Bethesda anunciou parceria com a AMD para Starfield
A AMD anunciou que será a “parceira exclusiva de PC” para Starfield, deixando os jogadores preocupados com a possibilidade de perderem as versões das tecnologias de upscaling e ray tracing disponíveis nas placas de vídeo Nvidia. Durante o anúncio, a Bethesda não revelou se existirá suporte para as placas Nvidia, o que levantou o descontentamento.
Leia mais
- Resident Evil 4: novas conquistas adicionadas na Steam podem indicar DLC
- Nintendo planeja transição suave do Switch para o próximo console usando as contas dos usuários
- Notícias de Metal Gear Solid, Xbox da Barbie e mais! – o mundo dos Games (26/06)
“No desenvolvimento do jogo, utilizamos a nova tecnologia Creation Engine 2 e trabalhamos em conjunto com a AMD para torná-lo visualmente incrível e com ótimo desempenho”, afirma Todd Howard, diretor de Starfield, em um vídeo de anúncio. “Contamos com engenheiros da AMD em nosso código base trabalhando no processamento e upscaling de imagens FSR2, que está simplesmente incrível. Você terá os benefícios disso tanto no PC quanto no Xbox. Estamos muito animados e mal podemos esperar para mostrar mais a todos”.
FSR2 (ou AMD Fidelity FX Super Resolution 2) é uma tecnologia de upscaling de imagens desenvolvida pela AMD, de código aberto. Basicamente, é um ”atalho” para melhorar o desempenho, permitindo que os jogos sejam executados em resoluções internas mais baixas, com taxas de quadros melhores, enquanto a imagem exibida na tela é mais nítida e com resolução mais alta. Esse benefício está disponível em muitos jogos de PC e também é usado em títulos de consoles.
O problema é que a tecnologia equivalente da Nvidia, DLSS (ou Deep Learning Super Sampling), oferece, geralmente, resultados melhores, tanto em termos de desempenho quanto de qualidade de imagem nos jogos que a suportam. No entanto, ao contrário do FSR, o DLSS é exclusivo para as placas de vídeo Nvidia, por depender de chips especializados incluídos nesse hardware. Essa é uma das razões pelas quais a Nvidia domina a maioria do mercado de GPUs para PC.
Historicamente, os jogos patrocinados pela AMD costumam não oferecer suporte ao DLSS, e os entusiastas de PC, há muito tempo, especulam que isso ocorre porque, em comparações diretas entre o DLSS e o FSR, a tecnologia da Nvidia sempre sai vitoriosa. Embora os desenvolvedores não tenham confirmado que Starfield não terá suporte ao DLSS os fãs estão ficando preocupados.
“Bem, isso não é bom”, observa um usuário. “Minha primeira experiência com o FSR foi no Resident Evil 4 Remake, e o jogo parecia tão ruim a ponto de eu realmente pensar que havia algo errado com meu computador novinho em folha. Espero sinceramente que isso não signifique que as opções superiores serão bloqueadas”.
Se o DLSS for excluído, o mesmo provavelmente ocorrerá com a tecnologia de ray tracing da Nvidia, RTX, que, assim como o DLSS, é implementada por meio de chips especializados nas GPUs Nvidia. De qualquer forma, resta esperar um pronunciamento da Bethesda sobre o suporte as placas da Nvidia em Starfield.
Starfield chega em 6 de setembro para PC, Xbox Series X e Xbox Series S.
Com informações de: Games Radar+
A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: Twitter, Youtube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.