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Shin Megami Tensei 5: Vengeance
Análise Game Arena
Imagem: Atlus / Reprodução

Review | Shin Megami Tensei 5 Vengeance permite que todos brinquem no fim do mundo

Corre como o Sonic no meio da Terra devastada é uma alegria em Shin Megami Tensei 5: Vengeance

Octavio Ferreira •
15/07/2024 às 19h00, atualizado há 5 meses
Tempo de leitura: 11 minutos

Finalmente, Shin Megami Tensei 5: Vengeance está disponível para novas plataformas além do Nintendo Switch. Com a queda da exclusividade do JRPG da Atlus, os jogadores não receberam apenas um simples port. Os desenvolvedores foram muito mais além.

Como já noticiamos em diversas ocasiões, o título em sua “versão definitiva” traz uma nova rota narrativa completamente inédita, mecânicas de jogo aprimoradas, significativas “melhorias” na qualidade de vida do game e novas chances de explorar o devastado mundo de Da’at, ou nossa antiga Terra.

Mas vale aqui o questionamento inicial, será mesmo que esta chamada “versão definitiva” valerá seu tempo e dinheiro? E para quem jogou a versão original de Switch, vale a pena revisitar a devastação de Da’at?

Demônios por todos os lugares em um deserto ‘quase’ livre

Neste sentido, a história segue o mesmo da versão clássica. Em uma Tóquio completamente devastada pela guerra entre Céu e Inferno, o jogador assume o papel de Nahobino, um humano fundido com um deus esquecido, 

Sua jornada para salvar a humanidade o levará para o cenário de Da’at, um vasto deserto onde antes era a maior metrópole do Japão. Lá sentimos a falta dos humanos, que aparentemente são uma raça em extinção.

Em seu lugar, o mundo foi completamente ocupado por demônios, que guiam o jogador em meio aos escombros. Mas isso é raro, já que a grande maioria são verdadeiras ameaças aos sobreviventes humanos, que são caçados.

Mas o deserto é um verdadeiro convite à navegação, onde temos uma infinidade de locais para descobrir, conhecer e desbravar derrotando diversos demônios. Uma experiência única dentro da franquia da Atlus, mas expandida ao máximo em Shin Megami Tensei 5 (SMTV).

Shin Megami Tensei V: Vengeance
Imagem: Atlus / Reprodução

Apesar da felicidade de por sair correndo pelo deserto com um semi-deus poderoso azul que mais parece uma homenagem da SEGA / Atlus ao Sonic The Hedgehog, a viagem pelo deserto de diversão não são só flores.

Apesar de extremamente rápido, o protagonista não consegue escalar paredes ou montanhas tão facilmente. Achar um item no cenário é um verdadeiro desafio. Por sorte, a Atlus melhorou muita coisa em Vengeance em relação a versão original de Shin Megami Tensei 5, mas não foi o suficiente.

Ainda ficamos facilmente presos em alguns lugares, ou coisas simples como um pulo para alcançar outra área é simplesmente barrado, fazendo o jogador recorrer a desvios longos e demorados. Um desperdício de tempo do jogador.

Pelo menos, a localização de itens foi amplamente melhorada na sua interação com a demônio / fada Zako, agora muito mais útil em Shin Megami Tensei 5: Vengeance do que na versão original de Nintendo Switch.

Se você for um jogador compulsivo louco de desbloquear tudo de um mapa, pode se preparar para gastar muitas dezenas de horas. Porém, algumas melhorias de “qualidade de vida” do game incluem uma maior velocidade na corrida do protagonista, salvamento em qualquer lugar e aumento de pontos de salvamento e transporte são infinitamente bem-vindos em Shin Megami Tensei 5: Vengeance.

Não subestime os demônios, eles continuam muito espertos

Shin Megami Tensei V: Vengeance
Imagem: Atlus / Reprodução

Apesar da diversão de navegar livremente com nosso “Sonic Humano”, a grande diversão do jogo está nos combates. Aqui a regra continua a mesma dos diversos jogos da Shin Megami Tensei e até os derivados como PersonaPrecisamos explorar as fraquezas dos inimigos utilizando ataques especiais de elementos contrários, ou acertos críticos. Com isso, podemos diminuir longas batalhas em questão de segundos, dando muito mais tempo para explorar o Da’tat.

Mas aqui falamos de um JRPG com batalhas em turnos em grupos de até quatro personagens. Apesar da presença de humanos no grupo, as grandes estrelas são os demônios. Com diversos tipos, tamanhos e qualidades, o jogador precisa recrutá-los para o seu time, além de criar novos, graças ao processo de fusão, uma mecânica já popular dentro dos jogos da Atlus.

Por sorte, a Atlus ouviu as reclamações dos jogadores de Switch e realizou diversas melhorias no recrutamento e invocação de novas criaturas. Caso o jogador falhe em negociar com um demônio no meio da batalha, existe a chance de um dos monstros já recrutado ajude nos diálogos de recrutamento em caso de falha.

Já o Salão das Sombras  onde realizamos a fusão dos demônios foi bastante melhorado. Agora temos uma prévia do que conseguimos com a fusão ou as diferentes possibilidades. Com isso, já podemos mirar em qual demônio recrutar para servir de elemento para a criação de um novo. Um sistema que já existia na versão original, mas que foi melhorada em Shin Megami Tensei 5: Vengeance.

Temos uma nova rota em Shin Megami Tensei 5: Vengeance… Mas ela é isso tudo mesmo?

Okay, temos o fim do mundo. Drama, horror, conceitos de “bem e mal” sendo explorados de maneira diferente, mas a história de Shin Megami Tensei 5: Vengeance continua realmente fraca.

Temos eventos acontecendo, missões de histórias, áreas a serem desbloqueadas, novos inimigos e aliados para recrutar, mas é tudo do mesmo encontrado na primeira versão do game.

Acabamos não nos importando com as interações do protagonista, já que a diversão máxima do jogo está realmente nos combates e na exploração.

Shin Megami Tensei V: Vengeance
Imagem: Atlus / Reprodução

A Atlus tentou mudar isso como a nova “Rota da Vingança”, onde somos conduzidos por um caminho MUITO diferente da trama original (que agora foi batizada como “Criação”). Porém, a recompensa de destaque da nova rota é Yoko, uma personagem que tenta ser carismática, mas é um verdadeiro “cavalo” de ignorância com o protagonista. Pelo menos, vai agradar os fãs de garotas Tsundere dos games e animes.

Apesar da nova rota de Shin Megami Tensei 5 melhorar um pouco a história e desenvolvimento dos personagens, ela não é o suficiente para deixar a história interessante ao nível de outros títulos da série como SMT III Nocturne, SMT IV ou até outros jogos da Atlus como o spinoff Persona.

Se você nunca jogou a primeira versão de Shin Megami Tensei 5, não tenha medo de escolher a “Rota da Vingança”. Apesar de uma história superficial nas mais de 60 horas que jogamos (muitas dedicadas à exploração e grinding), já é perceptível que ela é superior a “Rota da Criação”.

Quando terminamos definitivamente o game (estimado em mais de 100 horas de jogo), podemos voltar e discutir um pouco mais sobre o destino dos personagens e as grandes diferenças entre as tramas.

Vale muito a pena jogar Shin Megami Tensei 5: Vengeance fora no Nintendo Switch

Vengeance traz diversas melhorias à experiência original. Agora a taxa de quadros é de 60 fps, trazendo uma jogabilidade mais divertida se comparada a versão original de Switch. Os elementos dos cenários e resoluções são melhorados, além do tempo de loading ser quase inexistente em consoles da atual geração e PCs.

Mesmo sendo muito bom em plataformas mais atuais, o jogo é um port do Nintendo Switch com melhorias. Ou seja, apesar de ser belíssimo, você ainda percebe granulados em diversos personagens ou em elementos do cenário, além de problemas de qualidade nas cutscenes, onde tentaram apenas passar um filtro e deixar mais bonito, mas o resultado não foi tão impressionante.

É raro, mas também observamos problemas na renderização de cenários em diversos momentos, que possivelmente serão corrigidos em futuras atualizações (esperamos). 

Por isso, se você já jogou o primeiro título do Switch, recomendamos fortemente que experimente Shin Megami Tensei 5: Vengeance em outra plataforma longe da Big N. Você realmente verá uma diferença significativa em relação a versão original.

A versão melhorada definitiva da viagem pelo caos

Shin Megami Tensei 5: Vengeance traz um novo “gás” ao título, permitindo que milhares de outros jogadores possam apreciar este grande exemplo de JRPG com suas interessantes mecânicas.

Apesar da dificuldade ser um fator que possa afastar jogadores mais casuais e não familiarizados com um estilo mais firme de “JRPG”, as melhorias trazidas em Vengeance deixam a experiência muito mais prazerosa para os jogadores de diversos tipos e gostos.

A história não melhorou muito, mas a nova rota  torna a viagem pelo mundo desértico de Da’tat mais emocionante, com o jogador perdendo menos tempos com futilidades.

Um acerto colossal da Atlus no lançamento de versão definitiva de Shin Megami Tensei 5 para múltiplas plataformas. Que venha Metaphor: ReFantazio!

Shin Megami Tensei 5 Vengeance review

*Review realizado com cópia da versão para PC de Shin Megami Tensei 5 Vengeance fornecida pela Atlus.

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