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Wizards of the Coast recua na nova licença, cancela royalties e pede desculpas: “está claro pela reação que nós rolamos um 1”

A Wizards of the Coast divulgou nesta sexta-feira (13) a primeira resposta às críticas da nova Licença Aberta (Open Game...

Wizards of the Coast recua na nova licença, cancela royalties e pede desculpas: "está claro pela reação que nós rolamos um 1"

A Wizards of the Coast se pronunciou através do D&D Beyond nesta sexta-feira. (Reprodução/Twitter)

A Wizards of the Coast divulgou nesta sexta-feira (13) a primeira resposta às críticas da nova Licença Aberta (Open Game License, OGL 1.1) de Dungeons & Dragons, após o vazamento nos últimos dias ter causado uma intensa reação de fãs, jogadores e criadores de conteúdo.

Uma semana após o documento atualizando a OGL aparecer online, os desenvolvedores de Dungeons & Dragons publicaram no D&D Beyond, fonte oficial de conteúdo D&D, um reconhecimento da controvérsia.

Quando nós inicialmente consideramos revisar a OGL, era com três grandes objetivos em mente. Primeiro, nós queríamos a habilidade de prevenir o uso de conteúdo D&D de ser incluído em produtos discriminatórios e odiosos. Em segundo lugar, queríamos abordar aqueles que tentam usar D&D em web3, jogos de blockchain e NFTs, deixando claro que o conteúdo OGL é limitado a conteúdo de RPG de mesa, como campanhas, módulos e suplementos. E, terceiro, queríamos garantir que o OGL fosse para o criador de conteúdo, a pessoa que faz regras da casa, o aspirante a designer, nossos jogadores e a comunidade – não para grandes corporações usarem para seus próprios fins comerciais e promocionais.

Conduzindo esses objetivos foram dois princípios simples: (1) Nosso trabalho é ser bons administradores do jogo e (2) o OGL existe para o benefício dos fãs. Nada sobre esses princípios vacilou por um segundo.

Foi por isso que nossos primeiros rascunhos do novo OGL incluíam as provisões que continham. Esse rascunho foi fornecido aos criadores e editores de conteúdo para que seus comentários pudessem ser considerados antes que qualquer coisa fosse finalizada. Além da linguagem que nos permite abordar a conduta discriminatória e odiosa e esclarecer quais tipos de produtos a OGL abrange, nossos rascunhos incluíam linguagem de royalties projetada para ser aplicada a grandes corporações que tentam usar o conteúdo da OGL. Nunca foi nossa intenção impactar a grande maioria da comunidade.

No entanto, fica claro pela reação que rolamos um 1. Ficou claro que não é mais possível atingir totalmente todos os três objetivos enquanto permanecemos fiéis aos nossos princípios. Então, aqui está o que estamos fazendo.

O próximo OGL conterá as disposições que nos permitem proteger e cultivar o ambiente inclusivo que estamos tentando construir e especificar que abrange apenas conteúdo para TTRPGs. Isso significa que outras expressões, como campanhas educacionais e de caridade, transmissões ao vivo, cosplay, usos de VTT, etc., permanecerão inalteradas por qualquer atualização do OGL. O conteúdo já lançado em 1.0a também permanecerá inalterado.

O que não conterá é nenhuma estrutura de royalties. Também não incluirá a cláusula de devolução de licença que algumas pessoas temiam ser um meio para roubarmos trabalho. Esse pensamento nunca passou por nossas cabeças. Sob qualquer novo OGL, você será o proprietário do conteúdo que criar. Não vamos. Qualquer linguagem que colocarmos será cristalina e inequívoca nesse ponto. A linguagem de licença foi criada para proteger a nós e nossos parceiros de criadores que alegam incorretamente que roubamos seu trabalho simplesmente por causa de semelhanças coincidentes. À medida que continuamos a investir no jogo que amamos e avançamos com parcerias em filmes, televisão e jogos digitais, esse risco é simplesmente grande demais para ser ignorado. O novo OGL conterá provisões para lidar com esse risco, mas faremos isso sem uma licença de volta e sem sugerir que temos direitos sobre o conteúdo que você criar. Suas ideias e imaginação são o que torna este jogo especial, e isso pertence a você.

Alguns últimos pensamentos. Primeiro, não poderemos lançar o novo OGL hoje, porque precisamos ter certeza de que acertaremos, mas ele está chegando. Em segundo lugar, você vai ouvir as pessoas dizerem que ganharam e nós perdemos porque fazer suas vozes serem ouvidas nos forçou a mudar nossos planos. Essas pessoas estarão apenas meio certas. Eles venceram – e nós também.

Nosso plano sempre foi solicitar a contribuição de nossa comunidade antes de qualquer atualização do OGL; os rascunhos que você viu estavam tentando fazer exatamente isso. Queremos sempre encantar os fãs e criar experiências juntos que todos adorem. Percebemos que não fizemos isso desta vez e lamentamos por isso. Nosso objetivo era obter exatamente o tipo de feedback sobre quais provisões funcionaram e quais não – o que finalmente recebemos de você. Qualquer mudança tão importante só poderia ter sido bem feita se estivéssemos dispostos a receber esse feedback, não importa como ele foi fornecido – e nós estamos. Obrigado por se importar o suficiente para nos informar o que funciona e o que não funciona, o que você precisa e o que o assusta. Sem saber disso, não podemos fazer a nossa parte para que a nova OGL corresponda aos nossos princípios. Por fim, gostaríamos de ter a chance de corrigir isso. Amamos os jogadores dedicados de D&D e os criadores que os levam em tantas aventuras incríveis. Não vamos decepcioná-los.

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