No dia 11 de março de 2014, a Blizzard lançou Hearthstone, um novo projeto dentro universo de Warcraft, desta vez como um card game inteiramente digital. Uma década de batalhas que emocionaram tanto apaixonados pela franquia quanto novatos dentro do mundo de Azeroth, agora é chegado o momento de renovação.
ApĂłs diversas atualizaçÔes e o esperado evento e expansĂŁo o âAno do PĂ©gasoâ de Hearthstone, o game traz o desafio de expandir ainda mais. AlĂ©m do desafio de manter sua comunidade ativa, o card game da Blizzard enfrenta o incrĂvel desafio de se manter relevante em um cenĂĄrio recheado de rivais de peso.
Sobre isso, batemos um papo com Tyler Bielman, diretor do game, sobre os desafios futuros, novidades e expectativas para o futuro do game.
O desafio de Hearthstone de manter e agregar novos jogadores
Para muitos ex-jogadores de Hearthstone (aqui eu me incluo), uma das maiores dificuldades apontadas é dificuldade de realizar as diversas missÔes diårias do game. Pelo menos, entre 2014 e 2016, uma das maiores reclamaçÔes dentro em fóruns e grupos era a necessidade exacerbada de gastar tempo (e recursos) para concluir diversos objetivos.
Sobre possĂveis mudanças dentro do sistema de missĂ”es, Tyler aponta que recentes atualizaçÔes otimizaram as recompensas para os jogadores, alĂ©m de facilitar a conclusĂŁo tanto de objetivos diĂĄrios quanto semanais:
âPor hora, nĂŁo temos nenhum anĂșncio grande sobre isso por hora. AtĂ© porque jĂĄ fizemos algumas mudanças inclusive nas missĂ”es recorrentes. Ă muito importante para nĂłs que, tanto aqueles que jogam apenas nos fins de semana quanto os mais engajados sejam recompensados por isso atravĂ©s do sistema de missĂ”es e de recompensas de maneira justa.
Queremos oferecer ainda mais recompensas para os mais engajados, mas sem esquecer os jogadores casuais que se dedicam algumas vezes na semana. No passado, reconhecemos que existia uma certa dificuldade quando os jogadores chegavam a um certo nĂvel, por isso fizemos ajustes frequentes.
Realizamos modificaçÔes no balanceamento e agora estamos em uma posição melhor para auxiliar os jogadores a alcançarem seus objetivos em Hearthstone.
âSempre buscamos balancear as conquistas para nĂŁo deixar ninguĂ©m receber demais e nem de menos. Deixamos as recompensas mais acessĂveis para todos os jogadores, lembrando que agora temos uma quantidade maior de eventos, com mais conquistas, alĂ©m de trazer demonstraçÔes de novas mecĂąnicas. Em especial, focados em ensinar e divertir novos e antigos jogadores. â
Por enquanto, nada de trocas de cards ou NFT dentro do game
Os veteranos dentro do âmultiversoâ de jogos da Blizzard lembram do fiasco do chamado âMercado de Itensâ do jogo Diablo 3, um prometido sistema que permitiria que jogadores comprassem e vendessem entre eles dentro do game. Uma ideia interessante antes mesmo do sucesso de tecnologias NFT e blockchain que nĂŁo foi para frente, frustrando a comunidade.
PorĂ©m, o mercado jĂĄ possui diversos tĂtulos, entre eles card games digitais, com recursos de troca de cartas entre jogadores, alĂ©m de compra e venda. Ao ser questionado sobre o assunto, Tyler apontou que, por hora, este nĂŁo Ă© algo planejado pela Blizzard.
âNĂŁo podemos anunciar nada por enquanto, mas sempre procuramos maneiras de conectar nossos jogadores. Battlegrounds duels sĂŁo um bom exemplo. Nele, oferecemos aos jogadores uma experiĂȘncia Ășnica que combinava elementos tanto cooperativos quanto arena, alĂ©m de um toque especial de personalização.
A questĂŁo da troca de cards Ă© uma ideia vĂĄlida, mas Ă© um verdadeiro desafio pois causaria uma grande mudança econĂŽmica no jogo. Por enquanto, nĂŁo temos nada no radar sobre isso por horaâ
Apesar de muito popular, vale lembrar que o Battlegrounds Duels de Hearthstone foi descontinuado em abril de 2024. Os motivos nunca foram muitos claros sobre o cancelamento, mas muitos acreditam que a manutenção do modo exigia muitos recursos da equipe de desenvolvimento, jå que era supostamente um dos mais populares do jogo.
Enfrentando os card games rivais com inovação e apoio aos jogadoresÂ
Todo gamer e entusiasta sabe que o cenĂĄrio de card games digitais nĂŁo Ă© o mesmo de 10 anos atrĂĄs. Temos agora dezenas de opçÔes de jogos, com um gĂȘnero prĂłprio de jogos de cartas populares dentro das lojas digitais.
NĂŁo apenas isso, mas outros jogos consagrados e populares do âmundo realâ como Yu-Gi-Oh, Magic The Gathering e PokĂ©mon TCG tambĂ©m migraram para versĂ”es digitais abocanhando uma boa fatia de jogadores.
Questionamos Tyler sobre os desafios de revitalizar o jogo e agregar novos jogadores para Hearthstone dentro de um novo cenĂĄrio apĂłs estes 10 anos de existĂȘncia. Sobre o assunto, o diretor do jogo Ă© enfĂĄtico e afirma que auxiliar novos jogadores e inovar sĂŁo os principais meios para isso.
âFizemos diversos ajustes dentro de Hearthstone, de forma que os novos jogadores consigam subir de nĂvel e ranking mais rĂĄpido e facilmente, removendo diversas barreiras que encontramos no passadoâ
Ao analisar os dados do jogo, vimos que nossas açÔes deram certo, com uma boa margem de conversão e retenção de jogadores. Também auxiliamos nossos jogadores com tipos diferentes de packs voltados para novatos, a exemplo dos Catch-up Packs, que oferecem cards importantes para o meta do game
Outra mecĂąnica importante que auxilia jogadores sĂŁo os âloners decksâ, sendo mais adaptĂĄveis a diferentes estratĂ©gia e matchups dentro do metagame de Hearthstone. AtravĂ©s deles, os jogadores novatos e aqueles que retornam podem entender melhor as novas mecĂąnicas e sistemas.â
Buscando inspiração nos rivais e nos tĂtulos de casa
Quando questionado sobre possĂveis colaboraçÔes com outras marcas famosas como ocorreu em diversos jogos, Tyler lembra de recentes sucessos tanto de rivais quanto de outro jogo da Blizzard: Overwatch.
âVimos que jogos de cartas como Magic The Gathering explodiram de popularidade com seus diversos âUniverses Beyondâ, agregando cartas baseadas em outros games e mĂdias. Ficamos sempre de olho em opçÔes. Trabalhei com o card game alguns anos atrĂĄs e ouvi de pessoas como isso funcionou para eles.
Se vocĂȘ olhar especificamente para a Blizzard, encontrarĂĄ OverWatch fazendo alguns crossovers agora. Eu estou empolgado com Transformers. Sim, o crossover Ă© real e tem sido um grande sucesso para eles. K-pop e Transformers, e acho que eles fizeram um verdadeiro show. EntĂŁo, estamos conversando ativamente com sobre algo do tipo para Hearthstone, mas nada sĂłlido por horaâ
Por fim, um momento ideal para começar a jogar Hearthstone
Concluindo nosso bate-papo, perguntamos ao diretor que conselho daria para quem deseja começar ou retornar ao Hearthstone. Entusiasmado, Tyler falou que este é o momento ideal para adentrar ao card game da Blizzard.
âAh, agora Ă© um Ăłtimo momento para entrar em Hearthstone. Nunca houve um momento melhor. Eu diria! Entre no jogo o mais rĂĄpido que puder e viva a experiĂȘncia, passe pelo novo tutorial que estĂĄ muito mais rĂĄpido e ajudarĂĄ vocĂȘ a entender o bĂĄsico.
AlĂ©m disso, existem os decks para emprĂ©stimos, que vocĂȘ pode pegar e jogar imediatamente. Assim, ficarĂĄ por dentro do âmetaâ e terĂĄ uma noção de como jogar Hearthstone. Depois disso, eu diria que vocĂȘ entrarĂĄ preparado para os campos de batalha com uma vasta experiĂȘncia adquirida de maneira divertida e gratificanteâ.
ââ-
Agradecemos Tyler e a Blizzard pela esclarecedora entrevista onde conversamos bastante sobre o futuro de Hearthstone. A promessa é que venham ainda mais expansÔes, com novos modos de jogo e recursos em desenvolvimento.
Torcemos para que o popular card game que conquistou o coração da comunidade continue ativo e firme por mais décadas!
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