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Imagem: Divulgação/Saber Interactive

Warhammer 40.000: diretor criativo de Space Marine 2 diz que estúdios estão 'ampliando demais o escopo de seus projetos'

Diretor criativo de Warhammer 40.000 acredita que estúdios estão aumento demais o escopo dos jogos

Igor Pontes •
04/10/2024 às 13h27, atualizado há um dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Diretor criativo de Warhammer diz que escopo dos jogos estão grandes demais

Durante uma entrevista ao site IGN, o diretor criativo da Saber Interactive, Tim Willits, afirmou que muitos jogos de grande orçamento estão falhando em parte porque os estúdios estão “ampliando demais o escopo de seus projetos”. Ele utilizou o sucesso de Warhammer 40.000: Space Marine 2 como exemplo, dizendo que a equipe da Saber focou em refinar o combate central e evitou adicionar recursos desnecessários. “Nós nos concentramos na interação momento a momento no gameplay”, disse Willits.

Ele destacou que muitas equipes, durante o desenvolvimento, acabam desviando o foco ao tentar adicionar funcionalidades vistas em outros jogos. Em vez disso, a Saber focou no que fazia o jogo ser divertido e entregou isso com qualidade. Willits também mencionou que o orçamento de Space Marine 2 foi bem mais modesto em comparação com outros jogos de grande porte, como Doom Eternal, e que isso permitiu que o jogo fosse um sucesso mesmo sem vender milhões de cópias. “Não precisamos vender quatro milhões de unidades para ser um sucesso”, disse ele.

Warhammer 40,000 Space Marine 2
Imagem: Divulgação/Saber Interactive

Willits explicou que, no caso de Space Marine 2, a equipe da Saber se concentrou em aperfeiçoar o combate central e manteve o escopo sob controle, o que fez com que alguns elogiassem o jogo por trazer à tona memórias da era de jogos de ação do Xbox 360.

“Não é necessariamente o gênero que mudou, porque ótimos jogos sempre se saem bem”, afirmou Willits. “Uma coisa que tentamos fazer na Saber, e isso faz parte do meu trabalho como diretor criativo, é focar na jogabilidade central e na experiência do jogador. O que você faz a cada segundo, o que acontece quando você aperta os botões e esse ciclo de jogabilidade central são cruciais.”

Ele também ressaltou a importância de manter o foco nas bases essenciais do jogo. “E então aderimos aos nossos pilares principais, como ser o Space Marine definitivo, combate corpo a corpo, à distância e contra enxames. Isso é tudo. Muitas equipes ampliam demais o escopo dos jogos, perdem o foco no que realmente torna o jogo divertido.”

Willits destacou que, em Space Marine 2, eles não estão tentando reinventar a roda. “Os enxames são uma nova tecnologia, mas não há uma mecânica de jogo revolucionária que ninguém jamais viu antes. Existem mecânicas com as quais as pessoas já estão familiarizadas, mas fazemos isso de maneira muito, muito boa. E executamos de forma excelente.”

O sucesso do jogo, lançado pela Focus Entertainment, também surpreendeu seus desenvolvedores, tornando-se o mais jogado da franquia Warhammer na Steam, com mais de 225 mil jogadores simultâneos. Willits acredita que o foco em uma experiência central sólida, sem exagerar no escopo, foi crucial para o êxito do projeto, destacando que muitos jogos grandes falham por perderem esse foco.

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Com informações de: IGN


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