League of Legends

LoL: A história do League of Legends

Desde a fase beta até os momentos atuais, o League of Legends se tornou uma das maiores potências do mundo dos eSports

LoL

Foto: divulgação/Riot Games.

O League of Legends, mais conhecido como LoL, é um dos títulos mais comerciais do mundo gamer. Sua popularidade alavancou números expressivos que mantiveram o game no topo do cenário de e-Sports

Sua jogabilidade, meio competitivo, suporte da desenvolvedora e sua dinâmica são fatores que o credenciam como um dos jogos mais jogados do mundo. 

Mas afinal, onde começou o League of Legends?

Final do mundial de League of Legends. — Foto: reprodução/Folha PE.

Em outubro de 2008, a Riot Games anunciou que estava desenvolvendo um jogo para concorrer com o Defense of the Ancients, da Valve. Baseado no sucesso de Dota e inspirado no WarCraft 3, a Riot lançou o seu primeiro beta no ano seguinte, em 2009. 

O game tinha, na época, aproximadamente 40 personagens e dois modos de jogar, o clássico e o 3×3. Caracterizado como MOBA, Multiplayer Online Battle Arena, o LoL logo se tornou um dos principais games do gênero, juntando-se ao seu concorrente Dota. 

Diferentemente de outros jogos, como os de FPS e Battle Royale, os jogos MOBA são batalhas travadas entre duas equipes, que duelam em um mapa com o objetivo de um destruir a base do seu oponente. Dentro desse sistema de jogo, existem diversas dinâmicas para chegar ao objetivo e ganhar as partidas.

No início, o jogo era repleto de cores e desenhos, proposta que a Riot Games planejou para deixar o jogo mais interativo, visualmente falando. Mas, inicialmente não foi muito bem aceito pela comunidade, pois esse tipo de formato se assemelhava a games infantis. 

Ao longo do tempo, o jogo se adaptou nesse sentido, incluindo cores mais frias e personagens mais vivos, dando uma pegada mais “medieval”, característico nesse tipo de jogo.

LEIA MAIS:

Início do cenário competitivo

Troféu do Worlds, o evento mundial mais importante do cenário competitivo. — Foto: reprodução/The Clutch.

Alguns anos depois do lançamento, o cenário competitivo começou a surgir, dando início a uma das histórias de maior sucesso do mundo e-Sports. No começo, os jogadores eram pouco habituados ao game, fato que proporcionou disputas bastante aleatórias. 

Ao longo dos anos, com os jogadores mais preparados com as estratégias do jogo, conhecendo as vantagens de cada herói e criando as estratégias de cada rota, começaram a surgir os primeiros grandes campeonatos e grandes jogadores.

Em 2011, em um evento realizado pela DramHack na Suécia, foi disputado o primeiro campeonato mundial, tendo a Fnatic como a grande campeã do torneio. Na época, seis times disputaram um prêmio de U$ 100 mil dólares, tendo mais de 1,6 milhão de espectadores acompanhando as transmissões, sendo desses 210 mil assistindo de forma simultânea.

De lá para cá, é organizado um campeonato mundial de League of Legends por ano, tendo a sua última edição a de número 10. Com o avanço do cenário, o último campeonato foi disputado por 24 equipes, duelando por um prêmio de U$ 6 milhões de dólares. 

O evento reuniu cerca de 100 milhões de espectadores. Por esses números, em comparativo com a primeira edição, é nítida a gigantesca evolução que o cenário competitivo passou ao longo desses anos.  

Campeonato Brasileiro de League of Legends

Final do CBLoL no Ginásio do Ibirapuera em 2016. — Foto: reprodução/ESPN.

No Brasil, o competitivo só foi disputado após o lançamento do servidor brasileiro, no ano de 2012. Desde então, é realizado anualmente as edições do Campeonato Brasil de League of Legends, o CBLoL, tema que abordamos recentemente no nosso portal. 

O campeonato se tornou um dos principais produtos do e-Sports brasileiro, desenvolvendo grandes jogadores para o cenário mundial, fidelizando comunidade e fortalecendo times nacionais. 

Nomes como “BrTT”, “YoDa” e Baiano como as personalidades individuais de maior relevância do cenário nacional e times como a paiN Gaming, Red Canids e até grandes clubes poliesportivos como Flamengo, Cruzeiro e Santos investiram no meio competitivo. Atualmente, o CBLoL é um dos campeonatos mais comerciais do Brasil, levando em conta todos os esportes, seja ele eletrônico ou não. 

Após mais de uma década do seu lançamento, pode-se dizer que o MOBA da Riot Games fez um tremendo sucesso. Tanto que foi premiado nos anos de 2017 e 2019 como o jogo mais assistido da plataforma da Twitch, com mais de 1 bilhão de horas de transmissão assistidas. Números que credenciam o LoL como um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo.

Atualmente, o League of Legends tem o principal campeonato competitivo de e-Sports do país com o CBLoL, que se consolidou com seu modelo de franquia e, em 2023, tem em sua cartela as principais organizações do Brasil presente.

Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYoutubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

COMPARTILHE

Bombando em League of Legends

1

League of Legends

LoL: com BrTT, CBLOL divulga line-up da LOS

2

League of Legends

LoL: Ilha das Lendas anuncia campeão do Wild Rift

3

League of Legends

LoL: Djoko volta para Keyd em novo cargo

4

League of Legends

“Que o amor das pessoas comece a ser um pouco mais notável”, aborda Maah Lopez em documentário

5

League of Legends

MSI 2024: Chovy disputará sua 1ª decisão de mundial da carreira