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Final Fantasy 7 tem ‘linha do tempo alternativa em pixel art’, diz diretor de arte

Com teria sido um Final Fantasy 7 com um estilo completamente diferente?

Octavio Ferreira •
21/06/2024 às 18h15, atualizado há um mês

Amado por gerações de fãs de JRPG, Final Fantasy 7 marcou o início dos títulos 3Ds da famosa franquia da Square Enix (na época do lançamento, Squaresoft). Mas o game poderia ter tomado um caminho completamente diferente.

Yusuke Naora, o diretor de arte de Final Fantasy 7, um pouco sobre um print que se tornou  uma imagem viral com uma suposta imagem do desenvolvimento inicial do JRPG de 1997,. Segundo o designer, existe de fato uma “linha do tempo alternativa” onde isso teria se tornado uma realidade.

Muitos (em especial os mais jovens) criticam o FF 7 original do PS1 por ser “quadradão demais”, afirmando que o game envelheceu muito mal. Porém, temos que lembrar que a indústria estava em um momento de “divisão de águas”, onde as produções passavam do 2D para 3D.

Final Fantasy 7 alternativo
Imagem: X / Reprodução

Mas é fato que muitos amam o pixel art e que existiam excelentes JRPGs na época com este estilo artístico, a exemplo de Breath of Fire, Alundra, Grandia, Suikoden II e tantos outros. O que nós faz mergulhar sobre a possibilidade de Final Fantasy 7 ter sido um incrível game 2D!

E o tal print de Final Fantasy 7 em pixel art?

Uma captura de tela que recentemente apareceu no X (antigo Twitter) mostrando um protótipo inicial de Final Fantasy 7 em pixel art causou muita comoção entre os fãs. Tanto que o próprio  Naora viu a imagem e disse que essa estética poderia representar um jogo completo em outro universo paralelo.

“Este é um gráfico de pixel que criei há muito tempo. Isso realmente traz lembranças… Eu estava experimentando e me preparando para a maior capacidade que teríamos, mas nunca imaginei que depois disso acabaríamos fazendo Midgar usando a quantidade monstruosa de espaço de armazenamento oferecido pelos CD-ROMs. Um FF7 como este teria sido possível em uma linha do tempo alternativa.”

E você, gostaria de um Final Fantasy 7 me pixel art? Vale lembrar que a Square Enix já investe pesado em jogos no estilo, agora com o novo estilo HD-2D oficialmente registrado por ela. Inclusive Naoki Yoshida, também conhecido como Yoshi-P, o produtor de Final Fantasy 16 revelou que possuía duas ideias iniciais para o próximo jogo principal da série.

Uma delas, inclusive, falava em batalhas em turnos e gráficos de pixel arte “conforme recentes sucessos da Square”. Ou seja, podemos sonhar com um possível retorno da franquia para os populares (e amados por muitos) estilos em pixel art.

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*Com informações de Gamesradar+


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