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Jogos eletrônicos podem levar à perda da audição, revela estudo
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Foto: mojo/Game Arena

Jogos eletrônicos podem levar à perda da audição, revela estudo

Estudo revela possível perda permanente da audição Um estudo publicado na BMJ Public Health analisou mais de 50 mil pessoas de diversos países e concluiu que os jogos eletrônicos podem provocar à perda de audição. O resultado da análise alertou para riscos significativos de perda irreversível e desenvolvimento de zumbido persistente.

Filipe Carbone •
18/01/2024 às 19h30, atualizado há um ano
Tempo de leitura: 3 minutos

Estudo revela possível perda permanente da audição

Um estudo publicado na BMJ Public Health analisou mais de 50 mil pessoas de diversos países e concluiu que os jogos eletrônicos podem provocar à perda de audição. O resultado da análise alertou para riscos significativos de perda irreversível e desenvolvimento de zumbido persistente.

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O estudo revisou 14 pesquisas e apontou que os níveis sonoros em dispositivos móveis e videogames, bem como em centros de jogos ou salas de computadores, frequentemente ultrapassam os limites de segurança. Esses níveis de som variam de 43,2 a 89 decibéis, sendo particularmente altos em centros de jogos populares na Ásia.

Enquanto isso, sons de tiros em jogos podem atingir até 119 decibéis, ultrapassando os limites máximos de exposição recomendados, que são de cerca de 100 dB para crianças e de 130 a 140 dB para adultos. No Brasil, o limite estabelecido é de 85 dB para oito horas de exposição diária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 75 dB para o mesmo período.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), em colaboração com a OMS, detalha uma compensação entre tempo e intensidade, conhecida como taxa de câmbio, para a exposição ao ruído. Por exemplo, o tempo de exposição permitido a 80 dB é de 40 horas por semana, e a cada aumento de 3 dB, o tempo de exposição é reduzido pela metade.

Além disso, estudos indicam que o uso de videogames entre os jovens varia de 20% a 68%, com prevalência em torno de 60% no uso de centros de jogos na Coreia do Sul. Cinco dos estudos analisados associam o uso de videogames ao aumento das chances de zumbido grave e perda auditiva de alta frequência em ambos os ouvidos.


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