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Como Wolfstride, um jogo brasileiro, ajudou a construir o acervo de games da Crunchyroll?
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Como Wolfstride, um jogo brasileiro, ajudou a construir o acervo de games da Crunchyroll?

Como Wolfstride, um jogo brasileiro, ajudou a construir o acervo de games da Crunchyroll?

Saiba mais da história de Wolfstride e como ele foi um dos primeiros a chegar ao Crunchyroll Game Vault.

Jeancarlos Mota •
15/12/2023 às 19h07, atualizado há um ano
Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba mais da história de Wolfstride e como ele foi um dos primeiros a chegar ao Crunchyroll Game Vault.

Como os jogos feitos no Brasil estão conquistando o mundo? Além do talento dos desenvolvedores nacionais, que nem sempre têm o apoio necessário para fazer seus trabalhos atingirem a notoriedade necessária (e merecida), canais de distribuição podem ser a chave para que eles cheguem até os jogadores ao redor do mundo.

E esse foi o caso de Wolfstride.

O game, inspirado em animes e outros RPGs, foi feito pelo brasileiro Otávio Augusto, do estúdio OTA IMON, e ele nos contou, em um papo durante da CCXP 2023 no estande da Crunchyroll, com detalhes como sua obra chamou atenção e chegou até o Crunchyroll Games.

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Mas, antes de tudo, tínhamos uma curiosidade: Por que o jogo é em preto e branco?

“Porque eu e meu irmão somos daltônicos (risos), revela Otávio. “Quando comecei o projeto estava sozinho, daí falei, ‘cara, eu não quero perder tempo apanhando para as cores’”. 

Outra curiosidade foi a opção de pixel arte para Wolfstride. Neste caso, Otávio explica que a arte pixelada permite contar a história de um jeito mais fácil, pois quando mais realista, mais difícil fica finalizar. “O pixel art é mais limitado, porém o que não conseguimos entregar com movimentação da arte, o jogador consegue completar com sua imaginação”, revela o criador de Wolfstride.

“Mesmo que isso não aconteça na arte, com Pixel Art o jogador é capaz de ver o personagem pulando, gritando, se expressando através do que contamos na história do jogo”

Wolfstride no Crunchyroll Game Vault

Wolfstride também tem diversas inspirações. Cowboy Bepop foi a principal delas. Já o estilo de arte vem das referências de Otávio em animes e corridas. “A arte [de Wolfstride] é meio que uma combinação desses dois. Além disso, tem um pouco mais de um tudo que a gente [do estúdio] viu na vida”. 

Já a música do jogo é considerada, pelo próprio autor, como uma das partes mais legais do game. “Tem muito de inspiração de Final Fantasy. Pensamos em uma música para cada momento, e isso é muito louco”, conta. “Teve um momento que lembrei de uma música de Silent Hill, daí falei com nossa sound design para fazer uma música inspirada nessa lembrança. No dia seguinte eu já me empolgava com uma do Bob Esponja e mandava pra ela (risos)! Mas sempre sem perder a identidade, tentando puxar para uma vibe cowboy”.

A opção de manter Wolfstride com um formato mais tático vem dos games que Otávio cresceu jogando. Ele cresceu jogando J-RPGs, como o próprio Final Fantasy. “Além disso, não foquei muito em desenvolver algo plataforma, pois sou muito ruim (risos). Isso influenciou bastante.”

A guinada para Wolfstride veio com a parceria com a Crunchyroll. “Foi um absurdo!”, revela Otávio. “Quando chegou a proposta, algo que a gente nem imaginava, que aconteceu do nada, eles escolheram cinco jogos para iniciar a plataforma. Saber que nós estávamos entre esses cinco foi surreal! Eu fiquei uma semana só para conseguir acreditar no que aconteceu!”. 

Wolfstride não tinha sido planejado inicialmente para plataforma mobile, porém o convite da Crunchyroll – que permite que assinantes possam acessar seu novo acervo de jogos pelo app para dispositivos móveis – fez com que o time da OTA IMON contasse com ajuda da Raw Fury para essa adaptação. “Mesmo com a ajuda deles, tivemos que dar suporte para essa adaptação, principalmente na mudança de interface para conseguirmos lançar na Crunchyroll”.

Um ponto interessante de nossa com Otávio foi o mercado de games indie no Brasil. Afinal, todos reclamam dos altos preços de jogos no Brasil quando, ao mesmo tempo, não dão chances aos excelentes títulos indies de nosso mercado, que têm preços bem mais acessíveis.

Para Otávio, é apenas uma questão de tempo até que isso mude. “Os jogos brasileiros estão chegando a um nível de qualidade que, hoje em dia, você nem sequer consegue dizer se um game é brasileiro ou não. Às vezes você já está jogando um game e só depois descobre que ele é daqui do Brasil”, revela Otávio.

Isso mostra que a “barreira” dos indies e produções nacionais está para cair, quando o assunto é a forma com que games nacionais são consumidos. Tanto que perguntamos para Otávio qual a melhor coisa a fazer se você quer publicar seu jogo.

“Comece com projetos pequenos e tente chegar ao final o mais rápido possível. Não foi o que fiz (risos), mas faça o que digo, não o que fiz!”

Wolfstride já está disponível no Crunchyroll Game Vault sem custo adicional para assinantes do pacote Mega ou Ultimate. Basta acessar a aba do Game Vault no app e começar a jogar. O game também está disponível para PC e Nintendo Switch.


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