Conversamos com Lucas Miyahira, brasileiro que trabalha na SNK
Durante a Brasil Game Show 2024, tivemos a oportunidade de visitar o estande da SNK para testar Fatal Fury: City of the Wolves e conversar com Maxx Clark, gerente de marketing da empresa. Após esse papo que já publicamos por aqui, fui apresentado ao Lucas Miyahira, desenvolvedor brasileiro que trabalha na Division 1 Studio no Japão.
Troquei contato com Miyahira e depois disso, conseguimos conversar sobre como ele conseguiu chegar na SNK, as expectativas deles para o futuro da empresa, e como ele enxerga o mercado de desenvolvedores brasileiros no Japão.
Pedi para que Lucas se apresentasse e contasse um pouco da sua “Meu nome é Lucas Miyahira, e sou um nipo-brasileiro que mora no Japão e trabalha na SNK. Eu diria que minha jornada até a SNK representa bem o Brasil e os brasileiros. Primeiro, cheguei aqui por conta do amor pelos games, algo que há décadas faz muitos brasileiros vibrarem de emoção. A BGS foi o evento de games mais animado e empolgante que já presenciei, e acredito que isso se deve à paixão que o público brasileiro tem pelos games. Em segundo lugar, minha chegada aqui também se deve às habilidades cultivadas graças às minhas raízes multiculturais”, explicou Miyahira, que continua falando sobre o assunto.
“O Brasil é um país com uma linda junção de povos e culturas, e acredito que isso nos fortalece. No meu trabalho, utilizo diariamente o português, japonês e inglês, e estou sempre atento ao que o público brasileiro tem a dizer, para poder trazer essa perspectiva internamente. Por fim, atribuo minha trajetória até a SNK ao meu país, minhas origens e à minha gente!”, finalizou Lucas.
Como tem sido trabalhar na SNK
Conversamos um pouco também sobre como é a experiência de trabalhar em um estúdio que é tão marcante para os apreciadores de jogos de luta, principalmente aqui no Brasil. “Minha experiência trabalhando aqui tem sido extremamente enriquecedora, não só por poder colaborar com profissionais fascinantes da indústria, mas também pela oportunidade de interagir com os fãs e sentir o calor e a paixão de todos que nos apoiam”, comentou Miyahira.
Lucas continua comentando um pouco sobre a sua relação com a SNK. “Sobre minha relação com os jogos da SNK, diria que a SNK sempre esteve presente na minha vida, a ponto de nem saber dizer exatamente quando conheci a empresa. Acredito que esse é o caso para muitos fãs brasileiros: a SNK é tão icônica que, para mim, seus jogos “sempre estiveram lá”, assim como os jogos do Mario ou Sonic, por exemplo. Portanto, os jogos da SNK foram fundamentais no meu desenvolvimento como gamer”.
Falamos também sobre o bom momento da SNK, ainda mais com o retorno de Fatal Fury e Miyahira até dá um breve “spoiler” do que está por vir. “Na minha opinião, estamos vivendo uma era de ouro para a empresa e para os fãs! Estamos com força total, e o Fatal Fury: City of the Wolves chega com tudo em abril do ano que vem. Isso sem mencionar as outras grandes novidades que estão por vir… Este é um momento excelente para ser fã da SNK, e dedicamos todo o nosso trabalho aos nossos fãs com muito carinho!”
Trabalhar na SNK também pode render alguns momentos “bons demais para serem verdade”, e Miyahira acredita que existam vários momentos em que a “ficha ainda não caiu” de que ele trabalha na empresa. “Todos os dias! O mundo dos games é mágico, e eu nunca imaginei que um dia estaria “do outro lado da tela”, por assim dizer! Todos os dias trabalho com gigantes da indústria, preparando conteúdo inédito para os fãs do mundo todo, levando alegria a milhões de pessoas… Meu maior pesadelo seria acordar desse sonho!”, comenta o desenvolvedor.
Com o hype lá em cima e a expectativas altas para o lançamento de City of the Wolves, comentamos sobre quais são as expectativas de Miyahira sobre o lançamento do jogo e a recepção dos fãs brasileiros. “Histórica”. Essa é a palavra que eu usaria para descrever a experiência. Trabalhar em Fatal Fury: City of the Wolves é, inevitavelmente, uma viagem no tempo. Em tudo que faço, aprofundo-me nos detalhes da história da série, e através disso, sinto cada vez mais a profundidade e o significado deste lançamento. Sinto orgulho por fazer parte dessa grande saga do Fatal Fury e da SNK, e me sinto honrado por ajudar a trazer essa série de volta aos fãs que nos apoiaram por todos esses anos. Vi na BGS que os fãs amaram a demo do jogo, vi muitos sorrisos e muita alegria, o que me deixa ainda mais otimista para o lançamento. Tenho certeza de que tanto a comunidade brasileira de jogos de luta como os fãs mais casuais vão adorar Fatal Fury: City of the Wolves”.
O mercado de desenvolvedores no Japão
Além de falar sobre o trabalho em Fatal Fury: City of the Wolves, perguntei para Miyahira como ele encara o mercado de desenvolvedores brasileiros no Japão, já que não é frequente ver essa “importação” de talentos. E, ao que tudo indica, o mercado está cada vez mais aberto para desenvolvedores do país. “De fato, acredito que o Japão é um destino menos comum para profissionais
da indústria vindos do Brasil. A Europa e a América do Norte são mais próximas do Brasil, tanto geograficamente quanto culturalmente, o que talvez facilite a transição para o profissional brasileiro em comparação com o Japão”, contudo, para Lucas Miyahira, a experiência vale o esforço.
“No entanto, trabalhar para uma empresa japonesa é uma experiência única, que envolve não apenas o trabalho, mas também a vida no Japão, com suas muitas experiências enriquecedoras, especialmente para aqueles que apreciam a cultura japonesa. Inclusive, o estúdio da SNK em Osaka está contratando artistas e programadores estrangeiros, oferecendo apoio linguístico para que o funcionário possa desempenhar sua função sem se preocupar com barreiras de comunicação. (Nossa página oficial em inglês contém mais detalhes. Fica a dica!)”, finaliza o desenvolvedor.
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