World of Warships quer unir a comunidade latino-americana e brasileira do jogo
Durante a gamescom latam 2024, o Game Arena teve a oportunidade de conversar com Kristhian Mancilla, gerente de comunidade em língua portuguesa de World of Warships sobre o empenho do jogo em oferecer um conteúdo histórico, colaborações e também a vontade de criar uma união da comunidade na América Latina.
Colaborações importantes
Começamos a nossa conversa falando sobre as colaborações presentes em World of Warships, começando com a parceria com a franquia Popeye .“O Popeye é uma franquia bem conhecida, e acho que teve mais conteúdo para gente trabalhar em cima do que o Godzilla versus Kong, mas teve aceitação, as comunidades aceitaram”, explicou Mancilla, que ainda comentou sobre a colaboração com o Force Blue.
A parceria também trouxe uma ação da Wargaming com a Force Blue, entidade que conta com a colaboração de veteranos militares para resgatar tartarugas marinhas afetadas pela fibropapilomatose, que causa a formação de tumores nos animais.
O grupo visa resgatar as tartarugas presentes no arquipélago de Florida Keys, curando os animais e devolvendo-os para o ecossistema. Durante o período da parceria, 10% dos lucros da parceria com Popeye foram destinados à instituição.
O visual inspirado no marinheiro das animações chegou a sair uma segunda vez, e segundo Mancilla, foi para dar uma oportunidade para os jogadores que não adquiriram da última vez, consigam participar da ação.
Compromisso com a comunidade latino-americana
A Wargaming revelou durante o evento a chegada de três encouraçados: Ipiranga, de nível VIII, representando o Brasil; Los Andes, de nível IX representando a Argentina; e Libertad, de nível X, representando o Chile.
Os navios ficarão disponíveis para teste a partir da atualização 13.6 para a versão de PC, e com a chegada dessa linha representando a comunidade latino-americana, comentamos sobre o trabalho da Wargaming em trazer conteúdos voltados para essa comunidade.
“A seleção dessa linha específica, foi baseada em outro encouraçado lançado no jogo há alguns anos. É um encouraçado brasileiro que é uma mistura de vários projetos históricos que o Brasil estudou durante o início século 20, quando o país adquiriu alguns encouraçados”, explicou Mancilla.
“Para cada encouraçado ou para cada navio que você lança, existem cinco, seis ou sete pré-projetos, estudos, e a gente pegou alguns desses e fizemos um navio a partir disso. Isso virou o Atlântico”, Mancilla ainda explica a mecânica para lançar o projeto.
“Fizemos a escala, né? Aumentou o tamanho, a força, o peso, a capacidade ofensiva, defensiva, tudo para ele caber no tier VII, IX, X com navios de linha, sendo o navio brasileiro, argentino e chileno”, finalizou o gerente de comunidade.
A vontade de estreitar laços com a comunidade latino-americana e brasileira
Comentamos também sobre a importância de estreitar os laços com a comunidade latino-americana, e como esse tipo de lançamento ajuda a trazer o público de World of Warships para perto. “É uma forma de trazer eles para conversar com a gente”, explicou Mancilla.
“A gente tem uma comunidade que ela é um pouco espaçada, ela não é pequena, eu tenho acesso para saber quantos desses jogadores vem do Brasil, vem da América Latina, mas eles estão escondidos”, Mancilla continuou elaborando sobre as formas de juntar a comunidade.
“Nós temos o esforço de falar: ‘Olha, nós temos canais de comunicação’, temos gerente de comunidade em língua portuguesa, a gente tem uma live oficial em português”, Mancilla ainda fez um pedido para a comunidade durante a nossa conversa.
“Vem jogar com a gente! Vem participar, saber mais, existem clãs brasileiros! O nosso esforço é lançar um conteúdo e falar ‘vem cá, vem falar com a gente!'”, brincou Khristian.
Compromisso com a história naval
Outro ponto de World of Warships, é o empenho do jogo de manter um conteúdo que também tenha um respaldo histórico. Com ações como o evento “A Noite dos Museus”, que destacou o 80 anos do Dia D, por meio do documentário “Frog Fathers: Lessons from the Normandy Surf”, além de um modo de jogo sobre a invasão da Normandia.
“Isso é uma marca de nascença da Wargaming”, Mancilla elaborou um pouco mais sobre o assunto. “Essa ligação com a história militar, não só com a história militar, com a cultura militar e com as pessoas que passaram por isso”. Khristian também explicou sobre as ações da empresa com veteranos de guerra.
“Nós temos um longo histórico de ações com veteranos, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa também, e nós temos também uma série de descontos e benefícios para veteranos, porque é algo da cultura deles”, continuou Mancilla.
Mancilla também explicou que a Wargaming mantém contato com museus, além de ajudar em projeto de restauração de navios históricos, como no caso do USS Wisconsin, que teve um pacote de visual especial a venda para arrecadar fundos para a restauração da torre do veículo naval.
“Ele entrou no World of Warships e a gente aproveitou para lançar esse projeto para ajudar o navio-museu no qual esse navio é baseado, e a arrecadação está sendo revertida para eles para ativar a torre”, Mancilla continua, explicando mais sobre a restauração.
“Ela está fechada para visitação, ela está muito deteriorada, internamente ela precisa de reforma, então nós estamos ajudando eles nessa forma”, concluiu o gerente de comunidade. Khristian também explicou sobre como eles abordam conteúdos inspirados em navios clássicos.
“Somos maleáveis sobre o que chamamos de conteúdo histórico. Porque não é só o navio em si, que existiu historicamente. Nós também consideramos os pré-projetos desses navios, que não foram construídos, também para dar uma sobrevida para o jogo, se não acaba muito rápido!”, brincou Mancilla. Ele ainda deu um exemplo dessa abordagem.
“Por exemplo, nós temos no World of Warships, o encouraçado North Carolina, ele é dos anos 30, e nós temos um dos pré-projetos dele, o Flórida. É um encouraçado, está no jogo, é um navio levemente diferente, se você colocar um do lado do outro você vai ver a diferença, porque essa é a evolução do projeto”. Mancilla concluiu explicando que dessa forma, eles têm os dois conteúdos no jogo, tanto o original, quanto o pré-projeto.
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