Nova estratégia da Ubisoft busca explorar pontos fortes da empresa
A Ubisoft adotou uma nova estratégia interna com foco maior em jogos live-service e de mundo aberto, e aumentou o investimento no uso de inteligência artificial para ajudar no desenvolvimento.
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A estratégia foi detalhada no relatório financeiro da Ubisoft, liberado nesta semana, e já inclui os próximos jogos da empresa, Star Wars Outlaws, Assassin’s Creed Shadows e XDefiant.
“Fizemos a escolha de jogar com nossos pontos fortes e em afiar nossos foco estratégico em duas verticais, aventuras de mundo aberto e experiências GaaS”, diz o relatório da Ubi.
“Este foco não só oferece crescimento lucrativo e prospectos recorrentes, mas também nos permite tirar vantagem e fertilizar as marcas já estabelecidas da Ubisoft, assim como investimentos em andamento em tecnologias proprietárias para alcançar e manter uma vantagem competitiva”, concluiu o documento.
Para os jogos de mundo aberto, a Ubi menciona, especificamente, os das franquias Assassin’s Creed, Far Cry, The Division, Ghost Recon e Star Wars, corroborando com rumores sobre a “morte” de Watch Dogs.
Já na categoria dos GaaS, ou jogos como serviço, a Ubi cita o sucesso de Rainbow Six Siege e os vindouros XDefiant, Rainbow Six Mobile e The Division Resurgence.
E para alcançar sucesso nessa nova estratégia, a empresa está ancorada em duas frentes: na inovação facilidade de compartilhamento de dados entre estúdios através de “tecnlogias proprietárias de vanguarda” e no uso de inteligência artificial.
Na Games Developers Conference (GDC) deste ano, a Ubi revelou a NEO NPC, uma ferramenta que usa IA generativa para criar personagens e é “desenhada para transformar a maneira com a qual os jogadores interagem com NPCs e criar experiências de gameplay mais imersivas”.
Em uma sessão de perguntas e respostas, após o lançamento do relatório financeiro, o CEO da Ubi, Yves Guillemot, deu mais detalhes sobre o uso de IA na empresa:
“Nós temos dois grupos trabalhando com IA generativa. Um focado nos diferentes trabalhos que temos, como marketing, vendas, TI, jurídico, e todo o resto. Vemos como podemos ser mais eficientes e como automatizar certas coisas, e está indo muito bem, com bons sistemas para melhorar a eficiência aqui”, disse Guillemot.
“O segundo grupo é focado em como podemos melhorar a qualidade de nossos jogos, ao torná-los mais vivos. Então nós apresentamos um novo NPC na última conferência. Ele foi muito elogiado, e mostrou o que poderemos fazer em nossos jogos que os farão mais vivos e ricos. Espero muito da IA generativa em nossos jogos, para torná-los mais interessantes e para que as pessoas realmente tenham uma experiência personalizada”, concluiu o executivo.
Talvez vejamos mais sobre IA e com certeza sobre o futura da Ubi quando a Ubisoft Forward for realizada, no dia 10 de junho.
Com informações de: Eurogamer