Conversamos com os criadores de Wardens Rising na Gamescom LATAM 2024
Durante a Gamescom LATAM 2024, conversamos com o Big Moxi Games, estúdio responsável por Wardens Rising, jogo que mistura defesa de bases, RPGs de ação e também conta com elementos de MOBA.
Durante o nosso papo com Rafael, gerente de comunidades do jogo, e Igor, supervisor de desenvolvimento, comentamos um pouco sobre o processo de desenvolvimento, e como foi trazer essa proposta de misturar diferentes gêneros em um título só.
Um pouco de tudo
Conversamos um pouco sobre a mistura de gêneros que compõem a jogabilidade de Wardens Rising e como foi trazer o melhor de cada estilo para dentro do jogo. “Então, o Wardens Rising é uma mistura de shooter com Action RPG e também Tower Defense. Então, a nossa ideia é misturar esses elementos desses estilos de jogos em um só, e o jogo acontece em uma progressão. Então, primeiro, você tem aquela fase de construção, em que você constrói as suas estruturas, você constrói as suas defesas em volta da sua base. Porque a sua missão principal é defender esses núcleos de energia que mantêm a humanidade viva”, Rafael começou a explicar.
“Enfim, depois de você construir essas estruturas, começa a fase de batalha, de fato, a ação em que os inimigos vêm pelos caminhos até o seu núcleo. Você tem que eliminar eles com as habilidades do seu personagem. E depois que acaba isso, você ganha recursos, você ganha maneiras para otimizar as suas estruturas, o seu personagem, e conseguir enfrentar a próxima invasão que vai ser maior ainda”, finalizou o gerente de comunidade.
Também conversamos sobre como foi balancear esses momentos de estratégia com uma jogabilidade mais frenética do Wardens Rising, visto que por mais que exista esse momento de parar e construir, também é necessário ser mais ativo na jogabilidade. “Então, como o Rafa falou, é um dos maiores diferenciais do Wardens Rising, mas também um dos maiores desafios, talvez. A partida em si, a campanha era organizada em missões. Cada missão é dividida nesses dois momentos, a fase de construção e a fase de invasão. A fase de construção é onde você vai planejar mais a sua estratégia, onde você vai construir as suas estruturas”, explicou Igor, supervisiona o desenvolvimento do jogo.
Ele continuou a explicação, “E a fase de ação é onde você não tem mais acesso a esse modo top-down bem estratégico ali, e você vai estar na ação ali com o seu herói. Eu acho que é interessante esse balanço, sabe, porque o jogador ele não tem um limite de tempo no estágio de construção ali, então ele pode, pirar, né, ficar ali, tentar um setup, tentar outro setup, ver onde é que fica melhor estrategicamente entre os caminhos, né, os choke points ali para fazer um melhor aproveitamento, ou, tipo, tentar passar aquilo ali mais rápido e pular direto na ação, né, então é um balanço que fica interessante e permite para o player também balancear isso do jeito que ele gosta de jogar.”
Cada um com uma habilidade diferente
Outra coisa que comentamos sobre, foi que cada Warden, possui um kit de habilidades diferente, e é possível customizar o personagem e também caso queira jogar a campanha mais uma vez com o Warden, é possível ir por um caminho completamente diferente. “A ideia do Warden é exatamente fornecer o máximo de possibilidades para o jogador conseguir customizar a gameplay dele conforme a sua preferência”, explicou Rafael.
“Então se tu é alguém mais estrategista, alguém que gosta mais de um crowd control, tem, por exemplo, a Elemental, a Selene Frost, que é uma Warden que usa magia de gelo, então ela congela os inimigos e tu pode, de repente, combar isso com algumas estruturas que também atordoam os inimigos. Então, existem várias ferramentas diferentes para otimizar e para personalizar a tua gameplay”. E, além disso, o jogo conta com multiplayer, ajudando a criar estratégias mais amplas.
“Então, ao longo do jogo, conforme tu vai progredindo, tu vai melhorando as tuas habilidades, melhorando as tuas toys e melhorando os teus personagens, tu vai escolhendo pra que caminho tu vai. E assim é a coisa mais legal do Wardens Rising, assim, talvez em termos de multiplayer também, é bom citar, que quando tem ali os quatro jogadores, cada um estará jogando de um jeito diferente, cada um estará defendendo aquela invasão de um jeito diferente”, continuou Rafael.
“De repente, um pode se especializar em defender a base, montar aquele setup de base e o outro ficará perto do portal, querendo eliminar os inimigos antes mesmo deles chegarem. Então, essa é exatamente a questão de customização para cada um possa jogar do seu jeito preferido“, finalizou Rafael.
Igor também comentou um pouco sobre isso, falando da customização. “E eu acho que além dessa parte de playstyle mesmo do jogador, tem a parte de customização, como tu falou, da onde a gente bebe de action games, de modo que o personagem vai ter ali 3 habilidades e um ultimate. Você terá possibilidades conforme tu adquire souls, que são o equivalente a XP ali, matando inimigos. O teu personagem vai subir de nível, tu vai poder usar aqueles pontos ali, tanto numa árvore de status, para selecionar ali, menos cooldown, mais vida, mais ataque, dependendo de como tu quer, ter mais mobilidade, ter mais defesa, sabe? Então tu tem essa customização no personagem conforme você progride”.
A ascensão dos jogos PvE
Outro fato que chama atenção no Wardens Rising, é pelo jogo ser somente PvE cooperativo. E com a chegada de títulos como Helldivers 2 fizeram sucesso justamente por não envolver o aspecto competitivo da coisa e focar mais na diversão com os amigos, conversamos sobre como esse estilo de jogabilidade tem voltado a chamar a atenção da galera.
“Eu acho que o Wardens Rising ele traz de novo aquele sentimento de se juntar com os amigos e jogar um jogo juntos, se divertir nisso e o objetivo ali é a criatividade, né?”, Rafael continuou explicando um pouco mais sobre o objetivo deles com o jogo. “Ver como cada um vai lidar com aquela situação juntos e também ele permite essa ação solo que é uma gameplay muito divertida, tu passa horas jogando ali porque existe essa replayabilidade, cada invasão é diferente, nunca vai ser igual a gameplay, as pessoas sempre vão ser diferentes, então ele também tem essa questão de compartilhamento de olha só, de repente fazer esse tipo de estruturas aqui é mais interessante para esse mapa, de repente utilizar essa estrutura é mais legal usar num lugar mais alto, então ele também é um jogo que a gente sabe que terá bastante essa questão de compartilhamento na comunidade em si”, e o gerente de comunidade acredita nesse retorno dos jogos PvE.
“E eu acho que esse sentimento tá voltando, esse sentimento é um negócio que vai ser muito interessante para o Wardens Rising porque ele tem essa possibilidade de compartilhar experiências com seus amigos”, finalizou Rafael. Cheguei a perguntar se eles pensam em colocar um modo de jogador contra jogador, e Igor deixou claro que eles não têm esses planos.
“Não, o Wardens Rising é um jogo 100% PvE, que nem você falou, a gente não tem nenhum plano para ter alguma coisa PvP dentro dele, e eu concordo contigo aqui, tipo, PvE tá numa crescente, né? Então tu pega título como Helldivers 2, Deep Rock Galactic também, é diversão com amigos ali, com, um pouquinho de caos no meio, e eu acho que o Wardens Rising entra bem nessa onda ali e já está com uma experiência bem legal no PvE”, finalizou o supervisor de desenvolvimento.
Problemas no Rio Grande do Sul
O Big Moxie Games é um estúdio gaúcho, e com a tragédia climática que aconteceu no estado, conversamos sobre como as chuvas afetaram a equipe e o desenvolvimento do jogo. “É, foi bem difícil lidar com as enchentes de maio, né, e o estúdio em si não foi diretamente afetado, que é um lado positivo, né, mas aí tivemos muitas pessoas do estúdio que foram afetadas, pessoas que tiveram que sair de suas casas, tiveram que ir para casa de parentes, e nós somos um estúdio que a gente tem a nossa sede em Porto Alegre, e a gente gosta muito de estar junto, a gente valoriza muito essa experiência de trabalhar juntos”, comentou Rafael.
“Então a gente teve que dar um passo atrás, a gente teve que garantir que todo mundo estivesse seguro antes que a gente voltasse a trabalhar nesse projeto que a gente tanto ama, e eu acho que exatamente essa prioridade de que todo mundo estivesse seguro foi o que permitiu que a gente continuasse a trabalhar de maneira efetiva”, explicou Rafael, que ainda destacou o companheirismo entre colegar de trabalho nesse momento tão delicado.
“A gente conseguiu se abraçar, a gente conseguiu se ajudar, a gente conseguiu se colaborar, dessa maneira a gente conseguiu garantir que nós conseguíssemos, né, que nós continuássemos o projeto que a gente ama e que todo mundo estivesse bem”, explicou o gerente de comunidade.
Wardens Rising chega em 2025 para consoles e PC, e terá uma demo disponível na Steam a partir do dia 29 de julho.
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