Conforme noticiado, a Nintendo entrou com uma ação judicial contra a Pocketpair, desenvolvedora do jogo Palworld, alegando violação de múltiplas patentes. Inicialmente, especulava-se que a ação se basearia nas semelhanças visuais entre os personagens de Palworld e Pokémon, uma vez que a Nintendo havia investigado previamente possíveis violações de direitos autorais.
Porém, um analista da Toyo Securities, Hideki Yasuda, sugere que a Nintendo abandonou a alegação de “semelhança entre os personagens”, já que o processo se concentra exclusivamente em “violações de patentes”.
Segundo Yasuda, a Nintendo possui diversas patentes relacionadas as mecânicas de jogo básicas do tipo Pokémon, o que lhe permite impedir o lançamento de jogos que considera concorrentes, mesmo sem evidências de plágio direto.
“A Nintendo entrar com esse processo por violação de patente, não violação de direitos autorais, significa que ela desistiu de fazer o caso de que os personagens de Palworld são semelhantes aos de Pokémon”, afirma Yasuda. “Mas isso mostra que a Nintendo tem mais maneiras de impedir jogos dos quais não gosta. A empresa possui muitas patentes relacionadas a mecânicas básicas de jogos que são usadas em muitos títulos hoje.”
O processo da Nintendo contra a Pocketpair revela uma nova estratégia da empresa para proteger sua propriedade intelectual, utilizando patentes para impedir a concorrência. Essa mudança levanta questões sobre a abrangência das patentes de jogos e o impacto que elas podem ter na indústria.
Inclusive, existem aqueles que já acreditam na vitória da Nintendo nos futuros processos.
Por que a Nintendo deve vencer o processo referente ao Palworld?
Nintendo entrou com uma ação judicial contra a Pocketpair, desenvolvedora de Palworld, alegando violação de patentes. Um analista de jogos, Serkan Toto, acredita que a Nintendo tem grandes chances de vencer este processo. Confira sua declaração de Toto sobre o caso, publicada no X e compartilhada pelo site Nintendo Life:
“A Nintendo, é claro, sabe que a Pocketpair este ano provavelmente fez centenas de milhões de dólares em receita, e também centenas de milhões de dólares em lucro. Como a Pocketpair é uma equipe japonesa, os salários não são tão altos quanto nos EUA. É uma equipe pequena. Este não é um jogo AAA e não é um jogo muito caro.
“Então eu acho que a margem de lucro provavelmente é altíssima para a Palworld e eu acho que a Nintendo não gostou nem um pouco disso e disse, olha, eles estão basicamente roubando nossos designs de personagens. Não podemos fazer nada sobre isso. Então vamos ferrá-los com outras coisas, como, novamente, patentes que são muito, muito técnicas. As patentes ainda não estão listadas, então não sabemos quais patentes. Não sabemos de quais patentes a Nintendo está realmente falando, mas eu aposto com você hoje que serão coisas altamente, altamente técnicas.”
Nem todos concordam com a análise de Toto. O advogado empresarial Richard Hoeg, também mencionado pela Nintendo Life, acredita que a Nintendo pode estar “exagerando” em suas alegações. No entanto, Hoeg reconhece a complexidade das patentes envolvidas e a falta de informações públicas sobre o caso.
“Provavelmente vou precisar de mais detalhes antes de poder comentar mais completamente, mas Palworld é um tipo de jogo tão diferente de Pokémon, que é difícil imaginar quais patentes (*não* direitos autorais) podem ter sido plausivelmente violadas. A reação instintiva inicial é que a Nintendo pode estar chegando” alegou Hoeg.
O resultado do processo Nintendo vs. Pocketpair ainda é incerto. Existe uma certa complexidade nas patentes envolvidas e a natureza da lei japonesa tornam difícil prever o resultado final.
Porém, a Nintendo possui uma certa experiêcia nestes casos, o que sugere uma alta chance de vitória, para a tristeza da Pocketpair.
Com informações de Games Radar e Nintendo Life
A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: Twitter, Youtube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.