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A história das ilhas do céu na série Zelda

A história das ilhas do céu na série Zelda

Muito antes de Tears of the Kingdom, ilhas no céu desempenharam papeis importantes em Zelda As ilhas do céu, grandes porções de terra cercadas de nuvens por todos os lados, estão no centro das conversas sobre a história de Zelda nesse momento. Tudo porque elas são umas das principais novidades de Tears of the Kingdom, sequência de Breath of the Wild que terá seu aguardado lançamento na próxima sexta-feira (12).

Marcellus Vinicius •
10/05/2023 às 23h00, atualizado há 2 anos
Tempo de leitura: 7 minutos

Muito antes de Tears of the Kingdom, ilhas no céu desempenharam papeis importantes em Zelda

As ilhas do céu, grandes porções de terra cercadas de nuvens por todos os lados, estão no centro das conversas sobre a história de Zelda nesse momento. Tudo porque elas são umas das principais novidades de Tears of the Kingdom, sequência de Breath of the Wild que terá seu aguardado lançamento na próxima sexta-feira (12).

Mas essa não é a primeira vez que ilhas celestiais aparecem com destaque na série. Por isso, enquanto rufam os tambores para a chegada do novo jogo, preparamos essa recapitulação especial com os jogos que já apresentaram ilhas e templos no céu, contextualizando cada caso para entender melhor como tudo se encaixa na mitologia da série. São três jogos, mais especificamente, que listarei aqui em ordem de lançamento.

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A Tribo do Vento (Minish Cap, Game Boy Advance)

The Legend of Zelda: he Minish Cap

The Minish Cap é um jogo desenvolvido em parceria com a Capcom que retrata alguns eventos anteriores a Ocarina of Time. Nele conhecemos algumas raças que tiveram conexão direta com os primeiros séculos do reino de Hyrule, incluindo a Tribo do Vento (Wind Tribe). É um povo de cabelos avermelhados que tem conexão profunda com o elemento do vento.

A tribo do vento saiu das ruínas do próprio templo na superfície e usou seus poderes para morar acima das nuvens, construindo um palácio no cpeu que guardaria o elemento do vento, um dos quatro itens necessários para forjar a lendária Four Sword, cuja lâmica, assim como acontece com a Master Sword, tem o poder de repelir o mal

Um detalhe importante é que Minish Cap foi um dos primeiros jogos da série dirigidos por Hidemaro Fujibayashi, que também é o diretor de Skyward Sword e Tears of the Kingdom, outros dois jogos apresentando ilhas do céu, além de ser, claro, o homem por trás de Breath of the Wild também. A presença dele nesses jogos e o retorno dessa temática no mais novo capítulo da série provavelmente não são mera coincidência.

A cidade no céu (Twilight Princess, GameCube/Wii)

The Legend of Zelda - Twilight Princess

Em Twilight Princess, é dito sobre um povo especial que tinha uma conexão mais próxima com as deusas, mais até do que os Hylians. Esse povo construiu uma cidade que fica na altura das nuvens, reforçando ainda mais sua forte conexão com um plano divino. Esse povo também é um dos mais bizarros já vistos em qualquer jogo de Zelda, o que não é pouca coisa. Estamos falando dos Ooccoo, esses seres que parecem uma fusão de gente com galinhas, algo que poderia muito bem ter saído das páginas do mangá Berserk.

Ooccoo - Zelda
Não, sério…

O modo como os Ooccoo são descritos, como um povo de tecnologia avançada, conexão com a deusa Hylia e morada nos céus, é similar à maneira como os jogos falam da tribo do vento em Minish Cap, do povo de Skyloft em Skyward Sword e, aparentemente, como serão tratados os Zonai em Tears of the Kingdom. A ideia de uma civilização celestial que tem conhecimentos mais profundos e uma missão sagrada conectada com a origem de Hyrule se tornou um tema recorrente na série.

Skyloft e as ilhas do céu (Skyward Sword)

Zelda - Skyloft

Skyward Sword é o jogo que antecede todos os outros na linha do tempo de Zelda, mostrando os eventos que levaram à fundação do reino de Hyrule. A história do jogo contra que a deusa Hylia travou uma guerra contra a entidade maligna Demise. Quando esse mal primordial foi selado, a deusa levou a terra do seu povo até os seus para protegê-lo dos monstros da superfície, e também levar a sagrada relíquia Triforce para longe do alcance do demônio.

O povo escolhido por Hylia começa então uma comunidade nos céus conhecida como Skyloft, que fica acima de uma barreira de nuvens que separa totalmente esse mundo da superfície. O mais interessante desse caso é que, aparentemente, a mesma barreira continua existindo durante os acontecimentos de Breath of the Wild. Para corroborar essa teoria, temos o fato dos dragões “desaparecerem” em um portal no céu que leva para um lugar desconhecido, além da confirmação de que as ilhas no céu voltarão a fazer parte desse universo no próximo jogo.

Zelda - Tears of the Kingdom

Como vimos, o histórico das ilhas do céu em Zelda parece dar uma noção de como elas poderão ser abordadas dentro da mitologia da série em Tears of the Kingdom, ainda que seja improvável que todas essas ilhas e raças serão referenciadas e conectadas na trama.

Se você tiver uma teoria ou comentário adicional sobre essas ilhas e povos celestiais, compartilhe com a gente aqui nos comentários, e continue acompanhando a cobertura especial de Zelda nos próximos dias!


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