Nikoderiko é um herdeiro de qualidade dos trabalhos da Rare e da Naughty Dog
O passado sempre é nosso melhor professor, e o estúdio VEA Games usou todo o conhecimento acumulado com grandes jogos do gênero de plataforma para criar um herdeiro que busca seu lugar ao sol: Nikoderiko The Magical World. Agora, depois de cerca de 10 horas no controle de Niko e Luna, chegou o momento de trazer o meu veredito sobre o game.
Como um filho de Crash e Donkey Kong
Não há uma forma melhor de descrever Nikoderiko The Magical World. O jogo é simplesmente uma versão híbrida de elementos encontrados em Crash Bandicoot e Donkey Kong, pegando aquilo que de melhor os estúdios Naughty Dog e Rare faziam nos áureos tempos dos consoles da minha infância.
E o trabalho do VEA Games é realmente capaz de deixar um sorrisão no rosto de todo fã de games que cresceu no controle do marsupial do PlayStation (agora de Xbox) e do gorila da Nintendo. As mecânicas usadas para o gameplay de Nikoderiko parecem ter saído de uma continuação direta dos jogos que ajudaram a estabelecer o gênero de plataforma.
Misturando técnicas de pulo, saltos nas paredes, um planador e um carrinho para atacar os inimigos, Nikoderiko constrói a base de seu gameplay de maneira muito sólida e divertida, tornando não só o combate, mas também a exploração dos cenários, em uma experiência prazerosa.
Os jogadores podem esperar destruir caixotes, coletar as letras N-I-K–O (assim como faziam com as letras K-O-N–G em Donkey Kong) e ainda usarem montarias de outros animais com poderes e habilidades especiais que ajudam os protagonistas nas fases.
E assim como seus antecessores que tanto o inspiraram, Nikoderiko esconde (nem sempre tão bem escondido assim, mas tudo bem), muitas surpresas e trechos secretos nos cenários que exploramos com Niko e Luna, que, inclusive, pode ser feito de maneira cooperativa.
O modo cooperativo de Nikoderiko é bem interessante, e resgata um sentimento perdido de gameplay “no mesmo sofá“. A qualquer momento, antes ou durante as fases, os jogadores podem chamar um segundo integrante para a aventura.
Isso cria uma experiência muito divertida, com ambos os personagens explorando livremente os cenários (mesmo quando precisam se manter próximos um do outro) e encarando todos os desafios que um determinado nível tem a oferecer.
Lindo e com uma técnica de transição de perspectiva excelente
E por falar em exploração, determinados ambientes das fases fazem uso de uma técnica muito boa criada pelo VEA Games para transicionar a perspectiva do 2.5D para o 3D sem parecer fazer esforço ou pesar na performance do game.
Os personagens simplesmente chegam a um ponto em que passam a poder usar caminhos para cima e para baixo, além do tradicional “sidescrolling” dos jogos de plataforma. Gostei demais desse aspecto, que ajudou a criar ainda mais diversidade para os cenários de Nikoderiko.
Cenários estes que são um espetáculo visual, com gráficos muito bonitos, coloridos e detalhados. Os ambientes variam bastante de fase para fase, sempre com muito esmero por parte do estúdio em termos de iluminação.
No PlayStation 5, onde analisei Nikoderiko, o game apresenta opções de priorizar gráfico ou desempenho, mas, sinceramente, não senti muita diferença entre os dois modos, com o game se mantendo sempre fluido e bonito.
Trilha sonora feita por uma lenda da indústria
E Nikoderiko não tem apenas jogos como inspiração, mas ainda traz, de maneira direta, o trabalho de uma lenda das trilhas sonoras de games: David Wise, que arranjou simplesmente todas as músicas deste novo projeto.
Para quem não está ligando o nome à pessoa, Wise trabalhou na Rare entre 1984 e 2009, contribuindo para dezenas de games memoráveis, e ganhando o auge de sua reputação em vários jogos da franquia Donkey Kong.
Conclusão e nota de Nikoderiko The Magical World
Um herdeiro de verdade para os clássicos da Rare e da Naughty Dog, Nikoderiko The Magical World consegue se estabelecer como um novo integrante especial da turma de jogos de plataforma.
Nikoderiko The Magical World foi jogado no PlayStation 5 com uma cópia antecipada cedida pela Knights Peak. O jogo tem lançamento previsto para 15 de outubro, também para Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
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