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Em uma entrevista conduzida por Shuhei Yoshida, da Sony, no podcast Game Maker's Notebook, Naoki Yoshida, produtor e diretor da Square-Enix, discutiu abertamente o desenvolvimento de Final Fantasy 14 e 16, bem como o futuro da série.
Final Fantasy 16
Imagem: Reprodução/Square Enix

Final Fantasy 16: Naoki Yoshida quer um novo diretor para o próximo jogo

Naoki Yoshida expressa a opinião de que Final Fantasy 17 deveria ser dirigido por alguém novo, a fim de criar um jogo "com desafios adequados ao mundo atual". Em uma entrevista conduzida por Shuhei Yoshida, da Sony, no podcast Game Maker's Notebook, Naoki Yoshida, produtor e diretor da Square-Enix, discutiu abertamente o desenvolvimento de Final Fantasy 14 e 16, bem como o futuro da série.

Igor Pontes •
14/01/2024 às 16h00, atualizado há um ano
Tempo de leitura: 5 minutos

Naoki Yoshida expressa a opinião de que Final Fantasy 17 deveria ser dirigido por alguém novo, a fim de criar um jogo “com desafios adequados ao mundo atual”.

Em uma entrevista conduzida por Shuhei Yoshida, da Sony, no podcast Game Maker’s Notebook, Naoki Yoshida, produtor e diretor da Square-Enix, discutiu abertamente o desenvolvimento de Final Fantasy 14 e 16, bem como o futuro da série.

Ao ser questionado de forma descontraída se está dirigindo o Final Fantasy 17, Yoshida respondeu que ainda não foi decidido. “Eu tive a chance de trabalhar em dois desses, 14 e 16, então talvez seja hora de alguém novo assumir, em vez de ter os mesmos envolvidos novamente no próximo”, afirmou.

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“Eu acho que, de alguma forma, seria interessante olhar para o futuro e trazer uma geração mais jovem, com sensibilidades mais contemporâneas, para criar um novo Final Fantasy com desafios alinhados com o mundo atual”, disse o produtor.

Final Fantasy 14

Independentemente de quem acabar dirigindo o próximo jogo, Yoshida aconselha a “simplesmente mergulhar e primeiro colocar no papel o que você acredita que seria o Final Fantasy mais divertido, antes de pensar demais nisso”.

“Final Fantasy trata de desafiar o que foi feito anteriormente”, enfatizou. “E embora eu certamente não esteja procurando competir com os jogos antigos, todos nós fazemos jogos de Final Fantasy pensando ‘o meu será o mais divertido!'”

Quanto à possível direção do próximo jogo, Yoshida brincou que poderia incluir tanto ação em tempo real quanto batalhas por turnos (fazendo referência a uma divisão na comunidade), ou até mesmo retornar às raízes de arte pixelada baseada em turnos.

Final Fantasy 16 Final Fantasy XVI

Falando mais seriamente, Yoshida expressou: “Gostaria de ver a Square Enix utilizar a experiência adquirida com o 16 para continuar desafiando a nós mesmos no gênero de ação, criando algo que ainda não tenhamos feito, com uma narrativa ainda mais envolvente, emocional e impactante”.

“Nosso próximo jogo será outra fantasia séria e imponente, ou talvez uma história de aventura grandiosa voltada para um público mais jovem?” ele ponderou, concluindo que “é mais divertido ultrapassar os limites”.

Em outra parte da entrevista, Yoshida discutiu o desenvolvimento de Final Fantasy 16, mencionando ser uma “enorme honra” liderar a equipe após o sucesso de Final Fantasy 14. O desenvolvimento inicial teve início logo após o lançamento de Final Fantasy 15, com apenas três membros da equipe delineando inicialmente a história central.

Final Fantasy 16 Yoshi-P

Yoshida explicou: “Assumimos essas enormes expectativas porque fazia parte de uma série e, além disso, alguns aspectos do jogo anterior foram mal recebidos. Portanto, com este novo título, sentimos que precisávamos fazer uma espécie de retorno.”

Quanto ao tema do jogo, ele compartilhou: “Eu queria usar este novo Final Fantasy para retratar que o mundo possui alguma esperança e que, no final, a humanidade tem uma certa grandeza.” Yoshida destacou a importância de mostrar os aspectos desagradáveis do mundo e de suas pessoas para tornar os bons aspectos deste mundo mais críveis e reais, justificando o tom maduro escolhido.

Shuhei Yoshida, da Sony, expressou particular admiração pelas batalhas de Eikon do jogo, referindo-se a elas como “mega batalhas de kaiju”. Quanto aos próximos passos, a CBU 3 está trabalhando no DLC para Final Fantasy 16, sendo enfatizado por Yoshida que esse conteúdo é definitivamente centrado na história, e não apenas em jogabilidade adicional, como já foi comprovado pela primeira parte, Echoes of the Fallen.

Com informações de: Eurogamer


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