Surgindo de surpresa no início do ano, a revelação de Visions of Mana causou um misto de alegria e terror no coração dos fãs da Square Enix.
A alegria por ver um novo título da série Mana (Seiken Densetsu no Japão) com gráficos modernos após o remake de Trials of Mana. Já o terror estava com o pouco que foi revelado, com imagens bonitas, mas que pareciam um pouco mais do mesmo do título anterior.
Para nossa sorte, a Square Enix viu o potencial do futuro título e está investido pesado na divulgação, recheada de trailers e cenas de gameplay. Agora, disponibilizou uma demo jogável para a alegria dos fãs.
A demo em questão é bem curta, com algo em torno de uma hora para a finalização. Com os acontecimentos centrados em um momento mais adiante da história principal, podemos conferir um pouco da história do jogo e os principais personagens jogáveis de sua party,.
O que é Visions of Mana?
Visions of Mana é um RPG de ação desenvolvido pela Ouka Studios, uma empresa do Grupo NetEase Games. Especializada em oferecer suporte no desenvolvimento de títulos para outros estúdios, Visions of Mana é o primeiro grande jogo da empresa.
Publicado pela Square Enix, o título faz parte da colaboração conjunta com a NetEase, que deve se estender para outros produtos e séries em um futuro próximo (claro, dependendo do sucesso de Visions of Mana).
Pelo que foi contado até agora, a história Val, um adolescente da Vila do Fogo de Tianeea. Quando sua amiga de infância, Hinna, parte em uma expedição à Árvore Sagrada de Mana com o objetivo de regular o fluxo de mana pelo mundo, o protagonista atua como seu protetor.
Outros personagens se uniram à jornada de Val. Entre eles Morley, um homem-gato (ou cachorro) e atacante veloz que tenta superar um evento traumático anterior, além de Careena, uma meio-humana e meio-dragão que é acompanhada pelo dragão bebê Ramcoh.
Isso é o que foi revelado antes e exaltado na demo jogável, onde podemos conferir em primeira mão o sistema de batalha do game, inimigos e navegação dentro do vasto cenário do game.
Ação em (quase) tempo real
Como a demo é gratuita e disponível para todos, vamos evitar qualquer tipo de spoiler. Mas é importante reforçar que o gameplay da demonstração de Visions of Mana já começa um pouco mais adiantado na história, com seu time completo (pelo menos com três personagens).
Assim como outros jogos do gênero, temos uma batalha com elementos de action RPG, onde acionamos habilidades, magias, atacamos com armas brancas e, se possível, esquecemos ou bloqueamos os ataques inimigos.
Apesar da ação acontecer em tempo real, existe uma arena que delimita o campo de batalha ao interagir com o inimigo. Dentro desta área, o jogador controla um dos personagens, enquanto os demais são coordenados pela IA.
O sistema traz o uso de habilidades através de combinações de botões, onde escolhemos previamente quais estarão disponíveis para uso. Pelo que é possível observar na Demo, serão muitas as opções de personalização de habilidades, tornando a experiência de combate a mais agradável possível para o jogador.
Ou pelo menos, tentando…
Aquela bagunça de batalhas em arena de JRPGs
Certo, com um pequeno tutorial em texto, somos jogados na exploração breve de um cenário gelado, seguindo para uma planície onde precisamos ir de um ponto A até B.
No meio do caminho, temos itens para coletar, baús para abrir e plataformas para atravessar rios. Os cenários da demo são bem elaborados. Nada muito sofisticado, mas funcionais e belos.
Claro que o que chama atenção mesmo na jornada são as batalhas. Encontrou o inimigo, a mini arena é formada e a ação começa. Junto com uma verdadeira “bagunçinha” que os veteranos de JRPGs como os da série Tales of e Star Ocean vão reconhecer de cara e amar.
É magia voando para um lado, golpe de outro, inimigo pulando, bicho voando… Um CAOS deliciosamente divertido. Claro, como “crias das antigas” de JRPGs, estamos acostumados com isso. Com o tempo (algo que não é amplamente possível em uma demo), todos se acostumam com os movimentos, ações e elementos como fraquezas elementais, armaduras e tipos de itens.
Ah, assim como outros jogos da série Mana, os itens de cura e eliminação de status negativos são fundamentais, então é bom ficar esperto para isso.
Conhecendo um pouco das classes de Visions of Mana
Na demo, somos apresentados a três personagens jogáveis. O primeiro deles é Val, nosso protagonista. De início estranhamos as vestes dele, que são bem diferentes do que foi apresentado anteriormente em trailers e prévias.
Aparentemente, o jogo terá um sistema de classes, onde poderemos trocar ou evoluir o personagem para caminhos diferentes. No caso de Val, ele está como um Rune Knight, uma classe focada em ataques físicos, mas que sofre sérios danos com magia.
Já o furry Morley é um Nightblade, que possui tanto habilidades de combate físico quanto magia, sendo relativamente rápido. Dos três, achei ele um dos melhores para jogar, devido a sua versatilidade.
Já a meio-dragoa Careena é uma Oracle, uma espécie de maga. Ela fica responsável pelas magias elementais de ataque do grupo, mas é bom tomar muito cuidado que os pontos de MP podem acabar rapidamente.
No momento, podemos especular que Visions of Mana terá um sistema de classes simples, mas bem elaborado. Algo realmente parecido com o que vemos em Trials of Mana. Por enquanto tudo que podemos fazer é especular…
Por sorte, para encerrar com chave de ouro a demonstração de Visions of Mana, temos uma elaborada batalha contra um elaborado chefe-polvo. Algo clássico dos JRPGs que mostra o potencial para as futuras batalhas da versão final do jogo.
Chegue logo, dia 29 de agosto
Fazia tempo que não ficava tão animado com uma demo jogável. Apesar da decisão da Square Enix em investir mais em títulos de “sucesso garantido”, temos a sorte que a parceria com a NetEase e Ouka Studios possibilitou o desenvolvimento do promissor Visions of Mana.
Que chegue logo o dia 29 de agosto para explorarmos por completo o novo conto envolvendo a Árvore Sagrada de Mana.
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