SAG-AFTRA convoca artistas para entrar em greve
O sindicato SAG-AFTRA, que representa vários artistas da indústria dos jogos, votou por entrar em greve. Mais de 160 mil artistas vão se recusar a trabalhar em jogos em produção em grandes desenvolvedoras, incluindo Activision, Disney e Electronic Arts, até as empresas concordarem com um contrato com “proteções críticas contra IA”.
A greve começa oficialmente nesta sexta-feira (26), com 98,32% dos artistas do sindicato votando “sim” para a decisão. O sindicato quer que grandes empresas do mundo dos games informem quando querem utilizar IA generativa em um jeito que poderia substituir atores, e negociar uma compensação quando eles quiserem gerar materiais baseados na voz ou imagem dos artistas.
Os artistas que estão entrando em greve pedem por “compensação justa e o direito de consentimento informado para o uso de IA dos seus rostos, vozes e corpos”, segundo o diretor-executivo nacional do SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland.
As empresas em negociação com o sindicato disseram que já ofereceram “proteções contra IA importantes que incluem consentimento e uma compensação justa”, com termos que “estão entre os mais fortes da indústria do entretenimento”, mas o sindicato discorda.
“Embora tenham sido alcançados acordos em muitas questões importantes para os membros da SAG-AFTRA, os empregadores se recusam a afirmar claramente, em uma linguagem clara e executável, que protegerão todos os artistas cobertos por este contrato em sua linguagem de IA,” lê-se no anúncio da greve do sindicato.
“Dezoito meses de negociações nos mostraram que nossos empregadores não estão interessados em proteções justas e razoáveis para IA, mas sim em uma exploração flagrante,” diz a atriz e negociadora do sindicato Sarah Elmaleh. “Recusamos esse paradigma—não deixaremos nenhum de nossos membros para trás, nem esperaremos mais por proteção suficiente.”
Em um comunicado para o site PC Gamer, Audrey Cooling, uma porta-voz para as produtoras de jogos, comentou sobre o assunto. “Lamentamos que o sindicato tenha escolhido se afastar quando nós estávamos tão próximos de fechar negócio, e nós continuamos preparados para voltar as negociações”.
As empresas de videogames com as quais a SAG-AFTRA tem negociado incluem Activision Productions, Blindlight, Disney Character Voices, Electronic Arts Productions, Formosa Interactive LLC, Insomniac Games, Llama Productions, Take 2 Productions, VoiceWorks Productions e WB Games.
“Não vamos consentir com um contrato que permita às empresas abusar da IA em detrimento de nossos membros”, disse a presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher. “Basta. Quando essas empresas levarem a sério a oferta de um acordo com o qual nossos membros possam viver — e trabalhar —, estaremos aqui, prontos para negociar.”
O Diretor Executivo Nacional e Chefe de Negociações da SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland, acrescentou: “A indústria de videogames gera bilhões de dólares em lucro anualmente. A força motriz por trás desse sucesso são as pessoas criativas que projetam e criam esses jogos. Isso inclui os membros da SAG-AFTRA que dão vida a personagens de jogos memoráveis e adorados, e eles merecem e exigem as mesmas proteções fundamentais que os performers de filmes, televisão, streaming e música: remuneração justa e o direito de consentimento informado para o uso de IA em seus rostos, vozes e corpos. Francamente, é surpreendente que esses estúdios de videogames não tenham aprendido nada com as lições do ano passado — que nossos membros podem e irão se levantar e exigir tratamento justo e equitativo em relação à IA, e o público nos apoia nisso.”
Quais jogos serão afetados?
Até o momento, não dá para saber quais jogos serão afetados pela greve, contudo, é bem possível que GTA 6 não seja afetado pela greve dos artistas, visto que o jogo já está em desenvolvimento há vários anos. Isso também inclui jogos como Call of Duty: Black Ops 6 que chega em outubro, além de Assassin’s Creed: Shadows em novembro e Dragon Age: The Veilguard que chega ainda em 2024.
“Devido a certas disposições no contrato IMA [Interactive Media Agreement], os jogos que estavam em produção na época em que o sindicato forneceu à empresa seu aviso de rescisão não estão atualmente sujeitos à ordem de greve. A maioria dos avisos foi enviada em setembro de 2022,” escreveu a SAG-AFTRA.
“As regras da greve dos atores de jogos são mais complicadas do que parecem à primeira vista.
Eles não podem trabalhar em novos projetos ou em projetos iniciados recentemente, mas jogos em produção há um ano ou mais e jogos de serviço/contínuos estão excluídos da greve (por enquanto).“
Quanto aos jogos de serviço ao vivo, embora estes possam ser impactados no futuro, também há um período de carência de 60 dias onde o trabalho pode continuar por enquanto. Em outras palavras, a greve teria que durar mais de dois meses antes que isso entrasse em vigor.
“Enviamos um aviso separado relativo aos jogos de serviço ao vivo, que podemos incluir na greve em menos de 60 dias,” continuou a SAG-AFTRA. “Atualizaremos os membros se expandirmos a ordem de greve para incluir esses jogos mais perto desse prazo.”
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Com informações de: PC Gamer e VGChartz e Eurogamer
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