Motivo do fechamento

Especialista explica motivo do Tango Gameworks ter fechado; entenda as leis no Japão

Especialista comenta sobre o caso do Tango Gameworks e motivos que podem ter levado para o fechamento do estúdio

Hi-Fi Rush Xbox Tango Gameworks

Imagem: Divulgação/Xbox

Especialista explicou para o GamesIndustry.Biz um dos motivos do fechamento do Tango Gameworks

Há cerca de três meses, Dr. Serkan Toto explicou em uma entrevista por que as empresas de jogos de vídeo no Japão não estavam demitindo funcionários, mas sim dando aumentos salariais. Em uma entrevista recente ao GamesIndustry.Biz, Dr. Toto elaborou mais sobre esse assunto, e ainda começou sobre o caso da Tango Gameworks.

Dr. Toto, que dirige a consultoria de jogos independente Kantan Games no Japão, é um especialista na indústria de jogos japonesa. Ele fornece pesquisas para a indústria financeira e empresas de jogos globais, tornando-o uma fonte bem informada sobre o assunto.

No relatório original, Dr. Toto afirmou que o mercado de jogos doméstico do Japão é robusto, levando as empresas a aumentarem os salários para reter os desenvolvedores. No entanto, essa discussão não abordou o caso da Tango Gameworks, que foi recentemente fechada pela Microsoft.

Hi-Fi Rush Xbox Tango Gameworks
Imagem: Reprodução/Xbox

Fundada por Shinji Mikami, a Tango Gameworks inicialmente operava como uma empresa totalmente japonesa. Dificuldades financeiras levaram Mikami a buscar assistência da Bethesda Softworks, que facilitou sua aquisição pela Zenimax em 2010.

Sob a Zenimax, a Tango produziu títulos como The Evil Within 1 & 2 e “Ghostwire Tokyo. Em 2021, a Zenimax foi adquirida pela Microsoft, sob a qual a Tango lançou Hi-Fi Rush. Apesar do sucesso, a Microsoft optou por fechar a Tango Gameworks pouco mais de um ano após o lançamento de Hi-Fi Rush.

Hi-Fi Rush Xbox Tango Gameworks
Imagem: Reprodução/Xbox

O fechamento do Tango Gameworks levantou questões-chave: Como a Microsoft poderia justificar o fechamento de uma empresa de jogos japonesa em meio a uma indústria próspera? E como isso se alinha com as leis e proteções japonesas para os trabalhadores?

Dr. Toto explicou que a lei japonesa protege significativamente os funcionários em comparação com os EUA, onde a lei favorece as empresas. Na Europa, a situação está em algum lugar no meio. Ele esclareceu que, embora seja difícil demitir trabalhadores individualmente no Japão, fechar uma empresa inteira é um cenário legal diferente.

Hi-Fi Rush Xbox Tango Gameworks
Imagem: Divulgação/Xbox

“Um fechamento onde você demite pessoas dessa maneira é diferente de entrar e [cortar] a mesma quantidade de pessoas e dez pessoas ficarem. Você tem que se explicar no tribunal, porque haverá processos e é um caso muito difícil de defender como empresa. Mas se você fechar a empresa inteira de uma vez, se livrar de tudo na empresa, incluindo a equipe, o escritório, o aluguel, o equipamento, é uma história diferente”, explicou Dr. Toto.

Assim, as leis do Japão não protegem os trabalhadores em todas as situações. A Microsoft também demitiu trabalhadores americanos, mas honrou acordos com a CWA, mantendo trabalhadores sindicalizados.

Essa situação destaca que existem brechas nas proteções aos trabalhadores globalmente. Embora as empresas de jogos japonesas como a Nintendo não sejam perfeitas, é o mercado de jogos doméstico saudável que atualmente oferece segurança para os desenvolvedores japoneses.

Leia mais

Com informações de: Gameranx


A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYouTubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias

1

Notícias

Exoprimal: Capcom encerra suporte ao game após 4ª temporada

2

Notícias

PlayStation 4 ajudou a salvar a AMD da falência; entenda

3

Notícias

Nintendo detalha plano para evitar revendas do sucessor do Switch e explica períodos mais longos no desenvolvimento de seus jogos exclusivos

4

Notícias

Elden Ring: patch revela que invocação estava curando chefões ao invés dos jogadores

5

Notícias

Nintendo não tem planos de usar Inteligência Artificial generativa nos games