[Atualização] Hermen Hulst deve assumir a Bungie
Segundo informações do jornalista Jeff Grub, é bem provável que o estúdio se torne “será como qualquer outro estúdio PlayStation abaixo da Sony e Hermen Hulst“. Grubb ainda comentou que a integração dos funcionários ao novo estúdio da Sony e na própria empresa-mãe, seria uma forma de mitigar os danos dos desligamentos, que chegariam a 350 funcionários demitidos.
O jornalista ainda explica que com o tempo, a Bungie irá perder a autonomia e será comandada pela Sony como todos os estúdios adquiridos pela empresa. Vale destacar que um dos pontos para a venda do estúdio criador de Destiny e Halo, era de que eles conseguiriam manter a independência na tomada de decisão.
Bungie demite 220 funcionários e revela integração com a Sony
Em um comunicado nesta quarta-feira (31), o CEO da Bungie, Pete Parsons, revelou que a empresa está demitindo 220 funcionários da empresa, cerca de 17% da força de trabalho da desenvolvedora. Além disso, cerca de 12% dos funcionários serão integrados a Sony como parte de diminuir as demissões da empresa.
No comunicado, o executivo revela que a empresa não estava conseguindo operar de forma sustentável. “Sabemos que essa é uma notícia difícil, especialmente após o recente sucesso de A Forma Final,” disse um Parsons. “Apesar de nossos esforços para mitigar o impacto, essas mudanças são necessárias para alinhar nosso estúdio com metas mais realistas e estabilidade financeira.”
Para apoiar os afetados, a empresa oferecerá um pacote de rescisão, que inclui indenização, bônus e cobertura de saúde. O estúdio também está fazendo duas mudanças significativas para auxiliar na transição, integrando 155 cargos, cerca de 12% de sua força de trabalho, à Sony ao longo dos próximos trimestres. A SIE colaborou com a Bungie para identificar cargos para muitos dos funcionários que estão saindo, preservando uma parte significativa do talento afetado pela redução de pessoal.
Um dos projetos dormentes da Bungie, um jogo de ação ambientado em um novo universo de fantasia científica, será desenvolvido em um novo estúdio dentro da PlayStation Studios para continuar seu desenvolvimento. A decisão da Bungie vem após dificuldades financeiras agravadas pelos problemas de qualidade de Destiny 2: Queda da Luz. A expansão do estúdio sobrecarregou os recursos e levou a perdas financeiras.
O estúdio está comprometido em apoiar seus 850 membros restantes e garantir a excelência contínua em Destiny e Marathon. Nas próximas semanas, a Bungie realizará reuniões e encontros para abordar preocupações e fornecer suporte durante esta transição. “Hoje, nosso foco é apoiar nossas pessoas,” concluiu o Parsons no comunicado. “Discutiremos metas e projetos futuros em um momento posterior.”
Problemas na Bungie vem de antes
Segundo uma reportagem publicada pela IGN em dezembro de 2023, funcionários da Bungie relataram que o clima na empresa é “desolador” e muitos deles tem medo de que o estúdio perca a independência e a Sony assuma o controle.
No momento, a empresa é “comandada” por três diretores, o chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst, o vice-presidente sênior da Sony, Eric Lempel, o co-fundador da Bungie, Jason Jones, o diretor de tecnologia Luis Villegas e o CEO do estúdio, Pete Parsons. No entanto, funcionários disseram à IGN que após uma reunião depois da demissão em massa que ocorreu em outubro de 2023, o controle compartilhado pode acabar.
Parsons serve como um “desempate” no controle da empresa entre a Bungie e a Sony, mas segundo informações da IGN, essa estrutura faz com que o estúdio precise alcançar certas metas financeiras, que devido ao adiamento de A Forma Final, estão com problemas para serem atingidas.
Outra suposta situação, seria que a empresa estaria chamando a equipe de controle de qualidade de “não-desenvolvedores” e que está sendo feito um movimento para forçar a terceirização desse processo. Funcionários contaram ao IGN que o clima na empresa é “desolador” e que a gerência está indiferente quanto à situação.
“Nós sabemos que precisamos que A Forma Final vá bem”, disse um dos funcionários. “E o sentimento no estúdio, é de que se não for, nós teremos mais demissões”. Funcionários teriam perguntado a gerência se eles haviam considerado cortes no salário para prevenir demissões, e teriam supostamente dito que “a Bungie não é esse tipo de empresa”.
Em outubro de 2023, a Bungie demitiu dezenas de funcionários, entre eles, está Michael Salvatori, compositor da trilha sonora do principal jogo da empresa. O site do artista não consta mais a descrição do trabalho feito na Bungie, e agora conta com a frase “Fui pescar :)” no lugar. Dado o teor da “brincadeira” com a situação, é possível que Salvatori tenha recebido a oferta de ter uma “aposentadoria precoce”.
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Com informações de: Gematsu e Push Square
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