Diretor de Baldur’s Gate 3 explicou que faltou “vontade genuína” para fazer a DLC
Durante uma palestra na GDC 2024, o CEO da Larian Studios, Swen Vincke, anunciou que o estúdio não fará nenhuma DLC para Baldur’s Gate 3, e que também não trabalhará em um quarto jogo da franquia. No entanto, o diretor admite que a equipe começou a trabalhar em uma DLC.
“Devido a todo o sucesso, o óbvio teria sido fazer um DLC, então começamos um. Começamos até a pensar em BG4,” diz Vincke. “Mas ainda não tínhamos realmente encerrado Baldur’s Gate 3 e simplesmente pular para algo novo parecia errado. Também passamos muito tempo convertendo o sistema para um videogame e queríamos fazer coisas novas. Existem muitas restrições ao adaptar D&D, e a 5ª Edição não é um sistema fácil de ser inserido em um videogame. Tínhamos todas essas ideias de novas mecânicas de combate que queríamos experimentar e elas não eram compatíveis.”
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Vincke já havia comentado outras vezes sobre o problema de balanceamento que a 5ª edição de Dungeons & Dragons possui, principalmente depois do nível 12, quando os personagens começam a ficar poderosos demais.
A equipe havia comentado que queria fazer mais com Baldur’s Gate 3, mas não havia especificado o quê. Um epílogo e novos finais foram adicionados ao RPG, além de várias atualizações de melhoria de qualidade de vida e balanceamento de classes e raças.
O diretor também comentou que após as férias durante o período de festas, retornou ao estúdio e disse para a equipe sobre o cancelamento da DLC. “Eu voltei e disse à equipe, ‘Vocês sabem, não vamos fazer isso. Vamos mudar de rumo e começar a fazer outras coisas que discutimos, que planejamos fazer antes de começarmos o Baldur’s Gate 3.’ Esses sempre foram os planos para depois, temos dois jogos que queremos fazer e muitos conceitos. Então, encerraremos o Baldur’s Gate 3, foi ótimo. Fizemos nosso trabalho. É uma história com um começo, um meio e um fim. Então, passaremos o bastão para outro estúdio pegar esse legado incrível.”
Questionado sobre como a equipe reagiu, Vincke disse que a equipe estava “extasiada”. “Pensei que eles ficariam bravos comigo porque simplesmente não conseguia reunir energia. Vi tantos rostos extasiados, o que não esperava, e pude perceber que compartilhavam os mesmos sentimentos, então estávamos todos alinhados. E tive tantos desenvolvedores virem até mim depois e dizerem: ‘Obrigado a Deus'”, disse Vincke.
“Eu sempre sou aquele onde começa com a ideia inicial e depois dou para a equipe e eles começam a iterar e transformar em algo muito melhor. Durante o BG3, eu apresentei a eles qual seria o próximo jogo… Se vejo que estão empolgados, digo, ‘Ok, vamos fazer isso’. Se não estão, é voltar à prancheta. Então, eles estavam muito empolgados com algumas das coisas que planejávamos fazer. C0ntudo, a mudança para começar a fazer DLC para o BG3 era esperada porque é o que você faz… Não tínhamos nenhum antagonismo contra o BG4 ou DLC, mas o coração não estava lá. Era mais trabalho de rotina do que realmente estar empolgado. Agora temos a empolgação de volta na sala e isso é uma coisa muito importante.”
Vincke diz que o próximo jogo não será Divinity: Original Sin 3 e que será “diferente do que você pensa”, mas ainda “familiar”. Em outro lugar, Vincke disse que o novo projeto “superará em muito” o escopo de Baldur’s Gate 3, o que seria bastante impressionante, considerando o escopo desse jogo.
Com informações de: IGN
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