Assassin’s Creed Nexus desapontou a Ubisoft
O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, revelou que a empresa não aumentará seu investimento no desenvolvimento de jogos de realidade virtual (VR) após as vendas aquém do esperado de Assassin’s Creed Nexus. Apesar de possuir uma alta avaliação de usuários na Meta Store e uma pontuação de 78/100 no Metacritic, o desempenho do jogo no mercado não atendeu às expectativas.
Guillemot reconheceu durante uma chamada de investidores que, embora Assassin’s Creed Nexus tenha tido um desempenho decente e continue a vender, as vendas ficaram aquém dos números previstos. Como resultado, a Ubisoft não tem planos atuais de aumentar seu investimento em VR, citando a necessidade de um crescimento significativo no mercado de realidade virtual
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Expressando decepção com as vendas do título de VR, Guillemot destacou o impressionante hardware da Apple, provavelmente referindo-se ao Apple Vision Pro, um headset de AR com um preço robusto de US$ 3.499. No entanto, ele enfatizou que a Ubisoft encara o negócio de VR com cautela e não investirá extensivamente até que ele demonstre um crescimento substancial.
O desafio de tornar a VR mais acessível a um público mais amplo foi destacado, especialmente diante dos altos custos associados a dispositivos premium como o Apple Vision Pro. Guillemot reconheceu a barreira de preço e a importância de uma biblioteca robusta de jogos de VR de qualidade.
Essa situação apresenta um dilema clássico: usuários em potencial hesitam em investir em VR sem uma biblioteca de jogos diversificada e envolvente, enquanto desenvolvedores como a Ubisoft são cautelosos em investir mais até que haja uma base de usuários maior.
Os comentários de Guillemot estão alinhados com a última Pesquisa de Hardware e Software da Steam, indicando que um pouco mais de 2% dos usuários da plataforma possuem headsets de VR. Esse número sugere um mercado relativamente limitado para jogos de VR no PC.
Embora Guillemot não tenha fornecido detalhes específicos sobre como a estratégia de VR da Ubisoft pode mudar pós-Assassin’s Creed Nexus, ainda resta saber se os projetos em andamento serão afetados ou se a empresa se absterá de iniciar novos desenvolvimentos de jogos de VR. A Ubisoft já havia cancelado um projeto de VR, um jogo Splinter Cell VR anunciado em 2020 ao lado do então-titulado projeto Assassin’s Creed VR, cancelado em 2022.
Com informações de: PC Gamer
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