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Monster Hunter Wilds
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Imagem: Capcom / Reprodução

Preview| Monster Hunter Wilds (Beta) mostra o futuro promissor da franquia

O beta aberto de Monster Hunter Wilds foi disponibilizado incialmente para assinantes do PS Plus

Octavio Ferreira •
30/10/2024 às 20h00, atualizado há 13 dias
Tempo de leitura: 10 minutos

Monster Hunter Wilds promete ser uma adição épica à aclamada franquia da Capcom, inclusive com potencial para superar Monster Hunter World, o maior lançamento da empresa até agora.

Lançado no dia 29 de outubro com exclusividade para assinantes da PS Plus e no PS5, o beta aberto do game nos traz uma prévia do sucesso que está por vir. Apesar de pouco mais de duas horas, a versão de testes Beta é de “cair o queixo” em qualidade gráfica, gameplay, qualidade sonora e desempenho. 

Mesmo no tempo curto de duas horas, conseguimos observar qual o caminho correto da franquia para um futuro promissor. Mas é importante a Capcom não “baixar a guarda” e melhorar algumas pontas defeituosas que encontramos aqui e ali. São até simples, mas já vimos muitas promessas caírem por não resolverem tais problemas.

Não queremos que isso aconteça com Monster Hunter Wilds.

Monster Hunter Wilds
Imagem: Capcom / Captura

Uma de um mundo aberto expansivo e visualmente impressionante

De cara, temos várias cenas de jogo que mais parecem cutscenes milionárias da Square Enix e seus Final Fantasy. Depois de passarmos por um criador básico de personagens, temos nosso protagonista partindo em uma missão especial para ajudar uma jovem criança com um passado misterioso.

Após algumas interações entre os NPCs, começamos a aventura e precisamos salvar uma criança de uma horda de vermes terrestres. Aqui começa um tutorial simples, onde aprendemos sobre as montarias Seikret e os princípios básicos de navegação e batalha.

Após muita ação por quase 10 minutos, recebemos a missão de salvar o irmão da criança em questão, que está preso no interior de uma caverna. É aqui que seguimos na apresentação do jogo, onde recebemos os primeiros princípios de navegação.

Monster Hunter Wilds

Potencial gigantesco para exploração por horas 

Na caverna, vemos o quanto o mundo aberto de Monster Hunter Wilds pode ser detalhado e ativo. Temos um ecossistema na área onde vemos criaturas e plantas interagindo com o cenário, além de diversos elementos que se destacam na área.

Mesmo com uma missão simples (achar o irmão da criança e derrotar os monstros da área), podemos explorar a caverna à vontade. A montaria Seikret, uma mistura de pássaro com cavalo, é uma parte essencial da exploração, agilizando o processo. Além disso, ele é um fiel companheiro nas batalhas.

Depois de uma batalha contra o colossal primeiro chefe do game, percebemos o quando a Capcom investiu no game. Utilizando o já bem sucedido RE Engine, a empresa conseguiu trazer gráficos de cair o queixo, com modelos de personagens detalhados e elementos de cenários e objetos extremamente realista.

Com um pouco menos de uma hora, terminamos a missão principal da demonstração e recebemos o convite da Capcom para continuar explorando outras missões de caça dentro do game, com a interação com outros NPCs e jogadores.

Vamos batalhar contra monstros gigantes em Monster Hunter Wilds

Monster Hunter Wilds não reinventou a roda, mas trouxe melhorias para fazê-la rodar melhor. O objetivo central (pelo que foi demonstrado no Beta), continua na caça de monstros gigantes. Mas é bom alertar, nossos inimigos estão muito mais brutais e precisam de atenção redobrada.

Para adicionar um desafio extra, agora as batalhas contam com uma nova mecânica de ferimentos graves. Com isso, áreas dos inimigos que já sofreram dano ficam iluminadas em vermelho e os jogadores podem atacar estas áreas marcadas. Ao mirar golpes e ataques nestas áreas, os caçadores causam mais dano nos inimigos, sendo algo fundamental na caça de monstros colossais. 

Monster Hunter Wilds
Imagem: Capcom / Captura

Caso fique caçando de um estilo de batalha específico, Monster Hunter Wilds oferece mais de uma dúzia de armas, cada uma com seu estilo próprio. Os atributos como velocidade, defesa e dano serão levados em consideração na escolha de cada arma. Cada jogador pode encontrar o estilo de combate que mais se adapta ao seu jeito de jogar.

Por exemplo, eu mudei de minha escolha inicial de lança para espada gigante. Com isso, conseguia causar danos muito maiores, mas tinha que focar nas esquivas para não morrer após dois ou três golpes.

Sofri muito nas caçadas, até disparar um aviso luminoso para os céus e chamar companheiros caçadores. 

A união faz a força

O multiplayer sempre foi um ponto importante na série. Com World, o online foi reforçado e agora faz parte essencial da diversão. A Beta de Monster Hunter Wilds trouxe uma prévia do modo cooperativo.

Nele, até quatro jogadores podem formar grupos para caçar juntos após a criação de um lobby. Porém, não é nada complexo. Solicitamos o apoio de caçadores e o sistema busca unir quatro jogadores em um grupo. Caso isso não aconteça, NPCs aleatórios são escolhidos  e adicionados.

Pelo que observamos, existem opções diversas para interação entre jogadores, a exemplo das salas de Lobby. Porém,não realizamos estes “testes sociais” na beta, focando nas batalhas. 

As missões também são mais explicativas, trazendo objetivos claros e podemos estimar o grau de dificuldade delas, optando ou não em recorrer ao apoio dos companheiros caçadores. 

Monster Hunter Wilds é belo em um nível sobrenatural (e isso pode ser um problema)

Por boa parte da gameplay da beta, Monster Hunter Wilds rodou de maneira lisa. Os gráficos são um show à parte e extremamente detalhistas, oferecendo opções diversas de customização para melhorar o desempenho e performance.

Durante as batalhas iniciais da primeira missão, não observamos qualquer problema de desempenho. Mas no “pós-game” da Beta, tivemos algumas situações desagradáveis. Entre elas, várias quedas constante de frames (fps) em batalhas com vários inimigos.

Também ocorreu problemas pontuais nos comandos de seleção de armas e itens durante as batalhas. Por exemplo, o comando para chamar nossa montaria Seikret é apertar o direcional para cima. Mas durante as batalhas mais intensas, quando realizava outros comandos, a montaria sempre aparecia e atrapalhava nas lutas. Ou seja, um erro nos comandos que precisa ser corrigido.

Porém, temos aqui problemas pontuais que não devem surgir na versão final de Monster Hunter Wilds. 

Monster Hunter Wilds

Experimente a beta e tire suas conclusões

Monster Hunter Wilds promete nova aventura lendária para os fãs da série, com um potencial extra para atrair novatos pelo excelente trabalho realizado pela Capcom. O beta aberto apresentou combates intensos, mecânicas de jogo interessantes e um mundo com potencial de exploração vasto.

Corrigindo os pequenos problemas, este pode ser um dos jogos do ano em 2025 e um dos melhores da década.

Caso não tenha oportunidade de testar neste primeiro momento, usuários do PS5, Xbox Series e PC (via Steam) podem jogar o Beta Aberto entre os dias 01 e 03 de novembro.

Monster Hunter Wilds Open Beta horários
Imagem: Monster Hunter Wilds Showcase / Captura

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