Ok, estudos de hardware comprovam que o Xbox Series X da Microsoft é o console mais poderoso da atualidade. Porém, diversos games rodam melhor no PlayStation 5 da Sony, o suposto “inferior” dos top de linha da atual geração. Então, qual seria o motivo do melhor desempenho?
Evitando a fumaça das fogueiras da “Console War”, que trouxe uma resposta para isso foi o canal Digital Foundry. Mesmo ambas as empresas lançando os consoles quase simultaneamente em 2020, existem diferenças no projeto.
Ambos os sistemas possuem um hardware customizado da AMD com Zen 2 e RDNA 2. Porém, o Xbox Series X possui uma CPU de 8 núcleos e 3.8 GHz, alcançando 12.16 Teraflops no processamento, enquanto o PS5 possui uma CPU com 8 núcleos de frequência variável batendo “apenas“ 3.5 GHz. Com isso, o console da Sony possui um desempenho inferior a 10.13 Teraflops.
No entanto, à medida que ambos os aparelhos estão completando quatro anos, essa diferença de poder se reflete em muitos jogos atuais. Alguns títulos realmente rodam melhor no PS5 do que no Xbox Series X. E a resposta está na “combinação de um compilador de GPU mais eficiente, APIs de nível inferior e velocidades de clock mais altas” no aparelho da Sony.
Com tamanha facilidade de compilação gráfica e interfaces de programação mais “simples” (graças aos APIs), os programadores das desenvolvedoras conseguem obter um melhor desempenho no PS5 em comparação ao rival Xbox Series X.
Entretanto, o Xbox Series X não fica muito atrás
No entanto, a Digital Foundry observa que a abordagem da Microsoft para o Xbox Series X continua a ter seu valor, pois se relaciona com o desenvolvimento de PC que beneficia os criadores de jogos.
A Digital Foundry afirma: “Além disso, há situações em que o ecossistema e o conjunto de recursos do Xbox rendem dividendos. Por exemplo, embora Elden Ring possa funcionar mais rapidamente no PS5, a falta de suporte da Sony à taxa de atualização variável significa que preferimos jogar o jogo no Xbox Series X — é apenas uma experiência mais suave e consistente”.
Porém, vale destacar que o desempenho de muitos títulos, em especial de desenvolvedoras japonesas, obtém um desempenho relativamente maior no PlayStation 5, mas que rapidamente é corrigido após algumas atualizações. Entre os exemplos estão títulos como Star Ocean The Divine Force e Valkyrie Elysium, ambos RPGs da Square Enix que mal chegavam aos 60 fps no Xbox em seu primeiro mês de lançamento, recebendo melhorias meses depois.
Ou seja, ao que tudo indica, aparentemente alguns devs acham mais “fácil” desenvolver jogos para o PlayStation 5. Como bem acompanhamos, muitos até criticam a Microsoft por seu apoio a versão menos robusta da nova geração, o Xbox Series S. Mas pelo que o Digital Foundry observou nos bate-papos com suas fontes, aparentemente a coisa é mais complexas.
Apesar de trazer mais lenha para a fogueira da Guerra dos Consoles, os membros do Digital Foundry alegam que ambos os consoles possuem seu valor e suas especificações, sendo ideias para diversos jogadores e entusiastas em tecnologia. Uma ideia que apoiamos.
Voce pode conferir em detalhes o depoimento do Digital Foudry no podcast abaixo (com mais de duas horas):
Leia mais
- The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom ganha trailer em português do Brasil
- Elden Ring: rumores de filme/série ganham força após declaração de George Martin
- Nintendo: Miyamoto fala sobre passar o bastão para desenvolvedores “ainda mais jovens”
Com informações de IGN US e Digital Foundry