazer um trabalho juntos. Consegue imaginar o que pode surgir dessas duas mentes? Eu sim, e já quero pra ontem.
Informações curiosas sobre o Unseen — e como trabalhar no estúdio
Um fato fofo (e curioso) compartilhado por Nakamura-san sobre o Unseen tem a ver com a sua filha. Ela contou que visitou vários estúdios, como o Santa Monica Studio, por exemplo; e viu que as empresas ocidentais possuíam muitos espaços acolchoados e áreas voltadas para crianças. Por conta disso, acabou implementando isso em seu próprio estúdio.
Ela também revelou que está sendo muito gratificante trabalhar com pessoas de todo o mundo. De acordo com Nakamura-san, ela prefere ter várias pessoas especializadas em muitas coisas do que apenas um especialista para cada coisa; e prefere ter uma equipe pequena e desenvolver sua própria IP ao invés de depender de publishers.
Quando questionada se é possível fazer um jogo AAA sem causar burnout em sua equipe, Nakamura-san reconheceu que a questão é difícil, e que existem processos bem diferentes. Ela explicou que tem um jeito próprio de fazer as coisas, por exemplo, então prefere projetos menores. Mas refletiu que, não importa o quanto as pessoas gostem de seu próprio jogo; se não vender, não vai pra frente — e isso é muito difícil para ela como artista.
E por último, mas não menos importante: o que uma pessoa precisa para trabalhar no Unseen? Primeiro e importante é ter o visto japonês, segundo Nakamura-san. Em segundo, ela ressalta como acha importante que as pessoas tenham altas qualificações, no sentido de um grande número de habilidades, além de ter a mente aberta.
* Agradecimentos à Kushina-sensei pela tradução durante a palestra.
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