Ex-presidente da Blizzard sugeriu o sistema de “gorjetas” para alguns jogos
Mike Ybarra, ex-presidente da Blizzard, compartilhou no Twitter uma reflexão que teve, aproveitando o período pós-saída da Microsoft em janeiro, sobre a possibilidade de alguns jogos receberem “gorjetas” após serem finalizados.
Segundo o ex-executivo, ele gostaria de ao zerar algum jogo, dar mais US$ 10 ou US$ 20 a empresa como forma de agradecimento pela experiência. Ybarra ainda cita que: “Gostaria de poder dar a essas pessoas mais US$ 10 ou US$ 20 porque valeu mais do que meus US$ 70 iniciais e eles não tentaram me tirar dinheiro a cada segundo”.
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O ex-executivo da Blizzard ainda citou alguns jogos que ele acha que seriam merecedores desse sistema, como Red Dead Redemption 2, Baldur’s Gate 3, Horizon Zero Dawn, Elden Ring e outros. Ybarra ainda comenta que acredita que muitos não vão gostar da ideia, graças a cultura de gorjetas que existe nos Estados Unidos.
I’ve thought about this idea for a while, as a player, since I’ve been diving into single player games lately.
When I beat a game, there are some that just leave me in awe of how amazing the experience was. At the end of the game, I’ve often thought “I wish I could give these…
— Mike Ybarra (@Qwik) April 11, 2024
Os comentários da publicação de Mike Ybarra foram divisivos, com algumas pessoas gostando da ideia e outros comentando que o sistema só serviria para dar mais dinheiro a membros do alto escalão, e não aos desenvolvedores.
Alguns usuários comentaram que uma prática próxima à sugestão, seria presentar algum amigo com o jogo que ele gostou, como forma de mais pessoas desfrutarem do título. Outros comentários apontaram para o fato do preço de US$ 70 já ser um valor elevado, e que pagar mais não é garantia de que o dinheiro iria para os desenvolvedores.
Or.. Publishers can pay their developers a more equitable share of the games profits, when there is a profit. As stated $70 is already quite a bit to pay. As a consumer, I’m never thinking “hmmm how can I give this corporation more of my money that they won’t share with their… pic.twitter.com/mBhruXRMD1
— Yababy_Farva (@YFarva) April 12, 2024
Ou.. As publishers podem pagar aos seus desenvolvedores uma parcela mais equitativa dos lucros dos jogos, quando houver lucro. Como afirmado, US$ 70 já é um pouco caro. Como consumidor, nunca penso “hmmm, como posso dar a esta empresa mais do meu dinheiro que eles não vão compartilhar com seus funcionários?”
Ybarra deixou a Blizzard em janeiro de 2024, após a leva de demissões que afetaram funcionários da empresa depois da aquisição feita pela Microsoft. Na época, um jogo de sobrevivência feito pelo estúdio também foi cancelado no processo.
Com informações de: Eurogamer
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