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Cyberpunk 2077: diretor de quests diz que CD Projekt Red testou IA generativa, mas ainda falta muito para chegar próximo de NPCs feitos por humanos

Pawel Sasko, diretor de missões de Cyberpunk 2077, diz que o abismo de qualidade entre ambos ainda é enorme.

Igor Pontes •
31/03/2024 às 14h00, atualizado há 4 meses

Diretor de missões de Cyberpunk 2077 admite testes com IA, mas acredita que falta muito para a qualidade se equiparar

Em uma conversa com o site Aftermath, o diretor de missões de Cyberpunk 2077, Pawel Sasko, revelou que a CD Projekt Red fez algumas pesquisas e desenvolvimento sobre IA. No entanto, o diretor não está convencido de que NPCs gerados por IA chegarão ao mesmo patamar que personagens escritos por humanos.

“Eu definitivamente consigo ver as formas como isso poderia ser usado para aumentar a reatividade”, disse Sasko. “Mas quando se trata de escrita e dublagem, há um caminho gigantesco e realmente longo a percorrer. Vi muito nos bastidores. Existe uma lacuna visível entre o conteúdo criado — o conteúdo exclusivo que escritores, designers de missão e designers de cinema criam com suas próprias mãos — e algo que a inteligência artificial pode fornecer”, finalizou o diretor de missões de Cyberpunk 2077.

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Sasko não especificou quais foram os testes que a CD Projekt fez com IA, mas comentou que em comparação com o trabalho feito na expansão de Cyberpunk 2077, Phantom Liberty, “que a diferença em qualidade, especificamente, é enorme. É como um cânion”. Recentemente, a Ubisoft revelou uma nova tecnologia que, segundo a empresa, permitiria criar NPCs mais reais.

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Vale destacar que Sasko não está sozinho na ideia de que a inteligência artificial não será capaz de se equiparar com o trabalho humano. Recentemente, o diretor de Baldur’s Gate 3, Swen Vincke, também comentou sobre o uso de IA no desenvolvimento dos jogos.

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“Estamos contratando escritores, então não estamos deixando o ChatGPT escrever os diálogos deles. No entanto, quero dizer que vejo uma utilidade para a IA generativa… Não compro a ideia de NPCs completos sendo gerados… Compro mais a ideia de que haverá algo que será elaborado, e então você terá uma IA que se conecta a ele para aprimorá-lo. E isso deve ser feito de tal forma que seja invisível, para que você não saiba que está sendo modificado.”

Vincke ainda foi mais enfático, explicando que para resolver os problemas de desenvolvimento da indústria, é mais fácil contratar mais funcionários do que utilizar a inteligência artificial para reduzir custos.

Com informações de: PC Gamer


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