SAG-AFTRA encerrou as negociações com empresas de jogos sem uma resolução
Segundo a Variety, após três dias de negociações, o sindicato SAG-AFTRA e diversas empresas do setor de videogames terminaram as discussões sem alcançar um acordo. A greve afeta 120 jogos, mas seu impacto não é direto sobre as companhias, e sim sobre projetos específicos, o que significa que títulos já lançados ou previstos para os próximos dois anos não sofrerão atrasos imediatos.
O ponto central das discussões gira em torno da aplicação de inteligência artificial generativa para captura de movimentos e performance, tecnologia já utilizada em franquias como Call of Duty Modern Warfare 3 e jogos da EA Sports.
A Variety apontou que os dois lados chegaram a um consenso em 24 dos 25 itens debatidos, mas a questão do uso de IA segue sem resolução. Algumas empresas, como a Activision e a Insomniac Games, já estabeleceram regras internas para garantir que o uso da IA seja transparente e utilizado para auxiliar artistas.
Empresas como Activision Productions, Disney Character Voices, Electronic Arts Productions, Formosa Interactive, e Blindlight estão entre os envolvidos nas negociações com o SAG-AFTRA. No caso da Blindlight, especializada em contratação de atores de voz para jogos, participou de uma negociação similar em 2005, evitando uma greve na época.
Embora a greve não afete imediatamente os títulos lançados recentemente ou em breve, as incertezas sobre o uso de IA na produção de conteúdo podem influenciar o futuro do setor e dos jogos que estarão na próxima geração de consoles.
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Com informações de: Gameranx