Sindicato vai investigar ação da Sony de fechar o estúdio de Concord
O sindicato Communication Workers of America (CWA) afirmou que a decisão da Sony de encerrar os estúdios Firewalk e Neon Koi foi um movimento para “fortalecer sua posição monopolista na indústria de videogames”. A CWA criticou a decisão, anunciada na última terça-feira e resultou no fechamento das duas desenvolvedoras.
A Sony Interactive Entertainment, que adquiriu a Firewalk em 2023, confirmou o encerramento das atividades do estúdio após o desempenho fraco de seu título de estreia, Concord, um shooter live-service que foi retirado do mercado em menos de duas semanas devido à recepção negativa dos jogadores. Segundo a Kotaku, a Sony havia investido cerca de US$ 200 milhões na produção do jogo, mas o valor não cobriu o desenvolvimento completo nem a aquisição da propriedade intelectual de Concord ou do próprio estúdio, com o custo total do jogo chegando a US$ 400 milhões, conforme relatado anteriormente.
Em um comunicado, a CWA destacou que “a negociação coletiva não apenas permite que os trabalhadores tenham voz em questões de compensação justa, mas também proporciona uma oportunidade de participar das decisões sobre cortes de empregos”. O sindicato também criticou a dissolução dos estúdios pela Sony como um sinal de que a empresa evita competir em mercados diversificados, como o de jogos mobile, priorizando títulos exclusivos de PlayStation.
A CWA afirmou ainda que planeja levantar as implicações anticompetitivas dessas ações perante os reguladores antitruste, formuladores de políticas e outras partes interessadas, visando expor o que considera ser um avanço da Sony em direção a uma posição monopolista e monopsônica na indústria de games.
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Com informações de: VGC