Artistas da indústria de games comentam sobre situações problemáticas
Em uma entrevista com a BBC, a diretora de casting Jessica Jefferies, que já trabalhou com a captura de movimentos, relembrou momentos em que ela era chamada para gravar cenas sem nenhuma informação sobre o que era o trabalho, para descobrir envolverem cenas de sexo “gratuitas”, levantando o debate sobre a necessidade de transparência quanto a esse tipo de trabalho na indústria de games.
Jefferies relembrou momentos em que era chamada para filmagens sem qualquer informação sobre o conteúdo, apenas para descobrir incluírem cenas explícitas, como cenas de sexo “gratuitas”. “Recebíamos um e-mail ou uma ligação de um estúdio dizendo que precisavam de nós em determinados dias para uma filmagem,” explicou ela. “Isso era toda a informação que recebíamos.”
Em uma ocasião específica, Jefferies foi surpreendida ao descobrir que a cena a ser filmada envolvia um estupro gráfico. “Este ato poderia ser assistido pelo tempo que o jogador quisesse por meio de uma janela, e depois o jogador poderia atirar na cabeça deste personagem,” ela disse. “Na minha opinião, era algo puramente gratuito.”
Embora as roupas usadas para captura de movimento não mostrem nudez, Jefferies destacou que “ainda é um ato, há uma intimidade nesse ato e também uma violência nessa situação”. Ela acrescentou: “Você ainda está lá e precisa se imergir verdadeiramente nessa cena.”
Outra atriz, que optou por permanecer anônima, expressou seu amor pela indústria, mas também enfatizou a necessidade de melhores divulgações antes das filmagens, especialmente porque os atores “precisam assinar acordos de confidencialidade (NDAs)” e são “informados quase nada” antes de começarem a trabalhar.
Ela compartilhou uma experiência em que descobriu que uma cena era explícita apenas ao chegar ao local de trabalho. “Era uma cena de sexo completa,” disse ela. “Tive que [vocalmente] corresponder à cena enquanto estava na cabine, com toda a equipe, composta por homens, me observando. Foi excruciante… Naquele momento, eu já estava na indústria de games há um tempo, e nunca me senti tão abalada.” Ela ainda lamentou que ninguém se preocupou em perguntar se ela estava confortável com a cena ou se checaram seu bem-estar após a gravação.
A Ukie, o órgão de comércio da indústria de games do Reino Unido, não respondeu ao pedido de comentário da BBC. No entanto, a organização afirmou que seu foco “permanece em fomentar um ambiente de apoio para todas as partes interessadas no setor de jogos digitais do Reino Unido, garantindo que continue sendo o melhor lugar para criar, jogar e vender videogames”, em relação às diretrizes elaboradas pelo Sindicato dos Atores Britânicos, Equity.
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Com informações de: Eurogamer
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