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Black Myth: Wukong problemas Game Science
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Imagem: Divulgação/Game Science

Black Myth: Wukong vendeu 20 milhões de cópias desde o lançamento

O sucesso bate na porta de Black Myth: Wukong

Octavio Ferreira •
15/10/2024 às 12h03, atualizado há 2 meses
Tempo de leitura: 4 minutos

Oficialmente, Black Myth: Wukong já é um sucesso financeiro esmagador. Apesar de um orçamento de cerca de US$ 43 milhões, o jogo superou todas as expectativas, vendendo mais de 20 milhões de cópias em pouco tempo, gerando uma receita bruta de mais de US$ 1,2 bilhão.

O novo RPG de ação baseado na lenda chinesa do Rei Macaco se provou um sucesso já em seu custo de produção. Comparado a títulos AAA como Horizon Forbidden West e The Last of Us Part 2, que custaram mais de US$ 200 milhões para serem desenvolvidos, o orçamento de Black Myth: Wukong foi significativamente menor.

Como aponta o site Games Radar+, essa diferença estaria relacionada, especialmente,  a questões como salários mais baixos na China, onde o jogo foi desenvolvido, e possivelmente um escopo menor do projeto. Mas nada disso impediu que a A crítica e o público adorassem o game por seus gráficos, gameplay e a história do jogo, apesar de algumas ressalvas como apontadas em nossa análise.

Polêmicas de Black Myth Wukong
Imagem: Divulgação/Game Science

Um Marketing eficaz para Black Myth: Wukong

Falem bem ou mal, a campanha de marketing de Black Myth: Wukong foi sucesso, gerando grande expectativa em torno do lançamento. Outro ponto martelo não apenas pela publicidade mas também pelo público foi a questão do preço comercializado, onde o jogo era vendido por US$ 60 em sua mídia física, sendo 10 dólares abaixo do valor geral praticado. No Brasil, por exemplo, a média da mídia física no lançamento variava entre R$ 300 e R$ 250 de acordo com promoções gerais de revendedores.

De fato, Black Myth: Wukong desafia a noção de que os jogos AAA precisam de orçamentos gigantescos para serem bem-sucedidos. Talvez tenha feitoi escola com a Nintendo, mas é importante destacar o potencial dos estúdios independentes ou com orçamentos menores fora do eixo Estados Unidos / Japão.

Por fim, incentivar a criação de jogos com base em mitologias e culturas diferentes das tradicionais já encontradas aos montes em outros títulos pode abrir novas possibilidades para a indústria de games. Somado a uma produção de qualidade, é possível visualizar novas oportunidades futuras.

Leia mais

Com informações de Games Radar+


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