Será que ainda vale cobrar por novos lutadores nos games?
O mundo moderno dos games é alvo de uma prática bastante comum entre os desenvolvedores: a de lançar conteúdos de maneira paga para complementar os jogos base.
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A prática é mais frequente em jogos de luta, como The King of Fighters, Mortal Kombat e Tekken, que sempre atrelam dezenas de lutadores novos à compra de pacotes de DLC e expansões.
E depois de mais uma polêmica envolvendo um lutador de DLC, com a chegada de Omni-Man a Mortal Kombat 1, me peguei pensando se ainda vale lançar personagens pagos para jogos de luta.
Omni-Man, personagem da série Invencível, foi o primeiro lutador de DLC a chegar a Mortal Kombat 1, na semana passada. E ele não está agradando a maioria da comunidade, que reclama da escassez de conteúdo para o novo combatente.
Mais especificamente, Omni-Man tem quase a metade de itens cosméticos em relação aos outros lutadores de MK1, além de possui apenas quatro brutalities, contra os cinco presentes na lista de golpes especiais do elenco principal.
A questão se torna ainda mais problemática pelo simples fato de Omni-Man ser parte de um pacote de DLC pago do game, que, por si só, já não me desce muito bem na garganta.
Me deixa bastante revoltado ver jogos de luta tratando personagens como mercadoria, ainda mais quando estamos falando de algo que pode se tornar, e normalmente acaba sendo, uma prática estritamente “pay-to-win”.
Travar o acesso a novos lutadores atrás do pagamento com dinheiro real é predatório e injusto com a grande maioria da comunidade, que, muitas vezes, precisa investir boa parte do salário para adquirir o jogo base, e não pode gastar ainda mais para comprar uma DLC.
Mesmo que os personagens de DLC sejam perfeitamente balanceados, e não ofereçam, de fato, uma experiência injusta, é absurdo não dar uma maneira alternativa de desbloqueá-los através do simples gameplay, por mais demorada que a missão possa ser.
No final das contas, penso que já passou da hora de removermos completamente essa prática do lançamento de jogos, principalmente os de luta, ou quaisquer outros que possam sofrer com o desbalanceamento geral do multiplayer.