Durante a BGS 2024 (Brasil Game Show), a reportagem da Game Arena* visitou o estande da Arc System Works, desenvolvedora japonesa famosa por fazer jogos de luta como a franquia de Guilty Gear e Blazblue, e entrevistou o CEO (Chief Executive Officer) da empresa sobre o sucesso dos games em solo brasileiro e inclusão do país no Battle Coliseum 2024, campeonato de fighting games.
Minoru Kidooka fundou a Arc System em 1988, na cidade de Yokohama, no Japão, e desde então ganhou o coração dos fãs de jogos de luta, ainda na época dos famigerados arcades; que vieram a estourar no Brasil durante as décadas de 80 e 90.
De lá para cá, os esports se modernizaram com o passar dos anos e foram criando cada vez mais força no país, deixando os clássicos ‘campeonatinhos’ de lojas de videogames e começando a vislumbrar arenas com milhares de players apaixonados.
Arc System Works e o Brasil: uma história antiga
Mas… afinal, como a Arc System entendeu que os tupiniquins realmente poderiam ser tão engajados na cartela de jogos da empresa? De acordo com o executivo, é necessário voltar no tempo e entender a história dos fighting games no país para explicar o tema.
“Nós, como a Arc System Works, como uma empresa menor, não conseguimos fazer isso no Brasil como outras empresas puderam o fazer. Mas agora, finalmente, estamos em uma posição em que podemos alcançar o Brasil; estamos muito animados em poder conseguir fazer isso”, revela.
Investimento em esports no Brasil
Kidooka explicou que a presença na BGS 2024 é um dos primeiros passos que a empresa está dando para conhecer melhor o público brasileiro e criar mais afinidade com os jogadores. Trabalhar desta forma com os tupiniquins é essencial para ter uma base de players cada vez mais próxima, que é, essencialmente, algo que já existe na cultura da empresa.
De acordo com o profissional, a ideia é ouvir os jogadores para poder levar novidades para a equipe de desenvolvimento, entender o que precisa ser feito e saber qual é o próximo passo para engajar cada vez mais a cena de fighting games no país. Inclusive, nesta quarta-feira (09), a Arc System Works divulgou que Guilty Gear Strive — último game da franquia lançado — contará com atualização de idioma para português do Brasil em 2025.
Guilty Gear e mais títulos no cenário BR
Conhecendo o Brasil pela primeira vez, Kidooka explicou o que motivou a escolha de trazer o AWT (Arc World Tour) — circuito de torneios de games da desenvolvedora — para São Paulo, no Battle Coliseum 2024, o maior major da América Latina de fighting games com diversas modalidades do gênero. Aparentemente, já era um desejo antigo do CEO trazer os títulos — como Guilty Gear e Granblue Fantasy Versus Rising — para o público brasileiro disputar em torneios, visto que, os fãs possuem um carinho especial por competições.
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Popularidade no Brasil
Segundo o profissional, ainda existe muito trabalho a ser feito para consolidar o Guilty Gear como uma modalidade de esports em solo brasileiro. O executivo comparou campeonatos de gigantes do mercado de games, tais como a Capcom, que é responsável por fazer jogos como Marvel vs Capcom e SNK vs Capcom, que fizeram e fazem sucesso no país.
*Matéria de Siouxsie Rigueiras com apoio de Jéssica Pinheiro.
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