O silenciador, ou supressor, é um acessório para armas de fogo que realmente existe na vida real e também é bastante retratado em jogos eletrônicos e filmes – no entanto, nem sempre da maneira correta. Nesta matéria explicaremos melhor o funcionamento do aparato e desmistificaremos algumas informações imprecisas sobre o assunto.
LEIA MAIS:
- GIGN: quem é a unidade de elite francesa do CS2
- Guia sobre pegadas de mouse: saiba qual é a sua
- Switch: qual escolher para o meu teclado? Faz diferença?
Um resumo de onde vem o alto barulho das armas de fogo
Dois barulhos diferentes são os responsáveis pelo alto volume que ouvimos, quando uma arma é disparada. O primeiro deles é a detonação da espoleta do cartucho, no ato do disparo.
Já o outro, que é ainda maior, é basicamente a diferença de pressão entre a câmara interna da munição e o ambiente externo. Sendo assim, quando a bala sai do cano da arma, há uma diferença de energia, a qual causa uma expansão de ar quente, produzindo assim um alto som.
Como o silenciador ou supressor atua
O silenciador é, basicamente, uma sucessão de câmaras e canais os quais garantem que aquela expansão de ar quente seja um pouco mais contida, antes que o disparo entre em contato com o ambiente externo e o ar atmosférico.
Alguns mais modernos possuem até mesmo materiais que dissipam uma parte da energia causada pelo disparo, reduzindo ainda mais o ruído.
How a gun silencer actually works
[🎞️ Zack D. Films]https://t.co/UJsFrGA1yY
— Massimo (@Rainmaker1973) May 13, 2024
Diferença do silenciador entre filmes, jogos e a vida real
Ao contrário do que vemos em filmes e até mesmo jogos eletrônicos, na vida real o silenciador não é capaz de deixar a arma praticamente no mudo. Pelo contrário, há sim uma redução de barulho, mas ele segue completamente audível.
É exatamente por isso, que muitos defendem que o nome do aparato deva ser “supressor de ruído” e não “silenciador”. Apesar do nome silenciador ser o mais conhecido e também o originário da coisa toda, especialistas acreditam que supressor de ruído condiz mais com a realidade do acessório.
Fontes diferentes apontam que os disparos, a depender da arma de fogo, causam ruídos entre 100 e 160 decibéis. Ao mesmo tempo, os silenciadores/supressores de ruído possuem a capacidade de diminuir o volume dos disparos entre 20 e 40 decibéis.
Dito isso, mesmo com a redução, ainda assim estamos falando de um barulho alto e completamente perceptível.
Vantagens do uso do silenciador
Se os silenciadores não acabam completamente com o volume dos disparos como nos filmes, afinal, qual a vantagem de usá-lo? Aqui vão algumas:
- O alto volume dos disparos é extremamente prejudicial a audição humana. Atiradores profissionais podem perder boa parte da capacidade auditiva por conta disso. Sendo assim, a redução do ruído causada pelo silenciador, aliada a abafadores de ouvido, diminui consideravelmente este problema.
- Além de deixar a arma um pouco menos barulhenta, o silenciador também praticamente elimina o clarão provocado pelo disparo. Esses dois fatores juntos, dificultam a identificação de onde vem o disparo. Se estiver de noite e/ou locais escuros, mais um fator ajudará o atirador.
- Silenciadores podem diminuir o recuo de armas consideravelmente, facilitando a pontaria.
Vantagens reais do uso do silenciador observada em jogos
Deixando de lados jogos como 007 e afins, alguns títulos como Counter-Strike (CS), Rainbow Six: Siege (R6) e PUBG retratam as vantagens reais do uso do silenciador, no mundo virtual.
Recuos reduzidos, tiros sem clarão e até uma dificuldade um pouco mais elevada de identificar de onde vem os disparos, são algumas das vantagens que os jogadores obtém nesses games.
Para fins comparativos, veja a diferença de volume entre os disparos com o silenciador no Counter-Strike e na vida real:
Fontes para a matéria: UOL e Super.Abril
Assista também nossos vídeos. Neste aqui relembramos uma das maiores patetadas que o cenário de Counter-Strike já viu, estrelada por summit1g:
Siga a Game Arena nas redes sociais: Twitter, Youtube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.