Em suas primeiras apresentações como novos CEOs de PlayStation, Hideaki Nishino e Hermen Hulst, os dois falaram sobre as perspectivas da empresa para jogos como serviço (live service), lançamento de títulos para para PC, demissões e outros assuntos.
“Cada PlayStation 5 vendido gera mais de US$ 700 em gastos adicionais, o que é significativamente maior do que na geração anterior”, expõe Nishino e Hulst durante a apresentação do segmento de negócios de jogos e serviços de rede da Sony que ocorreu na noite desta quarta-feira (29).
Já falamos sobre vários destes pontos em notícias anteriores, mas trazemos aqui mais detalhes sobre a reunião de negócios da Sony (via IGN US), respondendo (ou pelo menos tentando) algumas das dúvidas dos fãs a respeito das ações da empresa com o setor de jogos.
Controle na produção de jogos sem comprometer a qualidade e o uso de IA
Segundo Hust, a PlayStation está “aumentando o uso de equipes de desenvolvimento externas, parceiros terceirizados e acordos de co-desenvolvimento com equipes em regiões de baixo custo” para garantir um alto nível de desenvolvimento de jogos.
Ele afirmou que isso permitirá à PlayStation gerenciar o “escopo e escala” de seus jogos “sem sacrificar a qualidade”. Vale ressaltar, que a Sony recentemente realizou uma série de desligamentos e demissões, a exemplo do recente fechamento de seu estúdio em Londres.
Outra estratégia que a PlayStation está explorando, de acordo com o outro CEO, Nishino, busca o uso de inteligência artificial (IA) em diversos setores de produção.
Nishino afirmou que também acredita que a IA “pode aumentar a nossa produtividade e melhorar as experiências dos jogadores”, servindo melhor os criadores e consumidores, criando novas experiências e impulsionando a eficiência em toda a organização.
“Nosso foco é pesquisa e experimentação em ‘machine learning’ e IA”, acrescentou Hulst. “Temos uma riqueza de conhecimento e experiência de décadas de experiência na indústria de jogos que nos permitirá implementar ferramentas de IA de forma eficiente e impactante, graças ao trabalho feito em uma ampla variedade de nossas ferramentas e processos de desenvolvimento”.
Outra declaração bastante polêmica, já que recentemente a Sony se desculpou após erro em entrevista com Neil Druckmann, da Naughty Dog, sobre o uso de IA na produção de jogos.
CEO diz que a indústria vai bem, apesar dos diversos lay offs no setor PlayStation
Hulst afirmou que o setor está “em uma posição muito boa” em resposta a uma pergunta sobre as demissões que afetaram toda a indústria de videogames, incluindo a próprio PlayStation, que demitiu 900 funcionários em fevereiro de 2024.
“Estamos sempre procurando otimizar a alocação de recursos de forma contínua, mas acho que especificamente o que você está se referindo nos últimos meses e trimestres é provavelmente um ligeiro ajuste devido aos lucros inesperados que a indústria viu durante a pandemia”, afirmou Hulst.
“Portanto, isso pode refletir isso, em vez de impactar o crescimento de longo prazo da indústria, que acredito estar em uma situação geral bastante favorável. Eu vejo isso (demissões) como uma adaptação após a pandemia”, complementa o CEO.
Leia mais
- Days of Play 2024: confira as principais ofertas em consoles e jogos para fãs do PlayStation
- State of Play acontece nesta quinta (30) e promete novidades sobre 14 jogos de PlayStation
- Review | XDefiant: um rival para Call of Duty, mas não agora
E aí, você concorda com as colocações (muitas polêmicas) dos CEOs Hideaki Nishino e Hermen Hulst? Vamos torcer para que a situação tenha finalmente se estabilizado e que tanto criadores quando jogadores possam aproveitar o bom momento da marca PlayStation.
A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: Twitter, YouTube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.