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World of Warcraft The War Within
Entrevista
Imagem: Blizzard / Reprodução

Entrevista | Morgan Day, diretor de World of Warcraft: The War Within, fala sobre a nova expansão do MMO

A promessa é que World of Warcraft: The War Within agrade tanto velhos quanto novos jogadores

Octavio Ferreira •
22/08/2024 às 19h27, atualizado há 2 meses
Tempo de leitura: 8 minutos

Chegando logo mais em 26 de agosto, a aguardada expansão The War Within de World of Warcraft é a primeira parte de uma trilogia de expansões apresentada como “Saga da Alma do Mundo”. Nela, teremos um aprofundamento na história central do universo de WoW, com mudanças significativas em tudo o que os jogadores, novatos e veteranos, já conhecem e apreciam por anos.

Já em preparação para a aguardada expansão, a equipe da Blizzard realizou uma coletiva com veículos de imprensa da América Latina. Claro, a Game Arena foi chamada para participar e trazemos aqui um apanhado geral de tudo o que foi apresentado.

Quem encabeçou a coletiva foi Morgan Day, Associate Game Director de WoW, para responder nossas perguntas e esclarecer duvidas sobre o que veremos em The War Within.

Mudanças significativas nas classes e convite aos novatos

Quando questionado sobre as mudanças nas classes de World of Warcraft e como isso impactaria no jogo como conhecemos (em especial para novatos), Morgan acredita que não precisamos ficar tão preocupados com isso.

Com The War Wihin, teremos um modo que possibilita que jogadores que não conseguem participar de raids consigam vivenciar a história e momentos épicos normalmente reservados para conteúdos mais avançados. Também buscamos equilibar o combate e as mecânicas de classe de forma que fiquem mais atraentes.

O principal objetivo é garantir que os jogadores possam desfrutar de estilos de jogo diferentes e escolham seus preferidos, seja por meio de especificações técnicas das classes ou pelas novas árvores de talentos de heróis introduzidas em The War Within.

Neste mesmo momento, Morgan foi questionado sobre a competição em alto nível das missões “míticas”, onde um jogador menos avançado pode acabar se perdendo em meio a tantas informações. Sobre isso, o designer explicou o seguinte:

Reconheço que a existe sim uma competição de alto nível. Como os ataques míticos, muitas vezes leva a estratégias e objetivos específicos, sempre buscamos tornar mais fácil para os jogadores alternarem entre personagens e funções conforme necessário. Um exemplo para tornar The World of Warcraft mais acessível é a introdução de War Bands, que facilitarão a capacidade dos jogadores de gerenciar vários personagens, melhorando sua experiência geral de jogo e aperfeiçoando sua compreensão geral do jogo.

Envolvendo a comunidade ainda mais

Quando questionado sobre a importância em tornar World of Warcraft ainda mais acessível a novos jogadores com The War Within, Morgan defendeu que este é o momento ideal para seguir com ações que visem trazer novos jogadores.

Ele enfatizou que, embora o jogo tenha uma história rica que abrange 20 anos de conteúdos e agrade a base gigantesca de jogadores e fãs, os novos jogadores não devem se sentir obrigados a ter esse conhecimento prévio para aproveitar o jogo.

O objetivo é criar uma experiência atraente para todos, independentemente da familiaridade com a história do jogo. Vejam Anduin como um exemplo da narrativa em evolução do WoW. Ele começou no jogo ainda criança, tornou-se um personagem significativo. Essa evolução é empolgante para jogadores antigos que acompanham sua jornada, mas o jogo garante que novatos ainda possam achar a história envolvente sem a necessidade de conhecer todos os detalhes de seu passado.

The War Within foi projetado para ser o início de uma nova saga, tornando-se um ponto de entrada ideal para novos jogadores. A expansão introduzirá novos personagens e ideias, proporcionando um novo começo e ao mesmo tempo sendo enriquecida pela história destas duas décadas de WoW. Essa abordagem permite que jogadores, tanto novos e quanto veteranos, aproveitem o conteúdo sem se sentirem perdidos ou sobrecarregados.

Para jogadores interessados ​​na história do jogo, existem recursos disponíveis para se aprofundar na história. Um exemplo é o vídeo “The Story So Far”, que fornece um resumo dos principais eventos que levaram à expansão atual. Este vídeo está disponível quando os jogadores fazem login pela primeira vez, oferecendo contexto sem exigir a diversão do jogo.

Equilibrando acessibilidade e profundidade

Na coletiva, Morgan enfatizou a importância de equilibrar a acessibilidade para novos jogadores com a profundidade que os fãs de longa data apreciam. Com pelo menos uma hora de duração, mais da metade da coletiva foi focada na busca em agradar novos e antigos fãs.

World of Warcraft The War Within
Imagem: Blizzard / Reprodução

O jogo tem como objetivo fornecer oportunidades para os jogadores explorarem a tradição e a história, se assim o desejarem, mas não deve ser uma barreira à entrada. Esse equilíbrio garante que o WoW continue envolvente e divertido para uma base diversificada de jogadores.

A próxima expansão, The War Within, oferece um novo começo com novidades, apoiados pela exploração opcional da história para os interessados. Esta estratégia garante que World of Warcraft continue a ser um jogo dinâmico e inclusivo para todos os jogadores.

Delves como uma nova mecânica de The War Within

Morgan apresentou Delves, um novo tipo de conteúdo em The War Within. As Delves são projetadas para serem flexíveis, permitindo o jogo solo ou em grupo (escalando até a cinco jogadores) e podem ser concluídas com um companheiro NPC.

Este recurso é voltado para jogadores que podem ter tempo limitado para jogar, oferecendo uma experiência de 10 a 15 minutos que ainda proporciona uma progressão significativa. O companheiro NPC da 1ª temporada é Brann Bronzebeard, um personagem anão conhecido por sua personalidade e dicas úteis no jogo.

O ue realmente queremos é que o jogador seja capaz de personalizar sua experiência para realmente, você sabe, jogar da maneira que deseja. Sentimos que existe uma oportunidade de fornecer uma nova história e novas opções de progressão no final jogo para aqueles que talvez só tenham um tempinho para jogar.

Queremos que seja uma experiência rica e divertida de 10 a 15 minutos, algo que você possa fazer muito rapidamente. Não há limites de tempo e você e seu companheiro NPC. Os Delves oferecem opções de personalização para os jogadores, permitindo-lhes equipar seus companheiros NPCs com equipamentos diferentes e configurá-los para várias funções.

World of Warcraft The War Within
Imagem: Blizzard / Reprodução

É um recurso que busca aprimorar a experiência do jogador, fornecendo novas oportunidades de história e progressão no final do jogo, especialmente para aqueles que não têm um grupo regular com quem jogar.

Em resumo, Morgan destacou o compromisso do World of Warcraft em receber novos jogadores e ao mesmo tempo continuar a fornecendo conteúdo rico e envolvente para jogadores veteranos.

A próxima expansão The War Within é uma tentativa de revitalizar o MMORPG mais popular da história, oferecendo um recomeço tanto para World of Warcraft quanto para a própria Blizzard. Afinal, ela vive um novo momento debaixo das asas da Microsoft e precisa exorcizar os fantasmas dos problemas passados.

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