Game Arenagamearena.gg

Busca

Games

Shawn Layden, ex-presidente de PlayStation
Games
Imagem: Divulgação/Sony

PlayStation: ex-chefe da empresa diz que estúdios japoneses tinham problemas desde o PS3

Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, comentou sobre as dificuldades dos estúdios japoneses com o PS3

Igor Pontes •
24/10/2024 às 15h14, atualizado há 5 dias
Tempo de leitura: 5 minutos

Transição para o PS3 complicou as coisas no Japão

Em entrevista ao IGN Japão durante a Gamescom Asia, o ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden, discutiu as dificuldades enfrentadas pelos estúdios japoneses desde o lançamento do PlayStation 3. Ele destacou que, embora os desenvolvedores japoneses tivessem muito sucesso nas eras do PlayStation 1 e 2, a chegada do PS3 representou um desafio técnico que muitos estúdios ainda lutam para superar.

Layden explicou que, nas gerações anteriores, os estúdios japoneses conseguiram traduzir com sucesso suas experiências com jogos de arcade para os consoles domésticos. “Eles basicamente pegaram sua experiência no mercado de arcade e traduziram para o lar. Esse era o ponto de venda. PlayStation 1, Ridge Racer na sua casa, Tekken na sua casa. Mas o jeito de desenvolver uma experiência de arcade é completamente diferente de como você desenvolve uma experiência de console”, afirmou.

PS3
Imagem: Divulgação/Sony

No entanto, Layden comentou que a transição para o PS3, com seu processador Cell, representou um grande obstáculo. “Quando chegamos ao PS3, com o processador Cell, como se programa para isso? Não era mais uma experiência de arcade aprimorada, mas sim uma experiência de PC de alto nível que você oferecia em casa. E acho que foi aí que muitos desenvolvedores japoneses se desconectaram”, disse ele. Segundo Layden, desde então, esses estúdios “têm lutado para tentar voltar ao topo do topo do Olimpo.”

Final Fantasy 7 Remake é um dos jogos exclusivos do PlayStation vindo de outras desenvolvedoras
Imagem: Divulgação/Square Enix

Ele elogiou a Capcom por enfrentar o problema de maneira direta, além de destacar que a Sega está em um bom lugar. Sobre outras empresas, ele comentou que “A Bandai Namco ainda precisa se reestruturar. A Koei Tecmo tem seu mercado e parece feliz com isso… E quantas versões diferentes de Final Fantasy 7 já foram feitas?! A Square Enix, ao abandonar suas ambições de desenvolvedora/publisher no exterior e focar em suas raízes, fez um bom movimento.”

Layden também mencionou o fechamento do Japan Studio, dizendo que “não foi necessariamente uma surpresa” dado que o estúdio não produziu um grande sucesso por algum tempo. No entanto, ele acrescentou uma observação otimista: “Talvez seja isso que o Team Asobi representa. É como podar um bonsai, certo? Você corta até o núcleo e vê se consegue crescer de novo.”

Leia mais

Com informações de: The Gamer


Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYouTubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

Probabilidades em alta

Últimos Arena Shorts

Game Arena Go: o escândalo da Bola de Ouro, os técnicos há mais tempo no Brasil e mais!

Começando a semana da melhor forma: as principais notícias do dia com o DROPS! 🔥

PRESENTE! FalleN lidera lista de "perfeitinhas" em 2024; veja o ranking

Smokezinha de CT para fazer na banana da Inferno e poder ajudar seus amigos no Bomb B! 💨

Brasileiro alcança Top 10 no Ranking da FACEIT Europa, Resident Evil com mídia física no PS5 e mais!

Betnacional - A Bet do Galvão, do Thiaguinho e do Brasil
Tenha acesso a estatísticas avançadas sobre o seu time em tempo real.