Netflix anuncia vice-presidente focado em IA generativa para jogos
A Netflix Games, poucos dias após encerrar seu único estúdio de desenvolvimento de jogos de alto orçamento, anunciou um novo foco em inteligência artificial generativa ao nomear Mike Verdu como seu vice-presidente de GenIA para Jogos. O objetivo é aproveitar o que considera um “ponto de inflexão único para o desenvolvimento de jogos e experiências dos jogadores”. Verdu, que já atuava como VP da Netflix Games, agora assume o compromisso de impulsionar a “inovação no desenvolvimento de jogos”.
Em declaração no LinkedIn, Verdu destacou que a IA generativa pode acelerar o desenvolvimento e desbloquear novas experiências de jogo para surpreender e inspirar os jogadores. Ele enfatizou uma abordagem “centrada no criador”, onde a IA funcionaria como catalisadora, auxiliando tanto grandes equipes a trabalharem mais rápido quanto oferecendo recursos inovadores a pequenos estúdios de desenvolvimento.
A tecnologia, segundo Verdu, representa o próximo grande desafio da indústria de jogos, comparável ao rápido avanço observado nos anos 90, quando novos lançamentos redefiniam continuamente o setor. “Estamos de volta a uma época de potencial ilimitado e inovação rápida, com surpresas incríveis para os jogadores”, afirmou Verdu, acrescentando que vê a IA como uma oportunidade para criar experiências inéditas, embora reconheça que o setor terá que se adaptar.
Netflix não é a única gigante dos jogos investindo em IA generativa. Outros executivos, como Christoph Hartmann, CEO da Amazon Games, e Andrew Wilson, CEO da EA, veem a tecnologia como uma forma de otimizar a produção, embora Wilson observe que isso pode impactar até 60% dos processos de desenvolvimento da EA. Enquanto isso, empresas como Square Enix, Ubisoft e Embracer Group também exploram o potencial da IA generativa.
Porém, a implementação dessa tecnologia tem gerado preocupações éticas e legais. Segundo uma pesquisa da Game Developer Collective, muitos desenvolvedores consideram a IA uma “faca de dois gumes”: 30% acreditam que ela pode reduzir custos, mas 35% temem que a qualidade dos jogos possa ser afetada no próximo ano.
Além disso, a possibilidade de a IA resultar em mais demissões preocupa trabalhadores do setor. Nos EUA, a SAG-AFTRA está em greve para garantir proteções trabalhistas contra a IA para profissionais de jogos, numa tentativa de conter o impacto da tecnologia sobre os empregos na indústria.
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Com informações de: Game Developer
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