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Pathfinder: Rage of Elements revela mudanças da versão remasterizada

As mudanças de versão remasterizada de Pathfinder 2E foram reveladas em prévia de Rage of Elements, o próximo lançamento da...

Pathfinder 2E remasterizado: terminologia diferente para se afastar de D&D

Pathfinder 2E remasterizado: terminologia diferente para se afastar de D&D

As mudanças de versão remasterizada de Pathfinder 2E foram reveladas em prévia de Rage of Elements, o próximo lançamento da Paizo.

As mudanças apresentadas já foram conversadas ou anunciadas anteriormente. Os ajustes tem como objetivo aumentar a distância entre Pathfinder e Dungeons & Dragons.

Alguns ajustes são conceituais, para oferecer uma histórico diferente para certas criaturas (como os Gênios, que recebem um contexto novo, inspirado no folclore tradicional), enquanto outras mudanças se referem a terminologia de mecânicas de jogo (atributos, níveis de magia, ataques de oportunidade, etc).

“Além de algumas mudanças menores em terminologia, as mudanças não são substanciais o suficiente para ser consideradas uma nova edição”, explicou a Paizo no blog oficial. “É uma versão remasterizada do original, não uma versão nova. Uma ficha, magia, criatura ou aventura pré-remaster deve funcionar perfeitamente com as regras novas sem problemas.”

Leia mais:

Confira o que muda:

  • Alinhamento foi removido. Seguidores de algumas divindades podem se comprometer a ser sagrados ou profanos;
  • Modificadores de atributo funcionam como modificadores de habilidade. Valores de habilidade foram removidos;
  • Componentes para magias e ativação de itens foram substituídos por aspectos relevantes;
  • Algumas criaturas mudaram de nome: elemental scamps substituem mephits e munsahirs substituem azers; alguns planos do multiverso foram renomeados;
  • Gênios foram reimaginados para melhor representar o folclore. Existem janns de todos os elementos, jaathooms do ar, jabalis da terra, ifrits de fogo, e faydhaans de água. Os ifrit geniekin (descendentes de ifrit com outras criaturas) são agora chamados naari. Surgem os gênios do metal (zuhras) e madeira (kizidhars);
  • Idiomas de planos elementais mudam para Sussurran (ar), Petran (terra), Pyric (fogo) e Thalassic (água).
  • A condição flat-footed (“despreparado”) agora é off-guard (“desprevenido”);
  • Ataques de Oportunidade foram renomeados para Reactive Strikes (“ataques de reação”) e Níveis de Magia foram renomeados para Spell Ranks (“patentes de magia”), para maior distinção com níveis de classe;
  • Escolas de magia não fazem mais parte do jogo (embora Ilusões ainda sigam regras específicas);
  • Vitalidade e Vazio substituem traços e dano positivo e negativo;
  • Desejo é agora um ritual, e não mais uma magia de 10º nível (ou rank?);

Pathfinder 2E

A aplicação da Licença ORC (Open RPG Creative License) em Pathfinder abdica de elementos mais tradicionais de Dungeons & Dragons, que pertence à Wizards of the Coast.

A iniciativa acontece em represália à polêmica da tentativa da Wizards of the Coast de revogar a Licença Aberta (Open Game License).

Pathfinder 2E é publicado no Brasil pela Editora New Order.

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