Resultados abaixo da expectativa com Final Fantasy motivaram a mudança
Com o fim de seu ano fiscal, encerrado em 31 de março de 2024, a Square Enix compartilhou o relatório fiscal da empresa no período, e revelou uma mudança importante de estratégia para os lançamentos de seus próximos jogos.
Apesar dos lançamentos de Final Fantasy 16, FF 7 Rebirth, FF Pixel Remaster e Foamstars, a divisão de entretenimento digital da Square, que inclui videogames, apresentou uma queda de 15.8% de lucro em relação ao ano anterior, além de uma perda de operação de quase US$ 52 bilhões para a empresa.
No relatório, a Square comentou sobre Final Fantasy 7 Rebirth, que, segundo a empresa, sofreu por conta de “uma jornada incompleta para ter melhores lucros no desenvolvimento de jogos HD”.
O documento ainda fala de “muitos jogos lançados que falharam em atingir as expectativas de lucro, especialmente os terceirizados e alguns títulos AAA”.
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Vale lembrar que a Square Enix ainda não revelou os números de vendas para Final Fantasy 7 Rebirth, que, assim como FF 16, foi lançado exclusivamente para PlayStation 5.
Em resposta aos resultados negativos do relatório, a empresa anunciou o “Square Enix Reboots and Awakens”, um plano de três anos visando uma reestruturação para chegar a um crescimento a longo prazo.
Isso envolve mudanças em todos os setores da empresa, mas o que mais se destaca é uma “mudança de estratégia multiplataforma”, com a Square “buscando agressivamente incluir as plataformas Nintendo, PlayStation, Xbox e PC” aos seus principais títulos.
Com isso, a Square espera “construir um ambiente em que mais consumidores possam desfrutar dos nossos jogos em relação às maiores franquias e títulos AAA”.