Roundhouse Studios

Conheça o Roundhouse Studios, estúdio fechado pela Microsoft

A Roundhouse Studios foi fundado em 2019, mas o grupo por trás do estúdio tem uma longa história na indústria

Conheça o Roundhouse Studios, estúdio fechado pela Microsoft

Conheça a história da Roundhouse Studios

O Roundhouse Studios foi um dos estúdios afetados pelos cortes da Microsoft na Bethesda. A desenvolvedora foi fundada em 2019, como parte da ZeniMax Media e agora, em maio de 2024, a equipe foi realocada para o ZeniMax Online Studios.

Contudo, quais são os trabalhos da Roundhouse Studios? Neste texto, comentaremos um pouco sobre os trabalhos do estúdio, que antes de integrar a ZeniMax, tem uma série de jogos lançados durante 2000 e 2019.

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Human Head Studios

Roundhouse Studios

Antes de ser a Roundhouse Studios, a equipe por trás do estúdio fazia parte do Human Head Studios, que foi fundado por seis ex-desenvolvedores da Raven Software: Ben Gokey, Chris Rineheart, Paul MacArthur, Ted Halsted, James Sumwalt e Shane Gurno em 1996. Em 1998, Tim Gerritsen se juntou ao time como produtor e jogos e co-dono.

Entre alguns projetos do estúdio, estão a franquia Rune, e também Prey, que acabou tendo os direitos vendidos para a Bethesda Softworks em 2009, que depois acabou lançando uma nova versão da franquia em 2017.

Além do desenvolvimento de jogos próprios, o estúdio também ajudou no desenvolvimento de títulos como Brink, Defiance, Bioshock Infinite e também foi responsável pela versão de Wii U de Batman: Arkham Origins.

Abaixo, os listaremos os jogos do estúdio durante esse período:

Rune (PC — 2000)

Rune é um jogo de vídeo de ação e aventura desenvolvido pela Human Head Studios e lançado em 2000. Ambientado no cenário de Ragnarok, o jogo explora o confronto entre os Deuses Nórdicos Odin e Loki, levando ao evento apocalíptico. Feito na Unreal Engine, os jogadores assumem o papel de Ragnar, um jovem guerreiro Viking, encarregado de provar sua valentia enquanto Loki e seus aliados conspiram para aniquilar o mundo e desencadear o Ragnarok.

Após seu lançamento, Rune recebeu críticas geralmente favoráveis. Em 2001, foi lançado um pacote de expansão independente intitulado Rune: Halls of Valhalla. Tanto o jogo original quanto sua expansão foram adaptados para Linux pela Loki Software. Além disso, uma versão para PlayStation 2 intitulada Rune: Viking Warlord foi lançado em 2001. Em 2012, o jogo recebeu uma reedição digital como Rune Classic, incluindo a expansão.

Blair Witch Volume II: The Legend of Coffin Rock (PC — 2000)

Blair Witch Volume II: The Legend of Coffin Rock é um jogo de terror de sobrevivência desenvolvido pela Human Head Studios para PC em 2000. É o segundo volume da trilogia Blair Witch. Durante a Guerra Civil Americana, um soldado da União moribundo e com amnésia é resgatado por alguns moradores.

Em troca, ele concorda em ajudá-los a encontrar seus filhos desaparecidos e parte para a assombrada floresta de Burkittsville neste jogo de ação e aventura de terror de sobrevivência. Armado com espada e pistola, o jogador se aventura pelas matas sobrenaturais, na esperança de encontrar algumas respostas.

Dead Man’s Hand (PC, Xbox — 2004)

Dead Man’s Hand é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Human Head Studios e publicado pela Atari. Foi lançado na América do Norte para Xbox e Microsoft Windows em março de 2004. O jogo se passa na fronteira americana.

Prey (Xbox 360, PC, Zeebo e Mac — 2006)

Prey é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Human Head Studios, sob contrato para a 3D Realms, e publicado pela 2K Games, com a versão Xbox 360 portada pela Venom Games. Lançado em 11 de julho de 2006, na América do Norte e Europa, a história gira em torno de Cherokee Domasi “Tommy” Tawodi, sua namorada e avô, que são abduzidos a bordo de uma nave espacial alienígena chamada The Sphere. A esfera consome material tanto inanimado quanto vivo da Terra para se sustentar.

Comercialmente bem-sucedido, vendeu mais de um milhão de cópias nos primeiros dois meses, levando a planos para uma sequência, Prey 2, que foram posteriormente abandonados. Os direitos de Prey foram adquiridos pela Bethesda Softworks, levando ao lançamento de um jogo com o mesmo nome em 2017, desenvolvido pela Arkane Studios.

Mininum (PC — 2014)

Ambientado em um universo minimalista estilizado, Minimum apresenta combate rápido com um elaborado sistema de elaboração de armas que coloca duas equipes uma contra a outra com seus próprios gigantescos Titãs robóticos.

Lost Within (iOS, Android — 2015)

Lost Within é um jogo de terror de sobrevivência imersivo ambientado em um hospício abandonado que guarda um segredo horrível. Os jogadores devem resolver mistérios, criar armas poderosas e escolher entre lutar ou se esgueirar pelos corredores assombrados.

Rune II (PC — 2019)

Inicialmente concebido como uma sequência de Rune, o jogo passou por várias mudanças de nome e publishers. Após seu lançamento em 2019, a Human Head Studios fechou e formou o Roundhouse Studios. A publisher Ragnarok Game LLC processou os ex-funcionários da Human Head por não entregarem os ativos do jogo após o fechamento do estúdio, e expandiu posteriormente a ação para incluir ZeniMax e Bethesda, alegando fraude e sabotagem no desenvolvimento.

Roundhouse Studios

Roundhouse Studios

A Roundhouse Studios foi fundada após o fechamento da Human Head Studios em 2019, e após a criação, o estúdio foi estabelecido com a ajuda da Bethesda Softworks na época. Os estúdios já haviam colaborado anteriormente, quando ainda era Human Head, no desenvolvimento da sequência de Prey (2006).

Contudo, devido ao desenvolvimento problemático do título, o projeto foi cancelado em 2014, com a Arkane Studios lançando uma nova versão da franquia em 2017. Recentemente, a Roundhouse Studios colaborou com a Arkane Austin no desevolvimento de Redfall.

Com informações de: Isthmus


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