Counter-Strike 2

25 anos de CS: lembre posições que mudaram com o tempo

Não é só a jogabilidade e os gráficos do CS que mudaram com o tempo. Os mapas permaneceram, porém diferentes!

25 anos de CS: lembre posições que mudaram com o tempo

Montagem: Astralis

O Counter-Strike se renovou por completo com o passar desses 25 anos. Não só em gráficos e jogabilidade, mas também dando novos ares a mapas antigos que nasceram na primeira versão do título e perduram até o Counter-Strike 2 (CS2).

Entre os mapas bastante jogados desde o primeiro título, estão nomes como Dust 2, Nuke, Inferno e Train. E todos estes, mudaram aqui e ali.

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Dust 2

A Dust 2 é o mapa mais copiado do mundo. Volta e meia um novo jogo lança, com cópias fiéis e provavelmente não autorizadas do icônico mapa do CS. Por isso, mesmo em duas décadas e meia, pouco foi mexido por lá.

Três exemplos de alterações sutis na Dust 2, são: o atual carro (fundo), o atual branco (bomb A) e a antiga tripla do meio CT. No caso do carro e do branco, são duas posições próximas ao que eram antes, mas que ficaram mais fortes e com locais para se esconder.

No carro o CT tem mais opções para se esconder, inclusive totalmente, dos terroristas que vem do fundo | Imagem do CS 1.6: Blaze9
No CS2, o lugar para se esconder no “branco” ou “rkz” é maior | Imagem do CS 1.6: Blaze9

Já a tripla que existia para o CT se proteger no meio, hoje é apenas um pequeno barranco que não serve para muita coisa. Veja a diferença:

Nuke

A Nuke era um mapa muito jogado no competitivo do CS 1.6 e segue da mesma maneira no CS2. Entretanto, o mapa, apesar de parecer o mesmo a primeira vista, teve muitas mudanças de posições – algumas que mudaram drasticamente e outras até que deixaram de existir.

Aqui vai uma lista delas:

  • O amarelo, que hoje é azul (a casinha do Bombsite A), tinha uma janela que dava para o terra e o duto, mas hoje não tem mais.
  • Antigamente, os dois dutos funcionavam. Já atualmente, existe o “duto falso”, em que é impossível entrar.
  • Nas versões antigas do CS, o Bombsite A tinha apenas umas caixas centrais, não muito altas. Hoje, há dois silos gigantescos.
  • Na região do cat, de CT, havia uma passarela bem grande que dava para mirar o fora de lá, bem de pertinho. Hoje ela não existe mais.
  • Pela região do fora, nas versões mais antigas do Counter-Strike, a passagem do secret ficava mais acessível ao CT e não na passagem que os TRs fazem atualmente.
As diferenças apontadas no bombsite A
A passarela no fora, que hoje não existe mais.

 

Train

A Train teve duas mudanças significativas e curiosas. A primeira delas é que o céu, dos vagões A, mudou de lugar. Antes ele ficava próximo a base terrorista, enquanto agora está acima da base contra-terrorista.

Outra mudança ainda mais curiosa é que o bombsite mudou de lugar – algo raro no jogo. Enquanto o antigo ficava quase escondido no túnel que tem ligação com a base CT, agora ele fica um pouco mais centralizado e exposto.

Inferno

Três mudanças interessantes aconteceram na Inferno. Uma delas é que, nas versões mais antigas, havia uma escada ao lado da caverna, que dava em uma pequena sacada. Aquilo dificultava bastante a vida do CT, que ao abrir a mira, não sabia se mirava para cima ou para baixo. Esta escada e a varanda não existem mais.

Outras duas novidades aconteceram no bombsite A do mapa. A primeira é na “areia 2”, que antes tinham aberturas no chão, parecido com o caminho de rato. Ali a dificuldade era a mesma, de precisar entrar mirando para baixo. Estas aberturas, entretanto, foram fechadas e hoje em dia é um chão plano.

Após duas posições fechadas, uma se abriu. Hoje em dia, o que conhecemos como cemitério, que fica de frente para a área de plant, antes era fechado e não existia.

Cobblestone

A Cobblestone é um mapa que ainda não chegou oficialmente ao CS2. Por isso, ainda pode sofrer alterações e, quem sabe, posições antigas até retornarem. Mas, comparando as versões do CS 1 com a do CS:GO, já é possível observar posições que até mesmo deixaram de existir.

É o caso do “céu TR”, que havia uma subida logo na rampa da base TR, e também a do “céu CT”, onde a subida ficava na ligação do meio. Ambas foram fechadas, provavelmente pelas mesmas razões de várias outras em que citamos na matéria. Parece que a Valve quer que os jogadores olhem menos para cima  e para baixo e mais reto.

A área de plant do bombsite B também mudou. As antigas caixas e a subida no fundo do bomb foram trocadas por um grande monumento e o famoso “galinheiro”. Veja abaixo, na imagem, as comparações:

Há mais posições que mudaram em alguns desses mapas e mais mapas que também estão diferentes de antigamente. Se você gostou desta matéria, compartilhe para que a Game Arena faça uma parte 2.


Veja também nossos vídeos. Neste aqui comentamos sobre as mudanças na gameplay de Chelo, nesta nova fase da FURIA:

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