Apesar de reconhecida como uma das maiores desenvolvedoras do planeta, a Square Enix está passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Tanto que, mesmo com os recentes lançamentos de jogos de alto nível como Final Fantasy 16 e Final Fantasy 7 Rebirth, a empresa reportou resultados financeiros abaixo do esperado.
Em um comunicado recente para investidores, a Square Enix admitiu que as vendas dos dois jogos ‘Final Fantasy‘ não atenderam às expectativas e que a empresa pode ter cometido erros na gestão do portfólio de títulos, resultando em uma canibalização entre os próprios jogos.
Segundo Takashi Kiryu, presidente e diretor representante da Square Enix, “No subsegmento de jogos em HD, lançamos vários títulos novos, incluindo títulos importantes como Final Fantasy 16 e Final Fantasy 7 Rebirth, mas os lucros infelizmente não atenderam às nossas expectativas.“
“Reconhecemos que os problemas permanecem no segmento de Entretenimento Digital. O subsegmento de games HD não conseguiu melhorar sua lucratividade, registrando perdas operacionais em todos os anos do nosso plano de médio prazo anterior. Além disso, não administramos nosso portfólio de títulos em toda a empresa tão bem quanto poderíamos, o que acredito que resultou em perdas de oportunidade devido à canibalização entre nossos próprios títulos.”
Square Enix planeja administrar melhor seus lançamentos
Ou seja, a empresa atribuiu parte dos seus problemas à dificuldade em desenvolver jogos de alta qualidade e à necessidade de repensar o lançamento de alguns títulos. Lembrando também que, jogos como Foamstars, não obtiveram o sucesso esperado.
Segundo Takashi Kiryu, a Square Enix está implementando uma série de medidas para reverter a situação. Entre elas estão a adoção de lançamentos multiplataforma, o cancelamento de alguns projetos e a extensão dos prazos de desenvolvimento de outros.
A Square Enix também busca otimizar seu “pipeline” de jogos e melhorar a lucratividade em outras áreas. A empresa terá que tomar decisões estratégicas importantes nos próximos anos para recuperar sua posição de destaque no mercado de jogos, em especial de J-RPG.
Afinal, temos outras empresas como a própria Atlus abocanhando uma fatia interessante do mercado com títulos como Persona e Shin Megami Tensi, e gastando muito menos nos desenvolvimento de seus títulos.
Leia mais
- Final Fantasy 14: diretor reitera interesse em lançar jogo em console da Nintendo
- Após 20 anos, Before Crisis Final Fantasy 7 é revitalizado por fãs; confira
- Final Fantasy 10 volta aos holofotes no Japão após uma associação inusitada com ‘laranjas’; entenda
*Com informações do IGN
A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: Twitter, YouTube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.