Semana polêmica dentro da divisão de Xbox na Microsoft
No início da semana, a Microsoft fechou quatro estúdios da Bethesda e, poucos dias depois, a presidente de Xbox, Sarah Bond, falou sobre a decisão tomada, em entrevista à Bloomberg.
Leia mais:
- Xbox: presidente da empresa sugere que o próximo Call of Duty deve lançar no Game Pass
- Hades 2: desenvolvedores ainda não sabem qual será o final verdadeiro do game
- Serviços por assinatura como PlayStation Plus e Xbox Game Pass estão estagnados
“É sempre extraordinariamente difícil quando você tem que tomar decisões como essa. Eu vou voltar ao que estava dizendo sobre a indústria, e quando nós olhamos para essas tendencias fundamentais, sentimos uma responsabilidade profunda para garantir que os jogos que fazemos, os dispositivos que construímos e os serviços que oferecemos estejam lá através desses momentos, mesmo quando a indústria não está crescendo e quando você está em um tempo de transição. E as notícias que anunciamos no início da semana são resultado disso e de nosso comprometimento para garantir que o negócio esteja saudável a longo prazo”, disse Bond.
“Dito isso, nosso comprometimento em ter nossos estúdios trabalhando com parceiros para termos jogos grandes e pequenos – somos uma plataforma onde você pode jogar GTA, mas também pode jogar Palworld, ou Call of Duty e Pentiment, isso não muda. E, francamente, nosso comprometimento com a Bethesda e o papel que ela possui faz parte de Xbox e tudo que nós fazemos.”
“Tem sido bastante fantástico. Eu não sei se você teve a chance de ver a série de Fallout na Amazon, e tem sido ótimo ver as pessoas se apaixonando por aquele universo mas também o que isso fez pelos jogos em si, e as pessoas voltando e explorando tudo dentro disso. Existem outras grandes coisas vindo de nossos estúdios no final do ano. Indiana Jones and the Great Circle – sou uma fã do Indy desde pequena – então você também pode dar uma olhada nisso. Mas, realmente, agora, para nós e nossos times, o foco é nas pessoas impactadas e em fazer tudo que podemos para ajudá-las nessa difícil transição”, concluiu a executiva sobre o assunto.
Ao ser perguntada especificamente sobre o fechamento da Tango Gameworks, estúdio que lançou o aclamado Hi-Fi Rush no ano passado, Bond não foi tão direta na resposta:
“Uma das coisas que eu realmente adoro na indústria de games é sua forma de arte criativa, e isso significa que a situação e o sucesso de cada jogo e estúdio também são únicos. Não há um tamanho único para nós. Então olhamos para cada estúdio, cada time de jogo, e olhamos para toda uma variedade de fatores que encaramos quando tomamos decisões e trocas como essa. Mas tudo se resume ao comprometimento a longo prazo aos jogos que criamos, os dispositivos que construímos, os serviços, e a garantir que estejamos nos preparando para sermos capazes de entregar essas promessas”, respondeu Bond.
Na entrevista, Bond ainda falou sobre a chegada de jogos até então exclusivos de Xbox para os consoles PlayStation, e como isso tem trazido bons resultados para a Microsoft.
“Estamos nos primeiros dias. Ainda não tenho nada de específico para compartilhar, mas estamos muito encorajados com a recepção aos nossos jogos. Uma coisa que penso ser importante de ter em conta. A Xbox já colocava jogos em outras plataformas há muito tempo. Minecraft está disponível de forma universal. As equipes da Bethesda e Activision Blizzard King têm jogos em outras plataformas. É uma decisão que tomamos jogo a jogo antes de seguir em frente e continuar a executar a nossa estratégia.”, encerrou a executiva.
Com informações de: Game Informer e Bloomberg