Nesta terça-feira (5), chega oficialmente a nova expansão de Hearthstone: A Grande Treva Infinita (The Great Dark Beyond). Esta será a terceira expansão do chamado Ano do Pégaso, trazendo ao todo 145 cards novos.
Entre os destaques estão: a carta Príncipe do Nexus Shaffar, novos lacaios e o retorno da mecânica de Sortilégio (Spellburst). Além disso, os Draenei merecem atenção. Trata-se de uma raça de viajantes espaciais com foco na exploração do desconhecido e apoio mútuo. Ou seja, eles trazem efeitos que afetam diretamente outros Draenei jogados.
Mas o que realmente nos chamou a atenção foi o novo sistema de Nave Estelar (Starship). Com esta mecânica inédita de Hearthstone, os lacaios com a nomenclatura “Peças de Nave Estelar” forneçam atributos e efeitos para uma “Nave Estelar” em jogo, potencializando o veículo para que seja jogado em campo com força total.
Para entender as novidades de A Grande Treva Infinita, conversamos com os membros da equipe de desenvolvimento: Leo Robles Gonzalez (senior game designer) e Luke Mason (senior VFX artist). Abordamos diversos aspectos do game, como inspiração para cartas até novas mecânicas e expectativas futuras para o card game digital da Blizzard.
Inspiração no ‘lore’ de Warcraft
A nova expansão de Hearthstone é fortemente inspirada no universo de Warcraft, mas com foco no cosmo e na temática espacial. Além disso, os Draenei são outro grande destaque. A equipe de Hearthstone buscou criar uma experiência única, combinando elementos fantásticos com conceitos de ficção científica e viagem espacial.
“A temática é algo muito pensado em Warcraft. Mas, ao mesmo tempo, apenas a ideia de espaço traz uma novidade que anima por estar lá. Existem muitas coisas neste conjunto que achamos que vão agradar os fãs de conteúdos antigos ou aqueles que simplesmente gostam de coisas espaciais”, explica Mason.
“Queremos ter certeza de que, sempre que você vir A Treva Infinita, pareça que isso está acontecendo em Azeroth e em Argus. Abordamos a nova expansão como uma nova forma de observar céus cromáticos realmente vívidos de novos ambientes, com novas criaturas de fauna diferente. Buscamos trazer elementos não familiares para os jogadores. Nós realmente queríamos que os jogadores vissem um lugar totalmente desconhecido, para ficarem entusiasmados com o desconhecido do espaço.”
Para Gonzalez, a decisão de partir para o espaço na nova expansão já era uma ideia maturada por um tempo: “Assim que decidimos o tema ‘O Espaço’, queríamos contar a história dos Draenei. A equipe de design inicial pensou em diversas formas de mecânicas e estilos. ‘Ei, vamos testar todo tipo de coisas ridículas’, pensamos.”
“Algumas são horríveis e não funcionam, outras são legais. É preciso muito trabalho, às vezes olhamos para fora e conseguimos algo incrível imediatamente, mas houve um período em que apenas experimentamos e realmente fizemos qualquer coisa que achamos que está dentro da ideia da expansão. A partir daí, uma vez que encontramos algo que gostamos, passamos a projetar um monte de cartas e arquétipos individuais para as diferentes classes. Acho que o Hearthstone: A Grande Treva Infinita é realmente único, pois a Nave Estelar é uma mecânica que desenvolvemos pensada na temática.”
As Naves Estelares e novas cartas de arquétipos
Como mencionado anteriormente, a grande novidade aqui é a mecânica de Naves Estelares, que permite aos jogadores construir poderosas naves espaciais ao longo da partida. Os devs deram uma atenção especial para garantir uma experiência “divertida e satisfatória”.
“Fizemos baseado na velha mecânica de C’thun, onde um velho e gigante Deus Maligno é construído pelo jogador ao longo da partida. Queríamos experimentar uma versão diferente daquilo, algo mais moderno e simplesmente encontramos algo que fosse legal.” explica Gonzalez.
“Achávamos que era disso que deveríamos partir. A primeira versão que experimentei não era boa, havia muitas coisas erradas nela, mas havia algo que gostamos muito e não tivemos tempo suficiente para o miniset. Fizemos uma pausa e repensamos a ideia de construir uma nave estelar, com todos da equipe de design dizendo ‘sim’ para a ideia. Foi um trabalho incrível de equipe.”
A expansão introduz uma variedade de novas cartas e arquétipos, incluindo os Draenei, uma nova raça de criaturas espaciais. A equipe espera que essas novas opções proporcionem novas estratégias e experiências para Hearthstone, a exemplo dos Sortilégios.
“Por exemplo, quando usar um Sortilégio ou outro feitiço específico, a próxima carta poder ser beneficiada. A exemplo de um Príncipe Jar influenciando outros lacaios que estão na sua mão. É tudo uma questão de tentar fazer as coisas parecerem diferentes e únicas, sempre buscando divertir ainda mais e deixar mais atrativo”, reiterou o senior game designer.
“Acredito que o sucesso de mecânicas depende de designs individuais. Achamos que um feitiço explodiria, certo? Os pontos fortes que as pessoas lembram de Sortilégios e Spelman’s são principalmente de cartas específicas que eram realmente boas em conjunto . Existem todos os outros cards de feitiço que não eram tão bons em parceria com outras.”
Expectativas para o metagame e convite para novos jogadores
Assim como em qualquer card game, é sempre difícil prever exatamente como o metagame se desenvolverá. Mas a equipe da Blizzard acredita que as novas mecânicas e cartas de HearthStone têm potencial para impactar significativamente o jogo.
“Acho que é difícil prever corretamente o que exatamente vai acontecer no metagame. O objetivo dos designers é chegar o mais próximo possível do que achamos que vai acontecer, mas nossos jogadores podem tudo”, aponta Gonzalez.
“Ao mesmo tempo, nossos jogadores também são muito inteligentes e muito bons no jogo. Aí está. Eu acho que é razoável dizer que talvez a cada expansão podemos criar um deck que talvez não tenhamos previsto. Lacaios gigantes, naves estelares e Sortilégios podem ser perfeitas para você. A Nave Estelar tem tudo a ver com conseguir este Lacaio gigante, talvez até alguns em um jogo podem superar os oponentes apenas com mais Força, certo?”
Novos jogadores são sempre bem-vindos
Os membros da Liga estão comprometidos em uma experiência positiva para jogadores antigos e novatos. A expansão inclui recursos para ajudar novos jogadores a aprender o jogo e se envolver com o conteúdo. “De dois anos para cá, sempre trazemos recursos na busca por atrair novos jogadores para Hearthstone”, relata o senior game designer.
“Com A Grande Treva Infinita não é diferente. Existe um sistema de empréstimo de decks competitivos, pois sabemos que a construção de decks pode ser um pouco assustadora para novos jogadores. Então, experimente alguns decks e vejam os melhores formatos para você”, defende Luke, o senior VFX artist.
“Queremos garantir que os novos jogadores não fiquem sobrecarregados o tempo todo novas mecânicas e formatos. O espaço é incrível para ser explorado e super interessante. Não sabemos o que há lá fora. Assim como as pessoas ficaram impressionadas com Warcraft e seu desconhecido cósmico, eu acho que novos e antigos jogadores ficarão entusiasmados com as novidades que traremos”, finaliza.
A dupla de desenvolvedores Hearthstone estava muito entusiasmada com a nova expansão e confiante na capacidade de oferecer uma experiência emocionante e divertida. A expansão A Grande Treva Infinita promete trazer novas estratégicas, elementos impressionantes e um cenário envolvente dentro do card game digital da Blizzard.
Leia mais
-
- Hearthstone: Nova expansão ‘Oficina do Rojão’ já está disponível – Confira as novidades
- Card Games Digitais: Listamos o Top 5 jogos mais populares do gênero em 2024 para investir o seu tempo (e dinheiro)
- Entrevista | Tyler Bielman, diretor do Hearthstone, fala sobre os 10 anos do card game da Blizzard