Colunas

Bottom 5: os maiores fracassos da Nintendo

5 vezes em que a Nintendo capotou feio. Atualmente, a Nintendo vive um dos melhores momentos de sua história. O...

Bottom 5

5 vezes em que a Nintendo capotou feio.

Atualmente, a Nintendo vive um dos melhores momentos de sua história. O estrondoso sucesso do Nintendo Switch, a abertura de um parque temático e os recordes de bilheteria que o novo filme do Mario vem quebrando são provas disso.

Mas o caminho para chegar até aqui não foi livre de tropeços. Aliás, tropeço é pouco para descrever alguns fiascos gigantescos que a empresa já protagonizou nas últimas décadas. 

Leia mais

Montei aqui uma lista com meu Bottom 5 dos maiores fracassos da Nintendo. Talvez sirva de motivacional te fazendo lembrar que o caminho até o sucesso definitivamente não é uma linha reta.

5 – Wii U

Wii U podia usar dois GamePads, mas faria diferença? - Meio Bit  Dá pra dizer que o pobre do Wii U nasceu espremido em um sanduíche cruel. Ele é sucessor e antecessor de dois dos maiores fenômenos de popularidade da Nintendo (Wii e Switch, respectivamente. Dá pra dizer também que ele é um meio termo entre os dois. Ele reaproveitava a marca e os acessórios do Wii, ao mesmo tempo em que flertava com a ideia de um console híbrido que fosse também um portátil. 

O conceito todo ficou confuso as vendas foram muito abaixo do esperado – cerca de 14 milhões no mundo todo até hoje. Mas a biblioteca do console contou com vários jogos excelentes e, felizmente, quase todos foram relançados no Nintendo Switch.

4 – Adaptações licenciadas

The Legend of Zelda CARTOON REDUB - Episode 1 - YouTube

Hoje a Nintendo está no topo do mundo com um filme do Mario nos cinemas, produzido em parceria com a Illumination. Mas não foi a primeira tentativa da empresa de emplacar adaptações de seus jogos com estúdios ocidentais.

No final dos anos 80 tem tivemos uma animação para TV de The Legend of Zelda que foi absolutamente pavorosa. A série foi cancelada sem chegar sequer em 15 episódios. Mas o maior fiasco certamente foi o infame filme do Mario de 1993. Fracasso de crítica e público, é tão bizarro que chega a ser magnético, como aqueles vídeos de profissionais espremendo cravos em alta resolução.

3 – Wii Music

Wii Music's Licensed Songs | WIRED

O Wii vendeu sua ideia de controles de movimento com Wii Sports, jogo de lançamento do console. Fez muito sucesso também com Wii Fit, que vinha com uma balança da Nintendo para acompanhar atividades físicas. Lançar Wii Coisas parecia uma fonte inesgotável de dinheiro.

A Nintendo se deixou levar pela emoção e viu essa fonte secar com Wii Música, um suposto simulador de instrumentos musicais com controle de movimento. A revelação do jogo, na E3 2008, foi um dos momentos mais embaraços da empresa em cima de um palco.

Não fique apenas com a minha palavra, confira comigo este lindo momento:

2 – PlayStation

Conheça o "PlayStation" que a Sony criou para turbinar o Super Nintendo

Pode ser um choque para muita gente, mas o PlayStation original era da Nintendo. Na verdade, era um projeto em parceria com a Sony para lançar um drive de CD para o Super Nintendo. Mas a Nintendo esnobou o projeto no meio do caminho e insistiu em usar patentes próprias de cartucho para a mídia do seu próximo console, o Nintendo 64.

O resultado foi uma catástrofe para a empresa. A Sony seguiu sozinha com a ideia de um videogame de CD, e liderou o mercado de consoles com ele. Para piorar, foi justamente a mídia em CD que fez algumas das maiores desenvolvedoras do mundo, como Square, Capcom e Konami, deixarem de lançar seus principais títulos no Nintendo 64.

E olha que essa nem foi o pior fiasco da empresa no mercado de consoles…

1 – Virtual Boy

Unraveling The Enigma Of Nintendo's Virtual Boy, 20 Years Later

Enquanto esnobava a mídia em CD, a Nintendo investia em uma tecnologia de realidade virtual com um visor em 3 dimensões. Nasceu o Virtual Boy, um console que era também um óculos que supostamente te transportava para o mundo do jogo.

Mas grandes parte do processamento dele ia para o efeito 3D, rendendo jogos monocromáticos em tons de vermelho. Quem jogou relata forte dores de cabeça, náusea e tontura. O console vendeu apenas 800 mil cópias no mundo, sequer foi lançado na Europa e foi descontinuado em menos de um ano. O maior fiasco comercial da empresa, com gol tô a.

O Virtual Boy é uma aberração conceitual que parece ter vindo de outra realidade do multiverso. Ele sumiu tão rápido quanto apareceu, deixando a impressão que nem foi real, apenas um delírio coletivo da metade dos anos 90.

É curioso observar, porém, quando e as ideias presentes no Virtual Boy não foram abandonadas pela empresa. O Nintendo 3DS foi um console portátil com tecnologia 3D sem necessidade de óculos, e mais recentemente a empresa voltou a brincar com periféricos de realidade virtual no Switch com o Nintendo Labo. O caminho para o sucesso não é uma linha reta mesmo, né?

Gostou da lista? Lembra de mais capas de mais fiascos históricos da empresa? Compartilhe com a gente aqui no espaço de comentários e fique de olho para mais listas aqui no Game Arena!


Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYoutubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

COMPARTILHE

Bombando em Colunas

1

Colunas

Fallout: por onde começar a jogar?

2

Colunas

Guia de CoD: as melhores classes de fuzis de precisão no Warzone (Temporada 3)

3

Colunas

Guia de CoD: as melhores classes de escopetas no Warzone (Temporada 3)

4

Colunas

O que é a Sweet Baby Inc. e por que a empresa se tornou o novo “espantalho” dos games

5

Colunas

Guia de Ultimate Team: TOTW 30 traz astros ingleses e mudança no nível das cartas