Chegada de Cat Quest 3 também marca o aniversário da franquia
O lançamento de Cat Quest 3, nesta quinta-feira, 8 de agosto, marca a chegada de uma nova entrada para uma franquia extremamente popular e divertida, que completa sete anos de vida justamente com a chegada do terceiro game.
Para comemorar ambas as ocasiões, a Game Arena teve a oportunidade de bater um papo exclusivo com Desmond Wong, CEO do estúdio The Gentlebros e um dos responsáveis por Cat Quest 3.
O executivo abriu o jogo sobre o que mudou no The Gentlebros nesses sete anos, explicou como Elden Ring influenciou Cat Quest 3, revelou planos ambiciosos e extensos para a franquia e ainda abriu o jogo sobre o próximo projeto do estúdio.
Você lançou o Cat Quest original exatamente sete anos atrás. Qual foi o maior desafio naquela época e qual é o maior desafio agora?
“Sete anos atrás, a equipe era composta por apenas três pessoas, e não tínhamos contatos nem experiência no espaço indie da indústria de jogos. Por causa disso, o maior desafio foi encontrar nosso equilíbrio e construir os relacionamentos certos. Não tínhamos ideia de que Cat Quest seria bem-sucedido, então foi difícil encontrar parceiros que também acreditassem na visão que tínhamos.”
“Corta para sete anos depois com Cat Quest 3, e o maior desafio agora é simplesmente não decepcionar a nós mesmos e aos nossos fãs. No fundo, somos todos criativos que querem se esforçar para fazer melhor, mas a parte difícil vem quando você já deu 100% em um jogo anterior, e de alguma forma tem que fazer ainda melhor no próximo. Acho que essa é a coisa mais difícil agora e daqui para frente.”
Quando se trata de jogos com tema pirata, é sempre meio a meio: você pode acertar em cheio, como Assassin’s Creed Black Flag, ou pode ser uma decepção, como Skull & Bones. Como vocês prepararam Cat Quest III para que ele estivesse no lado certo dessa régua?
“Acho que o mais importante é respeitar o tema e escolhê-lo pelos motivos certos. Com um tema pirata, há algumas coisas importantes que você precisa acertar: os navios, o espadachim e o perigo associado a quem essencialmente não é o mocinho. Acho que há uma certa fantasia que as pessoas querem viver ao jogar um jogo pirata e garantir que cheguemos perto dessa fantasia nos colocará no lado certo da régua!”
Acabamos de ter um enorme interesse novamente em Elden Ring, e um dos recursos mais divertidos desse jogo são as possibilidades quase infinitas de builds que o jogador pode usar. Isso foi algum tipo de inspiração para você? E se não, o que foi e por quê?
“Sendo um grande fã de Elden Ring, ter possibilidades quase infinitas de builds era um dos nossos objetivos. Ao projetar equipamentos, tomamos cuidado especial para garantir que cada equipamento fosse único e pudesse ter elementos sinérgicos com outra coisa. Além disso, o novo sistema de trecos que temos ajuda os jogadores a mudar e aumentar suas habilidades principais para criar builds ainda mais exclusivas. No entanto, acho que a maior inspiração que tiramos de Elden Ring foi o design do seu mundo. Não há um único marcador de missão no jogo, e a exploração é tão orgânica quanto possível. Essas são todas as coisas que tentamos incorporar em Cat Quest 3.”
Ainda no assunto Elden Ring, a dificuldade é sempre um assunto que gera debates em jogos do tipo souls. Embora Cat Quest III pareça ser um jogo que você não acharia difícil a princípio, há vários encontros desafiadores ao longo da aventura. Isso é uma surpresa que você tinha em mente para os novos jogadores?
“Achamos que superar desafios é muito divertido, e em um jogo como Cat Quest é importante ter encontros desafiadores espalhados pelo jogo para garantir que os jogadores estejam motivados a se envolver com todos os sistemas do jogo para prosseguir. Ao contrário de outros jogos, a dificuldade em Cat Quest é bastante maleável e à escolha do jogador. Se um jogador se envolver apenas com missões e chefes de seu nível, a dificuldade seria mais fácil. No entanto, sempre damos aos jogadores a opção de lutar contra inimigos muito mais difíceis do que eles se quiserem um desafio… esse é o jeitinho Cat Quest!”
Toda vez que uma franquia lança um jogo, há sempre uma chance de capturar um novo conjunto de fãs para ele. Como você lançaria os dois primeiros jogos para aqueles que estão apenas conhecendo Cat Quest através do terceiro?
“Os dois primeiros jogos, embora mais antigos e não tão refinados em mecânica, ainda mantêm o coração e o espírito do que torna um jogo Cat Quest tão cativante. Eles contam grandes histórias de união e amizade e não devem ser perdidos!”
A trilha sonora em Cat Quest 3 é enorme e realmente captura a vibração pirata. O que você pode nos dizer sobre o processo de desenvolvimento para fazer uma trilha sonora tão precisa?
“O crédito deve ser todo para Brian Havey, nosso talentoso compositor! Tudo o que fizemos foi dar a ele uma curta direção de alto nível para o tipo de música que queríamos, alguns exemplos de músicas existentes que gostávamos, e ele praticamente criou a trilha sonora sozinho.”
O humor em Cat Quest 3 é absolutamente brilhante. Como você equilibrou um tema tão fofo quanto gatos com a natureza violenta dos piratas e ainda conseguiu um resultado perfeito?
“Obrigado! Afinal, este é o nosso terceiro jogo Cat Quest, e aprendemos muito escrevendo para os dois jogos anteriores. A chave para escrever um jogo Cat Quest é sempre lembrar de não se levar muito a sério. É importante sempre manter o coração leve, mas também saber quando é hora de levar a sério.”
Com 10 milhões de downloads com a franquia, qual você acredita ser a maior causa para tanto sucesso?
“Eu acho que os jogos Cat Quest são apenas jogos divertidos feitos com muita paixão e coração, e talvez isso ressoe com as pessoas. Ah, e ser um jogo sobre gatos também ajuda bastante (miau).”
Com cada nova entrada na série, Cat Quest tem ficado maior e mais profundo. Após o lançamento do terceiro jogo, o que vocês têm em mente para um DLC ou um possível quarto? Ou vocês pensam em ir para uma nova IP?
“Nós já temos um roteiro de nove jogos Cat Quest (porque gatos têm nove vidas), mas queremos trabalhar em algo novo para o nosso próximo projeto! Cat Quest precisa de uma pausa, e nós adoraríamos tentar algo completamente diferente!”
Cat Quest 3 tem lançamento previsto para o dia 8 de agosto, com versões para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e PC.
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