Equipe de desenvolvimento de World of Warcraft se sindicaliza
Em um movimento histórico, toda a equipe de desenvolvimento de World of Warcraft da Blizzard Entertainment se sindicalizou, um marco significativo na divisão de jogos da Microsoft. Esse movimento torna a equipe de 500 pessoas o maior sindicato dentro dos grupos de jogos da empresa até hoje.
A partir da última quarta-feira (24), aproximadamente 1750 funcionários das equipes de jogos da Microsoft agora estão sindicalizados, conforme relatado pela Bloomberg. Isso inclui desenvolvedores do MMORPG.
A equipe de World of Warcraft será agora representada pela Communication Workers of America (CWA). Em um comunicado divulgado ontem, a CWA celebrou a inclusão dos funcionários da Blizzard, chamando-a de “primeiro sindicato abrangente da Activision Blizzard” e descrevendo-o como “um ponto de inflexão crucial no movimento mais amplo de organização dos trabalhadores da indústria de jogos”.
Os líderes sindicais da Blizzard expressaram seus objetivos de melhorar os padrões salariais, aperfeiçoar as políticas da empresa sobre trabalho remoto e fortalecer as iniciativas de diversidade. Eles também esperam que a sindicalização da equipe de World of Warcraft sirva de modelo para outros desenvolvedores na indústria de jogos. “É emocionante potencialmente elevar os padrões de toda a indústria como irmãos na organização,” disse Kathryn Friesen, designer de World of Warcraft.
A Microsoft continuou sua tendência de reconhecer voluntariamente os sindicatos dentro de suas fileiras. Esse recente reconhecimento segue a sindicalização de 240 funcionários da Bethesda Game Studios, que votaram pela sindicalização na semana passada. Esses funcionários estão trabalhando em projetos de alto perfil, como Starfield e The Elder Scrolls 6.
O fabricante do Xbox havia se comprometido anteriormente a não obstruir os esforços de sindicalização, uma promessa feita durante sua prolongada, mas bem-sucedida, aquisição da Activision Blizzard.
“Sindicalizar um dos jogos mais bem-sucedidos de todos os tempos significa o crescente poder da solidariedade dos trabalhadores em toda a indústria, desde estúdios AAA como Sega e Bethesda até desenvolvedores independentes,” disse Tom Smith, porta-voz da CWA. “O que parecia impossível há seis anos agora é uma realidade, e isso é apenas o começo.”
Eric Lanham, analista de testes de World of Warcraft, ecoou esses sentimentos, afirmando: “Quando os trabalhadores têm uma voz protegida, é uma situação ganha-ganha para os padrões dos funcionários, o estúdio e os fãs de World of Warcraft que buscam a melhor experiência de jogo. Através do nosso sindicato, estamos prontos para enfrentar qualquer obstáculo, curar quaisquer feridas e superar os desafios à frente. Juntos, garantiremos um bônus completo de conjunto com a inclusão de todos os cargos no mesmo sindicato. Como os heróis lendários de Azeroth, nosso sindicato é forjado nas chamas da perseverança e resiliência, e juntos, permaneceremos fortes como a Aliança e a Horda para garantir um futuro brilhante para todos.”
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Com informações de: Eurogamer
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