SAG-AFTRA consegue primeiros acordos quanto ao uso de IA nos games
Segundo informações do site GamesIndustry.biz, o SAG-AFTRA, principal sindicato que representa atores da indústria de games, conseguiram os seus primeiros acordos quanto as restrições no uso de IA em futuros jogos.
Primeiramente, o sindicato revelou ter conseguido o seu primeiro acordo com a desenvolvedora da Tencent, Lightspeed LA, que está por trás do jogo sci-fi de mundo aberto Last Sentinel. “Aplaudimos as empresas de videogame que estão assinando nossos acordos de orçamento escalonado e acordos provisórios,” disse Duncan Crabtree-Ireland, diretor-executivo nacional e principal negociador do sindicato. “Não apenas estão fazendo o que é certo para seus trabalhadores, mas também ajudando a preservar a arte humana, a engenhosidade e a criatividade que impulsionam a narrativa interativa.”
O sindicato anunciou que vários desenvolvedores assinaram acordos de orçamento escalonado ou provisórios de videogames, incluindo alguns que não foram diretamente afetados pela greve. Entre os estúdios mencionados estão o Studio Wildcard (responsável por ARK: Survival Evolved), Little Bat Games (um estúdio indie que trabalha em seu título de estreia, Vampire Therapist), e Francisco Gonzales (desenvolvedor de aventuras retrô estilo point-and-click, incluindo Rosewater e Lamplight City).
O SAG-AFTRA está em greve desde o dia 26 de julho, após ter dito ter dificuldades para negociar acordos aceitáveis sobre a proteção dos artistas contra o uso de inteligência artificial generativa nos projetos.
Conforme relatado pelo GamesIndustry.biz, o acordo da Lightspeed com o sindicato significa que a greve não a afeta mais, permitindo que o estúdio contrate artistas representados pela SAG-AFTRA para trabalhar em The Last Sentinel, seu jogo de mundo aberto. A produção já conta com Troy Baker (The Last of Us, Indiana Jones e The Great Circle) como diretor de atuação.
“Lightspeed LA sempre reconheceu e valorizou o papel insubstituível dos talentos, que trazem criatividade, inovação e um toque humano aos videogames,” afirmou Steve Martin, gerente geral do estúdio. “Apoiar nosso elenco é o certo a se fazer, e nunca houve hesitação em considerar as proteções aos artistas que estão no centro deste acordo.”
Sarah Elmaleh, da SAG-AFTRA, que preside o comitê de negociações, acrescentou: “Essa greve sempre foi tanto sobre garantir o início dos trabalhos com proteções adequadas contra IA, quanto sobre interromper o trabalho sem elas. A Lightspeed LA entende o quão cruciais essas proteções são para os atores e demonstrou um compromisso exemplar não só com este elenco, mas também com os futuros.”
A presidente do comitê continuou, “Demonstraram uma genuína apreciação pelos artistas, tornando essa parceria concreta e impactante. Estou empolgada com essa colaboração e mal posso esperar para ver o que essa equipe talentosa de desenvolvedores e artistas criará juntos.”
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